ligação de contator com rele termico

Responder
consertosedson
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 ago 2010, 02:18

ligação de contator com rele termico

Mensagem por consertosedson »

Tenho que ligar uma máquina e fazer o acionamento por contator com rele termico com uma chave botoeira com um contato (nc) e outro (no) e estou apanhando deles, quando é só a contadora faço sem duvidas agora com o protetor termico fiquei enrrolado. Alguem pode me ajudar.
Obrigado.
rmoreira
Curioso
Curioso
Registado: 06 jun 2010, 18:21

Re: ligação de contator com rele termico

Mensagem por rmoreira »

Não percebi bem o que pretende mas a ver:

se o objectivo é intercalar um contactor com rele termico num circuito trifásico:

L1 alimentação ->L1 (contactor->rele termico) -> L1 da carga
mesmo para L2 e L3

No circuito do solenoide de actuação do contactor liga o neutro (num dos polos) e uma das fases comutada pela botoneira (na saida NO) (ao outro polo).

É isto que pretende?
Obviamente se tiver um dijuntor magnotermico e a jusante um contactor (um circuito típico para uma bomba de água) as ligações são semelhantes.
torrado
Curioso
Curioso
Registado: 09 ago 2009, 01:47
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Re: ligação de contator com rele termico

Mensagem por torrado »

Para o comando da bobine utilizar uma série de:

Contacto fechado do relé termico

Contacto aberto da botoneira de arranque (NO) em paralelo com retorno de marcha da máquina

Contacto fechado da botoneira de paragem (NC)

Esta série alimenta a bobine a accionar (o retorno de marcha acima pode ser um contacto deste relé)
A botoneira de arranque provoca o fecho momentâneo do circuito que será depois mantido pelo retorno de marcha.
A botoneira de paragem ou relé térmico interrompem o circuito e param a máquina.

Será isto?
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”