Distância entre CEMU e ATI
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Distância entre CEMU e ATI
Boas!
Estou com um projecto em mãos de uma moradia unifamiliar em que a distância entre a CEMU e o ATI passa os 100m. Esta distância é de 150m.
Dúvida:
- Apenas encontro no manual ITED referência às redes colectivas de pares de cobre quanto à distância máxima dos cabos, 100m, em que recomendam a criação de Pontos de Distribuição intermédios para garantir a Classe E. Uma vez que esta rede não é colectiva e não passa os 160m (distância máxima para que os ensaios passem em cabos Cat.6) precisarei de colocar este ponto de distribuição? Se sim em que consiste este ponto?
Obrigado desde já pela vossa ajuda!
Gil
Estou com um projecto em mãos de uma moradia unifamiliar em que a distância entre a CEMU e o ATI passa os 100m. Esta distância é de 150m.
Dúvida:
- Apenas encontro no manual ITED referência às redes colectivas de pares de cobre quanto à distância máxima dos cabos, 100m, em que recomendam a criação de Pontos de Distribuição intermédios para garantir a Classe E. Uma vez que esta rede não é colectiva e não passa os 160m (distância máxima para que os ensaios passem em cabos Cat.6) precisarei de colocar este ponto de distribuição? Se sim em que consiste este ponto?
Obrigado desde já pela vossa ajuda!
Gil
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Distância entre CEMU e ATI
Boas, no ITED2 entre a CEMU e ATI só obriga á colocação de componentes de cat.6 não obriga á garantia de classe E, isso foi pensado já para salvaguardar essas situações de distâncias superiores a 100m!
p.s nunca vi troços de cat.6 com 160m a passarem no ensaio de classe E, o que se fazia no ITED1 para cumpir com cat.3 nas colectivas ou entre CEMU e ATI, era colocar material cat.5E e fazer o ensaio para cat.3 e assim com 160m passava no ensaio!
p.s nunca vi troços de cat.6 com 160m a passarem no ensaio de classe E, o que se fazia no ITED1 para cumpir com cat.3 nas colectivas ou entre CEMU e ATI, era colocar material cat.5E e fazer o ensaio para cat.3 e assim com 160m passava no ensaio!
Última edição por Varejo em 11 nov 2010, 12:26, editado 1 vez no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Varejo
- Team Apoio
STP?Gil82 Escreveu:Então quer dizer que não vou ter problemas de interligar a CEMU e o ATI com UTP ou STP de Cat.6?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
STP = Shielded Twisted Pair (cabos com blindagem)Varejo Escreveu:STP?Gil82 Escreveu:Então quer dizer que não vou ter problemas de interligar a CEMU e o ATI com UTP ou STP de Cat.6?
- Varejo
- Team Apoio
Boas, eu sei muito bem o que é e para que serve os STP, apenas lhe fiz a pergunta porque razão ele meteu em opção da CEMU para o ATI cabo UTP ou STP... e estou á espera que me responda!
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
OK eu faço outra pergunta de outra maneira então: com estas distâncias que tipo de cabo 4P/Cat.6 que se deve utilizar?Varejo Escreveu:Boas, eu sei muito bem o que é e para que serve os STP, apenas lhe fiz a pergunta porque razão ele meteu em opção da CEMU para o ATI cabo UTP ou STP... e estou á espera que me responda!

- Varejo
- Team Apoio
Boas, os cabos a utilizar são UTP cat.6 ou UTP cat.6 para exterior, os cabos blindados exemplo do STP ou SSTP são para ambientes com interferências electro-magnéticas etc. portanto um cabo STP ou SSTP é blindado mas é na mesma para interior, para exterior tem de ser os UTP STP para exterior, em relação á distância, em termos de classe são sempre os 100m, mas como já disse no manual ITED2 entre a CEMU e ATI só obriga á colocação dos componentes de cat.6, mas não á garantia da classe E!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, só teem a referência interna de cada fabricante, e por fora são pretos!Gil82 Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento.
