Dúvidas de um não Profissional

maker
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 ago 2010, 18:24

Dúvidas de um não Profissional

Mensagem por maker »

Bom dia a todos,

Fiquei na dúvida se poderia ou não criar um tópico, visto não ser profissional da Vossa área, sendo eu apenas um administrador de redes informáticas, que pretende fazer uma remodelação em casa e colocar algo parecido com o ITED. Se não acharem por bem a colocação do tópico peço desde já as minhas desculpas.

Como técnico de informática, a minha primeira opção recaia na colocação de um bastidor para poder centralizar as comunicações e cablagens (rede coaxial e ethernet e equipamentos activos), mas visto que não tenho espaço para tal no meu apartamento, estou a ponderar uma caixa ati, como por exemplo as da teka 3play, juntamente com outra "igual" mas vazia, ao lado, para colocar 1 ou 2 equipamentos activos.

A ideia será ter rede coaxial e 1 ou 2 tomadas rj45, em 3 quartos + sala + cozinha(ainda a ponderar). Pretendia assim, ter televisão em todas as divisões, e rede de dados ligada a um equipamento activo(switch).

Não vendo neste momento, nem futuramente, a necessidade de ter telefone ligado em serie, como encontro nas caixas ati, penso que a utilidade da ati seria apenas para distribuir o coaxial, receber a fibra e interligar a cablagem cat6 num switch. Julgo que com esta solução consiga responder às necessidades futuras, podendo ter televisão por ethernet em qualquer divisão, assim como internet ou telefonia IP. Dou como exemplo de utilidade, a utilização do serviço MEO Fibra, podendo vir a usufruir de mais que uma meobox, assim como a possibilidade de fazer streaming para todas as divisões.

Consideram esta solução adequada? estará a faltar-me alguma coisa, ou estarei a pensar incorrectamente? Mesmo ponderando estas caixas ati, preocupa-me o espaço que irão ocupar num hall de entrada tão pequeno. Assim como tenho receio do valor de uma instalação destas, visto que não encontro o preço para a ati da tecra.

Desde já os meus agradecimento.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Dúvidas de um não Profissional

Mensagem por Varejo »

Boas, tens apartamento ou moradia, é que eu gosto de bastidores...

p.s os ATI não teem "telefone" em serie, alguns trazem um "botão" para seleccionar o off, op.1, 2, 3, 4, mas que não interfere com a cablagem do troço!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por carlos_cfr7 »

os ATIs da "1ª série" tinham 2 rj45 por cada cabo, para fazer o tal circuito serie (que na realidade é paralelo) entre todos os telefones.

se nao tens muito espaço, o ATI é o melhor que te desenrasca. vais andar a partir parede?

aconselho a por mais uma caixa C2 junto ao ATI, talvez por cima a 2m ligada com 2 tubos de 50mm, e 1 de 20mm ao quadro electrico. assim podes meter ai o switch, router, ont, cable modem, o que for, e depois distribuir em estrela ;)
Eng. de electrónica e telecomunicações
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

carlos_cfr7 Escreveu:os ATIs da "1ª série" tinham 2 rj45 por cada cabo, para fazer o tal circuito serie (que na realidade é paralelo) entre todos os telefones.

se nao tens muito espaço, o ATI é o melhor que te desenrasca. vais andar a partir parede?

aconselho a por mais uma caixa C2 junto ao ATI, talvez por cima a 2m ligada com 2 tubos de 50mm, e 1 de 20mm ao quadro electrico. assim podes meter ai o switch, router, ont, cable modem, o que for, e depois distribuir em estrela ;)
Boas, o que tava a falar é que em "serie" eram os chicotes das duplas RJ45 ou os botões mas que nunca interferiam com o troço, era uma questão só de injecção do tipo de sinal!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
maker
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por maker »

Varejo Escreveu:Boas, tens apartamento ou moradia, é que eu gosto de bastidores...

p.s os ATI não teem "telefone" em serie, alguns trazem um "botão" para seleccionar o off, op.1, 2, 3, 4, mas que não interfere com a cablagem do troço!
Boas Varejo, vivo num apartamento, e pessoalmente também gosto mais de bastidores, mas não tenho espaço para isso..

