Condutor de terra / Condutor principal de protecção

Responder
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Been thanked: 1 time

Condutor de terra / Condutor principal de protecção

Mensagem por EE_Rafael »

Viva colegas,

Em alguns dos projectos, tipo C, enviados para análise foi-me apontada uma não conformidade com a qual tenho algumas dúvidas e que diz respeito à secção do condutor de terra e do condutor principal de protecção, ou seja, a canalização entre o eléctrodo de terra e o respectivo barramento no Quadro de Entrada. Da análise do projecto a este ponto resultou que a secção que eu tinha prevista não estava de acordo com a canalização de entrada da instalação.

A minha dúvida é, os colegas fazem o cálculo dessa canalização de acordo com a formula indicada na secção 543.1.1 das RTIEBT ou estabelecem a secção do condutor de protecção em função da canalização de entrada, tal como esta indicado no relatório que me foi enviado pela entidade competente.

E continuado com este tema existe alguma secção nas RTIEBT que indique que não podem existir canalizações sem condutor de protecção? É que eu não encontro, antes pelo contrário, encontro é essa possibilidade e no entanto foi também alvo de correcção (o objectivo era alimentar um pequeno armazém existente mas estabelecendo uma terra local com o intuito de poupar um condutor na canalização de alimentação ao armazém).

Cumprimentos,
Rafael Moreira
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Registado: 18 out 2009, 01:01

Re: Condutor de terra / Condutor principal de protecção

Mensagem por Nelson_1492 »

Olá,

Qual a corrente que usou para o cálculo ?, justificou os cálculos na memória descritiva do projecto ?

Cumprimentos.
Cumprimentos
Nelson
R3S
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 20:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 7 times

Mensagem por R3S »

A meu ver, o condutor de protecção entre o eléctrodo e o quadro de entrada deve ter no mínimo 25mm2 se de cobre não protegido contra corrosão (Quadro 54A das RTIEBT), desde que os condutores de entrada sejam de secção igual ou inferior a 50mm2.

Se os condutores de fase de entrada tiverem secção superior a 50mm2, a secção do condutor de protecção deve ser metade da secção das fases (Quadro 54F das RTIEBT).

Quanto à questão das canalizações sem condutor de protecção: então a entrada de energia da rede de distribuição, por exemplo, tem 3F+N. A terra de serviço está ligada ao neutro no PT. A terra de protecção será criada localmente, pelo que não vai nesta canalização.

Se alguém tiver uma ideia diferente da minha, por favor diga.
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por EE_Rafael »

Relativamente ao projecto especifiquei a corrente de curto-circuito (6kA) e o tempo de corte corte de (0,2 seg), considerando condutor H07V, o que dava uma secção inferior aos 35mm que indiquei para o condutor de terra. Agora tambem é verdade que as RTIEBT indicam que os condutores de terra devem satisfazer o indicado na secção 543.1, que se destina aos condutores de protecção, e assim terei de respeitar o indicado no Quadro 54F.

Isto leva-me a outra questão, se tiver uma canalização de entrada de 95mm, então condutor de protecção e de terra de 50mm, existe algum problema se o electrodo de terra for estabelecido por um emalhado, em cobre, de 35mm?

E no caso de uma instalação com PT privado, qual o método mais adequado para dimensionamento da terra de protecção em baixa tensão, qual o tempo de corte mais correcto a utilizar para dimensionamento desse condutor, o dos fusíveis de MT?
R3S
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 20:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 7 times

Mensagem por R3S »

Em princípio não há problema de ter os condutores de protecção com 50mm2 e a malha de terra com 35mm2, desde que a resistência de terra respeite os valores limite.

Passo a explicar: utilizando diferenciais de 300mA e para ter uma tensão de contacto máxima de 50V, a resistência será R=U/I=50/0.3=166 Ohm. Qualquer valor de resistência abaixo deste valor, será bom. (ver RTIEBT Secção 413.1.4.2).

Em relação ao tempo de corte, repara neste excerto da Secção 413.1.1.1 das RTIEBT:
Na prática, os tempos de corte dos dispositivos de protecção só devem ser considerados se estes dispositivos
forem disjuntores com disparo retardado ou fusíveis. Quando a protecção for garantida por outros tipos de
disjuntores, é suficiente verificar se a corrente de defeito é não inferior ao menor valor de corrente que provoca
o funcionamento instantâneo do disjuntor.
Não sei se isto responde à tua pergunta. Se não tiver respondido, diz que eu ajudo (se souber).
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por EE_Rafael »

Viva R3S,

quanto à protecção de pessoas contra contactos indirectos, nomeadamente o que vem indicado no parágrafo que transcreves, não surge qualquer dúvida.

Mas passo a explicar o porquê de ter questionado à cerca do tempo de corte. Recentemente estive numa instalação equipada com um transformador de 1600kVA em que a terra de protecção em BT estava feita a H07V de 35 mm, o que em analogia com outras instalações alimentadas em BT me pareçe reduzido. Mas como as coisas não têm de parecer mas sim de ser justificadas :D nasceu a minha dúvida e dai estar a tentar perceber a validade, ou não, da secção desse condutor e ter questionado qual a metodologia de cáculo mais correcta nessa situação.

Cumprimentos!
lmma
Curioso
Curioso
Registado: 24 fev 2011, 11:51

Mensagem por lmma »

Boas a todos,

Estou a "desenterrar" este tópico porque tenho a mesma dúvida.

No meu caso tenho uma instalação alimentada por um PT de 1000kVA.

Pergunto: Qual a secção mínima do condutor de terra (condutor que interliga o eléctrodo de terra e o terminal principal de terra, vulgarmente chamado de ligador/borne amovível)?

Do que li nas RTIEBT o condutor de terra tem uma secção mínima definida pelo quadro 54A, mas como o condutor de terra também é considerado condutor de protecção esta secção mínima poderá ser aumentada conforme o quadro 54F. Se repararmos o quadro 54F tem uma nota que diz "No esquema TT, a secção do condutor de protecção pode, na prática, ser limitada a 25 mm², se de cobre ou a 35 mm², se de alumínio, desde que os eléctrodos de terra da alimentação (terra do neutro ou terra de serviço) e das massas (terra de protecção da instalação) sejam distintos (caso em que as correntes de defeito são de reduzido valor) pois, caso contrário, seriam aplicáveis as condições do esquema TN". Se não estiver a interpretar mal esta nota a resposta à minha questão será: Cabo do eléctrodo de terra ao terminal principal de terra - 1 cabo XV 1G25mm2. E continuando, o cabo de interligação entre o terminal principal de terra e o barramento de terra do QGPT idem, assim como na ligação entre o barramento de terra do QGPT e todos os outros QE's (isto já me parece mais esquisito).

Outra pergunta: Se na minha instalação optar por terra única, as considerações anteriores mantêm-se?

Gostaria muito de poder contar com os vossos comentários e experiencias com as entidades certificadoras (DGE e Certiel).

Abraços
lmma
Curioso
Curioso
Registado: 24 fev 2011, 11:51

Mensagem por lmma »

??????????
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”