Já agora, os cabos UTP Cat.6 para exterior têm alguma denominação específica?
julgo que a general cable já tem UTP cat.6 exterior, cat.5E exterior tem de certeza!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 06 nov 2010, 15:59
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 dez 2007, 11:42
A legislação é clara " a distancia maxima dos cabos de pares de cobre não pode ultrapassar 100 m entre PD, o que aconselho embora seja caroé utilizar um ATI IP 44 (colocado no muro virado para a propriedade) e colocar na habitação um PD interligando entre o ATI e o PD por Fibra (este PD ate pode ser o CATI onde fica o equipamento activo de conversão FO-COBRE).
Fica cara esta situação mas penso que é a unica solução pois temos que garantir entre a cemu e o ati a ligação de pares de cobre.
Fica cara esta situação mas penso que é a unica solução pois temos que garantir entre a cemu e o ati a ligação de pares de cobre.
Daniel Silva Pires - Eng.º
- Varejo
- Team Apoio
danieljpires Escreveu:A legislação é clara " a distancia maxima dos cabos de pares de cobre não pode ultrapassar 100 m entre PD, o que aconselho embora seja caroé utilizar um ATI IP 44 (colocado no muro virado para a propriedade) e colocar na habitação um PD interligando entre o ATI e o PD por Fibra (este PD ate pode ser o CATI onde fica o equipamento activo de conversão FO-COBRE).
???? que grande de confusão que para aí vai, devia pedir o dinheiro de volta da formação ITED!!
Já agora com esses PD´s todos, se entre o muro e a moradia a distância for de 150 metros como vai resolver?
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 dez 2007, 11:42
cemu-ati-cati tão simples como isso (cemu ao ati 1m pois estão face voltadas no muro, entre o ati e a cati 150m...
No manual não indica que não é permitido...e tens o problema resolvido.
ou seja garantes a distancioa minima e os pares minimos da cemu ate ao ati e atraves de fibra garantes todos os ensaios...
A pergunta é a seguinte: sem fibra como consegues garantir os ensaios aos pares de cobre com uma distancia de 150m? sabendo que a distancia maxima entre PD do pode ser no maximo 100m!
acho que devias tu +pedir o dinheiro de volta mas...tu é que sabes....
No manual não indica que não é permitido...e tens o problema resolvido.
ou seja garantes a distancioa minima e os pares minimos da cemu ate ao ati e atraves de fibra garantes todos os ensaios...
A pergunta é a seguinte: sem fibra como consegues garantir os ensaios aos pares de cobre com uma distancia de 150m? sabendo que a distancia maxima entre PD do pode ser no maximo 100m!
acho que devias tu +pedir o dinheiro de volta mas...tu é que sabes....
Daniel Silva Pires - Eng.º
- Varejo
- Team Apoio
Boas, para não me alongar muito, 1º devemos saber a diferença entre categoria de componentes e classes de ligação, que parecem coisas iguais mas são muito diferentes.
Então se tiver uma moradia com distância entre CEMU e ATI com 150m já não posso fazer ITED2 porque a distancia não permite?? mas eu vou-te ajudar a poderes fazer moradias com esse requisitos cumprindo o manual em par de cobre!
TABELA 41: Redes de cablagem pág. 117
Moradia (CEMU - ATI) par de cobre cat.6 sem garantia de classe
Que quer isto dizer?? diz que temos de colocar componentes de cat.6, mas não somos obrigados a cumprir a classe de ligação E, isto serve para os casos em que temos distâncias superiores a 100m em que não seria possível cumprir a classe de ligação.
Já agora no manual ITED1 sabes como se fazia para cumprir a cat.3 entre CEMU e ATI quando se tinha a distancia até 160m??? vê nos meus posts acima que tem lá a resposta!
Então se tiver uma moradia com distância entre CEMU e ATI com 150m já não posso fazer ITED2 porque a distancia não permite?? mas eu vou-te ajudar a poderes fazer moradias com esse requisitos cumprindo o manual em par de cobre!
TABELA 41: Redes de cablagem pág. 117
Moradia (CEMU - ATI) par de cobre cat.6 sem garantia de classe
Que quer isto dizer?? diz que temos de colocar componentes de cat.6, mas não somos obrigados a cumprir a classe de ligação E, isto serve para os casos em que temos distâncias superiores a 100m em que não seria possível cumprir a classe de ligação.
Já agora no manual ITED1 sabes como se fazia para cumprir a cat.3 entre CEMU e ATI quando se tinha a distancia até 160m??? vê nos meus posts acima que tem lá a resposta!