Protecção (disjuntor) para equipamento de Ar Condicionado

Responder
Pedro_RF
Curioso
Curioso
Registado: 10 jul 2009, 12:13

Protecção (disjuntor) para equipamento de Ar Condicionado

Mensagem por Pedro_RF »

Olá !

Tenho um equipamento de ar condicionado que segundo as especificações consome uma corrente de 18 - 19A (conforme a tensão varia entre 220 ou 230 V)em regime normal (running).
No entanto não está nada nas especificações sobre o máximo de corrente que possa haver no arranque.
Gostaria de saber se existe aqui alguém com experiência em máquinas de ar condicionado para me dizer qual o valor de corrente de pico típica para uma máquina com corrente de funcionamento normal de 18A.
É que se for sempre 18A um disjuntor de 20A é suficiente, mas se há picos que possam ser de 2 A ou mais, então será melhor escolher um disjuntor de 25 A e inclusive aumentar a secção dos cabos para 4mm2 !

Obrigado desde já !
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Protecção (disjuntor) para equipamento de Ar Condicionad

Mensagem por Mário »

Boas "Pedro_RF"

1º Prenche o perfil "profile"
2º Faz a apresentação.

O disjuntor é para protecção dos condutores.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro_RF
Curioso
Curioso

Mensagem por Pedro_RF »

Eu sei que é para protecção dos condutores !
Mas os condutores são escolhidos em função do consumo do equipamento, certo ?
E se o equipamento tiver um valor nominal perto do limite de um dos valores normalizados de disjuntor, então convém saber valores típicos de pico para evitar que o disjuntor dispare, OK ?
Daí a minha dúvida para não ter que sobre-dimensionar sem necessidade.

Vou ver o que falta preencher no perfil.. supostamente tinha feito tudo quando me registei no forum !
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "Pedro_RF"

Já só falta o perfil.

Podes pôr 4mm (atenção ao comprimento dos condutores) e 25Amp no disjuntor. Se a unidade for inverter não tens problema, mas se for convencional e a tensão tiver quedas, e se houver mais situações contra, (do tipo temperatura ambiente) é possível que venha a desligar com 25Amp.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Por isso é que existem disjuntores com várias curvas de disparo, para o caso e na minha opinião o disjuntor a aplicar deverá ser um disjuntor de 20 Amp. curva D, no entanto como estes disjuntores são um pouco mais caros eu costumo utilizar com eficiência disjuntores da Merlin Gerin da gama C60N de curva C o seu funcionamento em correntes de pico é eficiente.

Cpm.
Pedro_RF
Curioso
Curioso

Mensagem por Pedro_RF »

Obrigado desde já pelas respostas !

A unidade tem "inverter".
Em relação ao disjuntor utilizado será um C60H curva C.
A minha questão vem também em parte por ficar confuso quando olho as tabelas dos disjuntores e vejo, "Corrente de regulação", "Corrente de não Funcionamento" e "Corrente de Funcionamento".
Afinal para que serve a tabela do meio ? O primeiro valor não é a corrente nominal escrita no disjuntor e a de funcionamento o valor ao qual dispara ?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Pedro_RF Escreveu:Obrigado desde já pelas respostas !

A minha questão vem também em parte por ficar confuso quando olho as tabelas dos disjuntores e vejo, "Corrente de regulação", "Corrente de não Funcionamento" e "Corrente de Funcionamento".
Afinal para que serve a tabela do meio ? O primeiro valor não é a corrente nominal escrita no disjuntor e a de funcionamento o valor ao qual dispara ?

Consulte: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=2618
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Pedro_RF Escreveu:Obrigado desde já pelas respostas !

O Disjuntor que costumo utilizar não é o C60H mas sim o C60N refª 24404, que é de curva C, a diferença entre eles é o poder de corte e o preço, o C60H há para 10KA e 15KA, e o C60N há para 6KA e para 10KA.

Cpm.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”