Revisão de projecto
Revisão de projecto
Embora não seja obrigatório, o dono de obra pode pedir a revisão de projecto e emissão de parecer. Quem está habilitado a fazê-lo?
Já tive muitas opiniões, mas acho que só é quem esta habilitado e elaborá-los.
Qual a vossa opinião?
Já tive muitas opiniões, mas acho que só é quem esta habilitado e elaborá-los.
Qual a vossa opinião?
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
- Enviou: 3 vezes
Re: Revisão de projecto
Acho que ninguém está habilitado para avaliar um projecto!
O projectista é o unico responsável pela sua execução.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
O dono de obra chama um electricista para orçamentar, e o mesmo diz que existem algumas alterações a serem feitas. O dono de obra vai ter com o projectista que diz "está do melhor" não à alterações.
O que faz o dono de obra? Pede um parecer externo ou que o mesmo seja visado por outro projectista.
E se quem vai executar a obra verifica que existem erros?
Qualquer projectista pode visar um projecto.
Cump.
Mário
Ex: dono de obra tem o projecto que lhe foi entregue pelo projectista.nsilva Escreveu:Acho que ninguém está habilitado para avaliar um projecto!
O dono de obra chama um electricista para orçamentar, e o mesmo diz que existem algumas alterações a serem feitas. O dono de obra vai ter com o projectista que diz "está do melhor" não à alterações.
O que faz o dono de obra? Pede um parecer externo ou que o mesmo seja visado por outro projectista.
E se quem vai executar a obra verifica que existem erros?
Qualquer projectista pode visar um projecto.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Desde que o projectista esteja habilitado, pela sua ssociação ´publica profissional, para aquela categoria de projecto...
Desde que o projectista esteja habilitado, pela sua associação ´publica profissional, para aquela categoria de projecto...
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Quando referi "empresas certificadas para tal" queria dizer que realmente, se entenderem obter um parecer externo sobre um projecto, a melhor solução é procurar uma empresa para que faça isso.
Mas não as há?? Então e a ECATOTALINSPE ?
É que esses ainda há pouco tempo me ligaram porque tinham lá um projecto meu para dar parecer, e "implicaram" com o termo de responsabilidade não estar correcto... quem lá pôs o projecto para obter parecer preferiu gastar esse dinheiro, mas não sabia que não lhe adiantava de nada, pois a responsabilidade continua minha.
Ou seja, todos os projectistas podem dar um parecer sobre um projecto de um colega, e cobrarem-se disso.
Adianta de alguma coisa? Há legitimidade? não sei....
Mas não as há?? Então e a ECATOTALINSPE ?
É que esses ainda há pouco tempo me ligaram porque tinham lá um projecto meu para dar parecer, e "implicaram" com o termo de responsabilidade não estar correcto... quem lá pôs o projecto para obter parecer preferiu gastar esse dinheiro, mas não sabia que não lhe adiantava de nada, pois a responsabilidade continua minha.
Ou seja, todos os projectistas podem dar um parecer sobre um projecto de um colega, e cobrarem-se disso.
Adianta de alguma coisa? Há legitimidade? não sei....
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
Bom,
para mim esta história de pareceres acerca de projectos de colegas é só mais uma forma inteligente de ganhar dinheiro sem ter muito trabalho, pois não vejo outra utilidade.
Cumprimentos
para mim esta história de pareceres acerca de projectos de colegas é só mais uma forma inteligente de ganhar dinheiro sem ter muito trabalho, pois não vejo outra utilidade.
Cumprimentos
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Boas, voltamos á mesma história, visar analisar pareceres etc. não teem validade legal nenhuma, podem mandar analisar mas a responsabilidade é sempre do projectista!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Agora é que elas vão doer!
Cuidem-se os copistas, pois estando lá o nome deles são responsáveis "ad eternum".
Aquelas empresas que tinham pessoas não qualificadas a dar pareceres, não tem problemas, mas quem assinou...
Isto da análise de projecto é boa, já viram um médico de pois de dar uma consulta, ter a seguir uma empresa certificadora a verificar o seu trabalho?
Bem, é bom que os intevenientes sejam responsáveis pelos seus actos e que se acabe com burocracia, que só atrasa o País.
Abraço a todos
Cuidem-se os copistas, pois estando lá o nome deles são responsáveis "ad eternum".
Aquelas empresas que tinham pessoas não qualificadas a dar pareceres, não tem problemas, mas quem assinou...
Isto da análise de projecto é boa, já viram um médico de pois de dar uma consulta, ter a seguir uma empresa certificadora a verificar o seu trabalho?
Bem, é bom que os intevenientes sejam responsáveis pelos seus actos e que se acabe com burocracia, que só atrasa o País.
Abraço a todos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Porquê "agora é que vão doer" ?
Sempre assim foi!!
O facto de alguém dar um parecer sobre um projecto nunca o responsabilizou minimamente!!
Sempre assim foi!!
O facto de alguém dar um parecer sobre um projecto nunca o responsabilizou minimamente!!
Learning is the goal!!
"palavra dita e pedra atirada nunca voltam para trás"
O colega não concorda comigo, mas repare que a parir do momento que emita uma opinão e esteja avalizado para tal, a coloque por escrito e assine ou seja oral e com testemunhas é co-responsável.
Abraço
O colega não concorda comigo, mas repare que a parir do momento que emita uma opinão e esteja avalizado para tal, a coloque por escrito e assine ou seja oral e com testemunhas é co-responsável.
Abraço
Porque qté aqui não havia forma prática de responsabilizar fosse quem fosse, na fase de instalação.
Agora há, espero que a bem dos bons profissionais, as coimas sejam aplicadas,...e a doer!
Anteriormente a grande parte das empresas certificadoras eram más, mas agora não estamos melhor.
No entanto lamento alguns dos males actuais:
- Termos de execução sem obras concluidas.
- Edifícios sem ATI's e com serviços instalados, etc, etc, etc.
- Instaladores "piratas", preterindo os bons instaladores.
- cabos "chineses".
- obas sem respeito pelos projectos elaborados.
- não envio de termos de execução para a ANACOM.
- não aplicação das coimas.
- etc.
Agora há, espero que a bem dos bons profissionais, as coimas sejam aplicadas,...e a doer!
Anteriormente a grande parte das empresas certificadoras eram más, mas agora não estamos melhor.
No entanto lamento alguns dos males actuais:
- Termos de execução sem obras concluidas.
- Edifícios sem ATI's e com serviços instalados, etc, etc, etc.
- Instaladores "piratas", preterindo os bons instaladores.
- cabos "chineses".
- obas sem respeito pelos projectos elaborados.
- não envio de termos de execução para a ANACOM.
- não aplicação das coimas.
- etc.