Luz da entrada do prédio sempre acesa

Responder
lmcmil
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 ago 2010, 07:18
Contacto:

Luz da entrada do prédio sempre acesa

Mensagem por lmcmil »

Bom dia a todos.
Encontrei este fórum ao fazer uma pesquisa sobre o meu problema e decidi registar-me de modo a tentar arranjar solução e pelo que já naveguei será muito útil para outras situações!
Como tenho alguns conhecimentos de electricidade tem-me "calhado" a mim alguns trabalhos relacionados com a áerea no prédio onde sou administrador e após terem danificado um botão de ligar a luz da entrada comum do prédio fui comprar outro para substituir.
O botão danificado era da Legrand ( gama Decor ) mas não encontrei em lado nenhum e após me terem informado que já não era comercializado optei por comprar um Botão simples luminoso com símbolo “Lâmpada” da gama Suno.
Olhando para o esquema de ligação na parte de trás de ambos os botões são exactamente iguais e religuei os fios exactamente como estavam no anterior ( vem um fio azul e um castanho do botão anterior e posterior e os castanhos ligam no símbolo de "entrada" enquanto os azuis na "saída").
O problema é que agora a luz da entrada está sempre ligada!
Além dos 4 botões para acender a luz há também 2 detectores de movimento/presença que activam a luz mas já testei e mesmo sem haver detecção a luz não apaga e está sempre a actuar um relé de comando...
Muito provavelmente a solução será "básica" mas já testei trocando ( liguei os azuis na "entrada" e castanhos na "saida" ) e o problema mantém-se.
Caso alguém me possa ajudar desde já agradeço.
eletrodo
Curioso
Curioso
Registado: 08 jul 2009, 18:55

Re: Luz da entrada do prédio sempre acesa

Mensagem por eletrodo »

Procura por esquemas de automático de escadas e revê as ligações.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Uma das possíveis causas da avaria, é o facto de o botão ser luminoso(ter a lâmpada interna)
Quando os automáticos de escada são electrónicos, alguns não permitem essas lâmpadas nos botões, poir através dela há passagem de alguma corrente e o automático detecta como se continuasse o botão pressionado.
Nesse botão, julgo que se retirar a tecla da frente, dá para retirar a lâmpada, mantendo o restante botão. Experimente e poste o resultado
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
lmcmil
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por lmcmil »

patinhofeio Escreveu:Boas.
Uma das possíveis causas da avaria, é o facto de o botão ser luminoso(ter a lâmpada interna)
Quando os automáticos de escada são electrónicos, alguns não permitem essas lâmpadas nos botões, poir através dela há passagem de alguma corrente e o automático detecta como se continuasse o botão pressionado.
Nesse botão, julgo que se retirar a tecla da frente, dá para retirar a lâmpada, mantendo o restante botão. Experimente e poste o resultado
Abraço
O botão anterior já era luminoso como este mas irei testar pois o tipo de ligação interna poderá ser diferente.
Desde já obrigado
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Mensagem por Pollux »

Não estará o automatico de escada queimado?
Às vezes acontece.
wolfaxe
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 out 2007, 08:58

Mensagem por wolfaxe »

lmcmil Escreveu:
patinhofeio Escreveu:Boas.
Abraço
O botão anterior já era luminoso como este mas irei testar pois o tipo de ligação interna poderá ser diferente.
Desde já obrigado
Acho que deves começar por verificar se as ligações estão correctas.
No prédio dos meus pais, existe um temporizador que permite escolher o tempo em que a luz das escadas fica acesa após o accionamento do interreptor. É claro que o prédio já tem uns 25 anos.
Ele avariou uma vez o que fazia com que a luz das escadas estive-se sempre ligada.
JTS - Transformadores Eléctricos
Telf. 21 9883059
lmcmil
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por lmcmil »

Shuntei ontem os castanhos e azuis entre si no local da tomada que instalei e ficou tudo a funcionar normalmente por isso só pode ser um problema de ligação no botão.
Vou tentar arranjar o esquema dos próprios botões ( não deve ter grande ciência mas...) de modo a compara-los.
Tiago2010
Curioso
Curioso
Registado: 02 set 2010, 00:44
Has thanked: 1 time

Mensagem por Tiago2010 »

boas.

tipo do botão?

Normalmente aberto ou normalmente fechado.

Pode ter a ver com isso.

Cumprimentos
Tiago Santos
Com os melhores cumprimentos,
Engº. Tiago Santos
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”