Protecção e comando de bomba de água submersivel

Responder
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Been thanked: 9 times

Protecção e comando de bomba de água submersivel

Mensagem por Miguel Alves »

Boas noites a todos... :!:
Gostaria de saber a vossa opinião para este topico.
À uns meses atrás um cliente pediu-me para ir ver o que se passava com a bomba de agua submersivel que estava a fazer disparar o quadro sempre que estava a trabalhar mais de 10 minutos.
no local verifiquei 2 coisas.

1º O comando e protecção da bomba era muito antigo ( Dijuntores dos anos 70)
2º A bomba estava a consumir um pouco mais. ( na placa de características esta marcado 9A e consome 11A.)

Recomendei fazer a alteração do comando e protecção e de enviar a bomba para a representação da marca para verificar a anomalia, pois a bomba está na garantia.

A bomba foi para reparar e mandaram-me um relatório dos ensaios realizados, verificaram que a bomba estava a consumir + 2A mas que não constituia problema, podia trabalhar normalmente.

substitui o comando antigo por um dijuntor motor magnetotermico regulavel para 11A

Ficou tudo a trabalhar bem. nunca mais teve esse problema.
Na semana passada o cliente ligou-me, tinha um problema com o balão, como eu esta de férias na praia não pude lá ir. ( tinha a membrana rota) foi lá um outro colega, e disse logo ao homem que a instalação da bomba estava mal feita.( não tinha uma bobine disse ele ao homem) então alterou aquilo, colocou um contactor e um termico para 11A
Agora o cliente quer que eu lhe devolva o valor que eu lhe cobrei!
gostaria de saber a vossa opinião pois eu sempre fiz esta montagem e nunca tive problemas
Miguel Alves
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Protecção e comando de bomba de água submersivel

Mensagem por nelmindo »

Existem várias maneiras de cozinha peixe e a que escolheu, parece ser boa.

O que acontece é que por vezes não é "boa onda" (funciona, está correcto) passar a corrente que o motor consome pelo pressostacto, deixando esse trabalho para um contactor, que por sua vez este é que é comandado pelo pressostato. Será que foi esta a maneira que fez?
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz

Boa noite colegas!
não foi isso que ele fez colega nelmindo.
Ele ligou a bobine do contactor ao contacto auxiliar do bloco termico
Cumprimentos
Miguel Alves
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Miguel Alves Escreveu:Boa noite colegas!
não foi isso que ele fez colega nelmindo.
Ele ligou a bobine do contactor ao contacto auxiliar do bloco termico
Cumprimentos
Miguel Alves
Mas se fizer o comando por contactor, este tem sempre que passar pelos contactos auxiliares do relé térmico. O relé térmico não corta nada, ele manda cortar e esse trabalho é feito pelo contactor. Deve haver aqui alguma confusão.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Esse caso revela alguma falta de argumentação apenas.
Apenas foi referida a protecção, que estava feita com sistema antigo e foi substituída por disjuntor magneto-térmico. Em nada se referiu sobre o tipo de comando da bomba, podendo este ser de forma manual directamente no disjuntor magneto-térmico.
Eu resolvia o problema de uma forma simples: Perguntava ao cliente se teve algum problema com a bomba(problema eléctrico) desde que fez a instalação que referiu. Em caso de ele responder negativamente(que é o que parece, já que o que avariou foi o balão) pode explicar o "oportunismo" do sujeito que alterou para contactor, equiparando um exemplo de ir mudar os pneus ao carro e dizerem-lhe que o motor está mal montado(mas não era só pelos pneus que la ia???)
Há por aí muitos "pseudo-profissionais" com muita lábia, e quando apanham clientes sugeríveis, aproveitam para vender um mundo a quem apenas queria um TAMPAX.(Esta relembrou-me a anedota do sujeito que entra numa loja para comprar um tampax e sai com um jipe, um barco e todos os apetrechos de pesca...)
Abraço

EXTRA: A boa prática de passar um fio de comando pelo pressoestato(se existir) e este alimentar a bobine de um contactor, só é mais seguro, se a própria linha de comando funcionar a tensão reduzida(12 ou 24V).
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz

patinhofeio Escreveu:Apenas foi referida a protecção, que estava feita com sistema antigo e foi substituída por disjuntor magneto-térmico. Em nada se referiu sobre o tipo de comando da bomba, podendo este ser de forma manual directamente no disjuntor magneto-térmico.
Boa tarde a todos.
Foi isso mesmo que foi feito o comando era feito directamente no dijuntor, saindo directamente para o pressostato e dai para a bomba, de referir ainda que a bomba é monofasica.

Miguel alves
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Mensagem por PauloMalas »

Faltou "vender" o rele de nivel e respectivas sondas, nao vá a bomba trabalhar a seco (lol)

como ja foi dito á varias maneiras de esfolar o gato, se o cliente é crente consegue-se vender tudo e mais alguma coisa.

No entanto se o profissional é honesto explica tudo que possa instalar para proteger o seu equipamento e depois cabe ao cliente escolher o que pretende.

assim de futuro o cliente so irá ter o que escolher, nas claro convem aconselhar para a melhor opcção.

e daqui aprende uma coisa: nao criticar o trabalho dos outros, é que por vezes pode ter sido um serviço nosso, ou colegas nossos.
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz

PauloMalas Escreveu:daqui aprende uma coisa: nao criticar o trabalho dos outros, é que por vezes pode ter sido um serviço nosso, ou colegas nossos.
Bom dia a todos... :!:
Caro colega eu pessoalmente não tenho esse mau habito de criticar o trabalho dos outros...!
mas conheço algumas pessoas que até vão as obras dos colegas na sua ausência para diz mal do trabalho, e que estão a utilizar materiais mais caros e que ele fazia a obra por menos dinheiro na esperança de o roubar ao colega. :twisted:
Foi o caso de um amigo e colega, que até participou o caso na DGE e esta a espera da conclusão do inquerito por má pratica e conduta.

Miguel Alves
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Mensagem por PauloMalas »

Peço desculpa pelo mal entendido na minha frase, e por isso corrijo a mesma.

daqui aprende-se uma coisa:
nao criticar o trabalho dos outros, é que por vezes pode ter sido um serviço nosso, ou colegas nossos.
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz

Caro colega, desculpas aceites :!: :D
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”