caros colegas,
já é obrigatório instalar nas habitações circuitos de fibra optica?
estou-me a iniciar nas instalações e projecto de ited e tenho ainda algumas dificuldades.
Alguem que me possa elucidar sobre esta questão ou outras que sejam de maior importancia?
Obrigado...
fibra optica
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Re: fibra optica
o manual de ITED2 obriga a ter fibra pelo menos na zap, 2 tomadas, para edificios residenciais.
Eng. de electrónica e telecomunicações
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
É obrigatório a partir de 1 de Abril de 2010, visto que de Janeiro a Março de 2010 foi o período transitório!viseu Escreveu:caros colegas,
já é obrigatório instalar nas habitações circuitos de fibra optica?
estou-me a iniciar nas instalações e projecto de ited e tenho ainda algumas dificuldades.
Alguem que me possa elucidar sobre esta questão ou outras que sejam de maior importancia?
Obrigado...
Aqui está uma coisa que só vem complicar ainda mais as coisas, Actualmente trabalho como electricista(empregado) e tambem faço as ligações do Ited e o que se ve é os construtores a queixarem-se dos preços e sempre a pedir pra baixar os orçamentos, com a fibra optica tou pra ver como vai ser quando começarem a ver 6 omadas numa ZAP, isto sem contar com as de corrente que terao que passar pelo menos pra umas 4 para evitar andar com extenções por todo o lado.
Vai ser lindo ai é que se vão queixar que os orçamentos são altos
Boas!
No edificios comercias sem zonas colectivas (1 unica loja) é obrigatório instalar fibra óptica, ou pode o projectista justificar e não instalar?
DEsde obrigado pela ajuda
No edificios comercias sem zonas colectivas (1 unica loja) é obrigatório instalar fibra óptica, ou pode o projectista justificar e não instalar?
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
vfr800 Escreveu:Boas!
nas lojas nao é obrigatorio a fibra.. mas se houver distribuiçao com varios bastidores (PD), é obrigatorio fibra entre bastidores.
pag 152 do manual ited2.
Esses construtores tem bom remedio, façam armazens, sem electricidade,sem "telefones", sem isolamentos, e depois vendam como apartamentos. sai bem mais barato.Aqui está uma coisa que só vem complicar ainda mais as coisas, Actualmente trabalho como electricista(empregado) e tambem faço as ligações do Ited e o que se ve é os construtores a queixarem-se dos preços e sempre a pedir pra baixar os orçamentos, com a fibra optica tou pra ver como vai ser quando começarem a ver 6 omadas numa ZAP, isto sem contar com as de corrente que terao que passar pelo menos pra umas 4 para evitar andar com extenções por todo o lado.
e se calhar vendem que nem ginjas..

Uma habitaçao tem que poder receber varios operadores e permitir a liberdade de concorrencia entre eles. uma casa que só tenha telefone, como recebe um operador em coaxial? o proprietario fica limitado à PT.. mesmo que esteja insatisfeito nao pode mudar, e isto limita mais ainda quem está em casa alugada..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Pois, tb foi o que me pareceu, mas fiquei na duvida!! Obrigado pelo esclarecimento!!! Não vou colocar então!!!carlos_cfr7 Escreveu:
nas lojas nao é obrigatorio a fibra.. mas se houver distribuiçao com varios bastidores (PD), é obrigatorio fibra entre bastidores.
pag 152 do manual ited2.