Em relação ao telefone em "serie", foi uma maneira de me explicar, querendo eu dizer, que não vejo utilidade para essa funcionalidade das ati, colocar todas as tomadas num operador fazendo apenas o switch num interruptor parece interessante.. mas apenas para quem quer telefone vindo de uma ligação adsl após spliter, Fora isto, e visto que no meu entender telefone sem ser por ip irá começar a deixar de fazer sentido(opinião pessoal), haverá mais alguma utilidade?

Ok, imagino uma funcionalidade que poderá ser algo "rebuscada",ex: router na sala -> injectar sinal de lan do router no segundo ponto de rede da sala -> ligar na ati este ponto a uma entrada de operador -> meter o escritório no mesmo operador. Temos assim, supostamente, internet no escritório. Mas isto tb só funcionava para ter mais uma divisão ligada à internet.
carlos_cfr7 Escreveu:...se nao tens muito espaço, o ATI é o melhor que te desenrasca. vais andar a partir parede?

aconselho a por mais uma caixa C2 junto ao ATI, talvez por cima a 2m ligada com 2 tubos de 50mm, e 1 de 20mm ao quadro eléctrico. assim podes meter ai o switch, router, ont, cable modem, o que for, e depois distribuir em estrela ;)
Olá Carlos, possivelmente irei ter que partir um bocado a parede, ou então avançar a parede com pladur. Esta é uma parede no hall de entrada, que já tem o quadro electrico e faz divisória com a sala. Não sei bem a espessura, mas fazer um buraco na parede ainda me vai criar é uma "janela" para a sala... tenho que analisar bem.

Em relação à caixa C2 que falas, presumo que seja uma solução como a da teka 3play, que têm uma caixa igual à da ati, mas vazia. O meu receio é q esteticamente vá ficar uma desgraça.. numa parede pequena levaria: quadro eléctrico + ati + C2. :(
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, o serviço de telefone da MEO ou TV Cabo mesmo que seja VOIP as saídas do modem/router Tel1 são sempre analógicas para se poder ligar lá telefones "normais", portanto o botão ou chicotes dos ATI serve na mesma!
maker
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por maker »

Boa, já aprendi mais alguma coisa, obrigado. Assim já vejo utilidade no ATI para distribuir telefone por toda a casa.

Lembrei-me agora de uma solução para minimizar o impacto da caixa ati + c2 + quadro eléctrico na parede, vejamos:

Solução Inicial: ATI + C2, em que a C2 levava o ONT( este enviava directamente para um ponto de rede na sala a internet) e 1 switch (com as rj45 vindas de todas as divisões). Na sala, estariam 2 ponto de rede, um que recebia do ONT e ligava na Wan do Router, e o outro recebia da Lan do Router e enviava para o switch que se encontra na C2. Ficava assim toda a casa com acesso ao router/internet.

Solução alternativa: Desistir da C2 e ficar apenas com o ATI, colocando na sala uma tomada de fibra optica com o ONT. Para isto, penso que teria depois que "injectar" sinal de tv via coaxial, numa tomada da sala para alimentar o ATI, assim como "injectar" internet vinda do router na sala, para alimentar um pequeno switch dentro do ATI. Ficaria assim com o mesmo resultado da solução inicial.

Que vos parece estas soluções?

(espero não estar a complicar algo que secalhar é mais facil do q penso)

Obrigado.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, e se os activos ficarem todos na C2 ONT + router + switch depois distribui por toda a casa, a unica coisa que tens de confirmar é o alcance do wi-fi, se é melhor na sala ou na C2, e faz contas também ás tomadas que irão servir para telefone, Box´s, rede!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por carlos_cfr7 »

Varejo Escreveu:
carlos_cfr7 Escreveu:os ATIs da "1ª série" tinham 2 rj45 por cada cabo, para fazer o tal circuito serie (que na realidade é paralelo) entre todos os telefones.

