Olá
Por vezes diz-se que o neutro tem tensão.
Essa tensão do neutro pode ser por duas razões, para não falar no caso de falta de neutro que já está esclarecido noutro tópico.
Se na rede de distribuição a iluminação pública tiver passagens à terra mínima o neutro aparece com tensão.
Numa instalação particiular com um P.T. pode haver fugas em balastros e não ser o suficiente para disparar os diferencias. Essas tensões falsas aparecem entre o neutro e a terra.
Por vezes ao medir a tensão Neutro-terra da instalação o neutro aparece com uma tensão falsa elevada, noutros casos aparece com uma tensão mínina de 2 a 10 Volts. Não há "deslocamento do potêncial do neutro na estrela das tensões". Se houver Fase á terra e essa "terra por uma massa estranha" tiver uma resistência de 1 Ohms e a do neutro 5 Ohms teremos. 230X5/(1+5)=191 Volts esta tensão é a do neutro em relação a uma massa da instalação afastada. Um dos métodos que se usa é colocar um eléctrodo de terra espetado no solo afastado 20 m e com um fio medir a tensão entre esse ponto e o neutro ele apresenta os 191 Volts, e se pusermos a mão na fase que está à terra esta apresenta uma tensão de 38 Volts. O que acontece é que não há deslocamento do ponto neutro. A estrela das tensões continua a ser a mesma entre fase e neutro 230 Volts e entre as 3 Fases- 400 VOlts. O problema só é grave pois o neutro possui tensão e se estivermos a usar o sistema TN que tem as massas ligadas ao neutro a situação possa ser perigosa.
Essa fase á terra faz circular correntes na malha "fase á terra e neutro". Correntes "fantasmas" circulam por quase todas as massas da instalação e pela terra da instalação o que à partida possa perecer um caso estranho tem a sua explicação. Podemos no Posto de Transsformação medir com uma pinça amperimétrica a corrente no eléctrodo do neutro e verificar a corrrente de circulação que neste caso é de 230/(1+5)=38 A muito elevada
Esta situação pode acontecer em redes de distribuição e em circuitos de alimentação de quadros geral ou parcias que não têm protecção diferencial.
Claro que se o neutro tiver uma resistência de 1 Ohms e a Fase á terra 5 a 10 Omhs, já a tensão no neutro é de 230x1(1+10)=23 Volts, daí que "no sistema TN" quanto mais baixa a resistência de terra do neutro, melhor, mas.............há outras contradições a do exemplo anterir. Não apoio muito o sistema TN nas redes em cabo torçada de comprimento elevado.
Já nas redes urbanas de "boa qualidade" a solução TN é a mais correcta.
Um abraço
Neutro com Tensão-Fase à terra
Neutro com Tensão-Fase à terra
Última edição por Nefelim em 13 out 2007, 20:14, editado 6 vezes no total.
- admin
- Admin
- Mensagens: 4724
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Localização: Algarve
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Neutro com Tensão-Fase à terra
Mais um excelente trabalho da sua parte
Obrigado

Obrigado
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum