Halogeneo

Responder
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Halogeneo

Mensagem por Rocha_28359 »

Boa tarde pessoal,

Venho colocar mais uma duvida, estou a fazer um projecto para um refeitorio, o cabo e a calha tecnica que estou a projectar por lá tem de ser livre de halogeneo???

Se sim, onde esta isso escrito na regras tecnicas????

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Halogeneo

Mensagem por joaoosvaldo »

Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde pessoal,

Venho colocar mais uma duvida, estou a fazer um projecto para um refeitorio, o cabo e a calha tecnica que estou a projectar por lá tem de ser livre de halogeneo???

Se sim, onde esta isso escrito na regras tecnicas????

Cumprimentos
Rocha
Ponto 482.2.5 das RTIEBT:

"Quando as canalizações não estiverem embebidas em materiais incombustíveis, devem ser tomadas as medidas adequadas para que estas canalizações não propaguem facilmente a chama.

Para o cumprimento desta regra, os condutores e os cabos devem, nomeadamente, satisfazer ao ensaio de retardamento de propagação da chama (vejam-se as Normas HD 405-1 e HD 405-3).

Nos locais a que o público tenha acesso e que sejam classificados quanto às influências externas como BE2, os condutores e os cabos devem, ainda, ao arderem, não emitir fumos densos (veja-se a Norma HD 606) nem gases tóxicos ou corrosivos que possam causar danos às pessoas, aos animais e aos bens (veja-se a Norma HD 602)."

Mas ter em atenção que a cozinha do Refeitório é que é classificada como BE2 e não as zonas de mesas!!! E se as canalizações forem embebidas já podem ser utilizados os cabos e calhas "normais"!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ferralhas
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 14:58

Mensagem por ferralhas »

Bom dia.

Se o local por possuir uma evacuação das pessoas longa, atravancada ou longa e atravancada (que no meu enter se aplica aos refeitórios, mas isso é a minha opinião), de acordo com o quadro 51A(BD) das RTIEBT, os equipamentos (entenda-se por equipamentos canalizações/comandos/aparelhos) devem retardar o desenvolvimento dos fumos e vapores tóxicos.

Sendo assim, não é apenas por ser classificado como BE2.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

ferralhas Escreveu:Bom dia.

Se o local por possuir uma evacuação das pessoas longa, atravancada ou longa e atravancada (que no meu enter se aplica aos refeitórios, mas isso é a minha opinião), de acordo com o quadro 51A(BD) das RTIEBT, os equipamentos (entenda-se por equipamentos canalizações/comandos/aparelhos) devem retardar o desenvolvimento dos fumos e vapores tóxicos.

Sendo assim, não é apenas por ser classificado como BE2.
Correcto mas não concordo que se aplique a todos os refeitórios cada caso é um caso!!! E as canalizações devem ser do tipo que não produzam fumos tóxicos apenas se não estiverem embebidas em materiais incombustíveis. A classificação BE2 aplica-se à cozinha apenas! Quanto ao refeitório propriamente dito (zonas de refeição) pode-se considerar como sendo local com evacuação longa e/ou atravancada dependendo do edifício, pode ser um refeitório e ter boas condições de evacuação!!!

Quanto à aparelhagem de comando / quadros eléctricos, etc., devem é de ter índice de protecção IP>=4X.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por Rocha_28359 »

Obrigada pela explicação, ajudou bastante.....

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”