Problema em instalação electrica

Responder
hugobm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 nov 2009, 10:39

Problema em instalação electrica

Mensagem por hugobm »

Tenho um problema numa instalação electrica composta por uma sala tipo escritório com iluminação executada com luminárias fluorescentes 2x58W (balastros ferromagnéticos) comandadas por comutador de lustre. Possui uma televisão ligada a um dos vários circuitos de tomadas. O Problema surge quando se liga o interruptor de comando da iluminação a televisão desliga por breves momentos e torna a ligar. Verifiquei se havia algum abaixamento da tensão nessa tomada, mas está tudo ok. Existem diferenciais separados para os circuitos de tomadas e iluminação no quadro eléctrico. qual poderá ser a razão deste fenomeno?
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: Problema em instalação electrica

Mensagem por Josecalado »

hugobm Escreveu:Tenho um problema numa instalação electrica composta por uma sala tipo escritório com iluminação executada com luminárias fluorescentes 2x58W (balastros ferromagnéticos) comandadas por comutador de lustre. Possui uma televisão ligada a um dos vários circuitos de tomadas. O Problema surge quando se liga o interruptor de comando da iluminação a televisão desliga por breves momentos e torna a ligar. Verifiquei se havia algum abaixamento da tensão nessa tomada, mas está tudo ok. Existem diferenciais separados para os circuitos de tomadas e iluminação no quadro eléctrico. qual poderá ser a razão deste fenomeno?
Pelo que aqui relata é provável que o problema tenha origem nas linhas de distribuição, que fazem a alimentação ao equipamento de protecção portanto dentro do quadro eléctrico que alimenta esses circuitos.

Cumprimentos,

J. Calado
xtemas
Curioso
Curioso
Registado: 03 set 2007, 16:19

Mensagem por xtemas »

Boa tarde, eu já tive um problema parecido, o que acontecia era que quando ligavam a iluminação da divisão tinham um video-porteiro nessa mesma divisão que tocava , neste caso resolvi o problema subtituindo o balastro ferromagnético por balastro electrónico.
travisco
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 16:47

Mensagem por travisco »

Boa noite.
Já tenho alguns anos, não como proficional mas lidei com alguns problemas de electridade
mas destes nunca observei complicação, possivelmente outros tempos,desenrascanço. 8)
travisco
power_on
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 ago 2010, 23:46

Mensagem por power_on »

hugobm Escreveu:Tenho um problema numa instalação electrica composta por uma sala tipo escritório com iluminação executada com luminárias fluorescentes 2x58W (balastros ferromagnéticos) comandadas por comutador de lustre. Possui uma televisão ligada a um dos vários circuitos de tomadas. O Problema surge quando se liga o interruptor de comando da iluminação a televisão desliga por breves momentos e torna a ligar. Verifiquei se havia algum abaixamento da tensão nessa tomada, mas está tudo ok. Existem diferenciais separados para os circuitos de tomadas e iluminação no quadro eléctrico. qual poderá ser a razão deste fenomeno?

Boas, nao sei se o problema tá resolvido, mas verifica no Q.G os apertos do barramento neutro.
Ricardo.Conceição
Curioso
Curioso
Registado: 01 jul 2010, 12:07

Mensagem por Ricardo.Conceição »

Boas

Quase de certeza absoluta que é um problema de falta de neutro...

Cmpts
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Se fosse falta de neutro estourava tudo
Fman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 ago 2010, 14:19

Mensagem por Fman »

Boas,

Já pensaste em ligar um candeeiro com lampada incandescente na tomada da TV de forma a observar se a luminosidade oscila no arranque do balastro?

Fman
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Não serão interferências radioeléctricas
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Não há duvida que este Forum é um local, onde se pode contar com ajuda senão vejamos, este amigo coloca aqui um problema a pedir ajuda, no dia 09-06-2010, não diz mais nada, no entanto tem uma quantidade de respostas a tentar ajudar a solucionar o problema.

Bem Hajam!
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

xtemas Escreveu:Boa tarde, eu já tive um problema parecido, o que acontecia era que quando ligavam a iluminação da divisão tinham um video-porteiro nessa mesma divisão que tocava , neste caso resolvi o problema subtituindo o balastro ferromagnético por balastro electrónico.
Boas.
Em situações dessas, basta colocar um condensador de filtro no circuito de iluminação. Aconteceu-me algo parecido mas quando ligava a luz de um corredor através de telerruptor. O filtro resolveu o problema(de induções da bobine do telerruptor)
Fica a dica para quem possa vir a ter o mesmo problema, muito usual nos vídeo-porteiros das lojas de bricolage.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”