Boas, o que tava a falar é que em "serie" eram os chicotes das duplas RJ45 ou os botões mas que nunca interferiam com o troço, era uma questão só de injecção do tipo de sinal!
eu entendi o que queres dizer, mas se fizeres um esquema, percebes que aquilo é um paralelo, bus ou barramento, e nao série. :wink:

epa, se meteres a C2 junto ao tecto, nao estraga nada esteticamente. ficas com o ATI só para derivaçoes. é a parte sempre acessivel.

tambem podes meter uma C2 ou C3 no lugar do ATI, e fazes a molhada dos fios junto com o ont e switch.. leva o ont, do ont sai um telefone, coaxial, e ethernet(o ont normalmente é tipo bridge, precisas dum router para fazer a ligaçao), no coaxial ligas um splitter, e na ethernet liga-se um router com switch e wireless. e tudo liga directamente. esta é a soluçao do desenrasca... se nao tens problemas com legislaçao, se es arrumadinho a fazer as coisas, é uma soluçao pratica e economica. :oops:
Eng. de electrónica e telecomunicações
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, fala-se em série como se fala em cascata de umas para as outras, claro que as ligações na realidade são em paralelo!
LEMENE
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2010, 18:20

Mensagem por LEMENE »

Boas maker,

Eu também estou ligado à informática e também neste fórum procurei e encontrei todo o apoio.
Também não tinha espaço para um bastidor e optei e tenho um ATI teka 3 play + um CATI.

Tenho Fibra Optimus Clix com os activos (ONT + Modelador RF + Switch NET + Router TV wifi), tudo dentro do CATI.
O ATI podia levar um dos aparelhos, mas o espaço para manobrar os cabos de rede CAT6 sem os dobrar para além do recomendado é curto.
De modo que optei ter todos os activos no CATI e ainda uma extensão para quatro tomadas com interuptor para desligar tudo.

O ATI leva-me TV, internet e telefone para 3 divisões, no fundo 4 zonas da casa, e a sala está preparada para mudar a zona de lazer.
Fundamental está a flexibilidade de escolha do uso das tomadas 8P8C, CC, e wireless NET/TV que queira, e puder mudar a sala.
Optei assim:
- posso usar RF com uso do CC para as 3 TVs, o que dá-me jeito caso não queira ter aparelhos ligados para ver canais não premium e não HD.
- por norma vejo TV por wireless em 2 boxs usando Ruckus Router e APs, ou e por opção CAT6 (mas optei ter o cabo para a PS3 e laptop na sala, NAS+Impressora+laptop no quartos).
- o switch pode estar apenas ligado quando quero usar NET pela casa.
- o cabo telefone é ligado a uma das tomadas 8P8C do ATI, não foi usado uma das duas tomadas do ATI para telefone por opção digamos assim.
- qualquer das 5 tomadas 8P8C usadas no ATI podem ser escolhidas para estarem ligadas directamente ao ONT para máximo download/upload.

Pronto, isto para partilhar mais a preocupação pela flexibilidade da coisa do que depois vir a faltar algo.

A opção do ONT na sala, que depois necessita de um switch/router, tira a lógica do ATI que geralmente está à entrada.
Eu prefiro concentrar os aparelhos junto do ATI e enviar em estrela o que for necessário - TV, NET, Telefone.
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
maker
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por maker »

Oi Lemene, obrigado pelo post.

A configuração que encontraste para a tua casa, deverá ser muito semelhante à que vou utilizar, diferimos no ISP e possivelmente no número de tomadas que espalhaste pelas divisões, mas no essencial, a opção da 3play da Teka + CATI, são a solução que estou mais inclinado.

O carlos_cfr7 referiu e bem, no meu entender, uma solução com apenas uma C2 ou C3 a substituir a ATI e CATI, funcionando assim como um pequeno "bastidor". Mas mais uma vez, teve razão ao dizer que seria obra para um "habilidoso". Visto que não sou assim tão hábil :(, a não ser que fosse a mexer num bastidor, acho q vou deixar a instalação para um electricista e optar por uma solução como a tua.

Entrando um pouco mais a fundo no teu comentário, aproveitava para te colocar algumas questões:

1) A tua CATI parece estar a "abarrotar" de equipamentos activos e seus transformadores.. não tens problemas de aquecimento? (a grelha de respiração da teka parece pequena.)

2) Ainda em relação à CATI, e sendo um dos meus inconvenientes o impacto estético, e talvez físico, (visto que a parede serve de divisória para a sala), tens alguma hipótese de colocar aqui uma fotografia que inclua a cati e ati? tanto abertas como fechadas?

3) Sabes-me dizer alguma coisa mais em concreto, dos valores que estamos a falar? preço da ati e cacti? Algum local em Lisboa para ver estas caixas?

4) Pesquisei mais um bocado no fórum, e encontrei um post teu com um problema que tiveste com os conectores para cat5e no lugar dos supostos cat6. Acabei por não perceber se tinha sido outra caixa que experimentaste na altura, visto que eu assumia a 3play da teka toda ela cat6.
LEMENE
Curioso
Curioso

Mensagem por LEMENE »

Respostas
1) Sim, o CATI acabou por ter um equipamento não planeado, portanto 4 e não 3. Há CATI um pouco maiores, eu devia ter pedido um.
O interior do CATI não está assim tão quente, os equipamentos terão uns 40ºC talvez. e eu desligo-os quando estou fora.
Estou a pensar em fazer mais uns furinhos em baixo e no topo para ajudar circular o ar.

2) Tenho o meu no hall de entrada, ainda assim, procuro um tecido ou algo que subsitua um quadro e permita entrada e saída de ar.
CATI (ou caixa C2):
Imagem Cabos CAT6 vermelhos do router wireless vão ligar-se ao ATI.
O ONT liga um cabo ao router para NET por cabo fixo em 5 pontos da casa e tambem uso-o para acesso NET por wireless.
O ONT também liga um cabo CAT5e cinzento de 20cm ao router Ruckus para TV por wireless (uma mania minha e que funciona bem até 3 TVs).
O modelador RF é o aparelho azul e negro, entra e sai FO do NT (acima e branco) e deste da rua para o ONT.

ATI teka 3Play:
Imagem O cabo branco é o vulgar fio de telefone. Os vermelhos são CAT6 de 1 metro.
Imagem 4 tomadas 8P8C para NET, 1 um 8P8C está para o Telefone. CAT6 UTP em roxo embutidos na parede.
Há quem possa achar desperdício ter um CAT6 para telefone, mas eu posso mudar o telefone e os pontos NET de sitio.
Imagem 4 tomadas CC, duas delas na sala para puder mudar a disposição da sala.
O mesmo para tomadas 8P8C.

3) O custo do CATI/C2 foi 42€ e do ATI 339,20€
Pedi orçamento a uma casa que instalou tudo, cabos embutidos, as caixas e as tomadas necessárias.

4) Foi um ATI CAT5e que me trouxeram quando o pedido foi tudo CAT6. Depois mudaram para a Teka 3 Play que é CAT6.
Devo dizer que a funcionalidade de ATI CAT6 não permite patchcords e portanto obriga o uso de um switch.
Nova norma ITED2, creio desde Abril deste ano, é só CAT6.

Também devo informar que não basta ser electricista para saber montar os cabos, aconselhar e instalar ITED. Deve ser credenciado em tal.
Alguem daqui poderá explicar a verdade disso, a exemplo que material a usar e as medições a verificar.
Depois há que saber ajudar os instaladores do ISP onde vai cada cabo NET, onde vai o CC ligar-se. Uns instaladores do ISP sabem mais que outros.
Os que cá vieram não conseguiram configurar as TVs para pesquisar as RF dos canais porque não souberam ligar ou apertar bem o CC ao ATI.
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
LEMENE
Curioso
Curioso

Mensagem por LEMENE »

Aproveito para perguntar que nome dão ao aparelho branco que tenho no ATI que recebe o cabo FO mais grosso da rua e envia um mais fino para o modelador RF neste caso.
Penso ter ouvido os instaladores do ISP dizerem NT, ou talvez estavam a referir-se ao ONT e eu percebi mal.

É só para eu puder documentar a instalação correctamente e não dar um nome errado. A marca é da 3M.
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, a caixa de transferência do cabo grosso de fibra para o mais fino é apenas uma tomada com organizador de fibra com uma união lá dentro!

Eu estou a ver mal ou as fichas F que ligam ao repartidor de CATV estão encavalitadas nas roscas, e os cabos estão chumbados com espuma!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”