Esclarecimento - pedido de ajuda

jmplcs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 jun 2010, 13:53

Esclarecimento - pedido de ajuda

Mensagem por jmplcs »

Boas;

Peço desde ja desculpa se nao for este o local para colocar a minha questão.

Comprei uma casa recentemente e optei por nao ter gas instalado.
Assim a opção passou por um termoacumulador e por uma placa de vitroceramica.
Quando me instalaram os equipamentos disseram que tinha que pdir um aumento de potencia a EDP para passar de um "diferencial" de 15 para 30 (ainda não percebi muito bem o que isso quer dizer).
Assim o fiz, agora recebi uma carta da EDP a dizer que nao podem dar orçamento porque o predio não tem projecto de 5ª Categoria.

As minhas questões caso alguem me possa ajudar:

1º Eu nao pedi nenhum orçamento, pedi isso sim um aumento de potentica.
2º O que é um projecto de 5º Categoria e onde posso eu arranjar isso.
3º Quem tem que tratar desse projecto, o condominio ou eu?

Obrigado desde ja pela vossa ajuda.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Re: Esclarecimento - pedido de ajuda

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Deves ter o DCP a 15A (3.45kVA) e queres aumentar para 30A (6.9kVA).
Eles ao analisarem o aumento de potência devem ter visto que a potência do prédio passa os 50kVA e assim será necessário projecto de 5ª Categoria (agora Tipo C).
Se fosse a ti pedia esclarecimentos quanto a isto porque até se podem ter enganado...
Se for mesmo preciso projecto, penso que ninguem te irá apoiar a nível do condomínio, pois é fácil dizer que não precisam. Irá ser um aumento de potência carote...
Outra coisa que poderás fazer é colocar à EDP a questão de quanto podes aumentar a potência.

Cumps.
R3S
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 20:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 7 times

Mensagem por R3S »

Tenta encontrar a ficha electrotécnica (tem de existir porque todos os edifícios têm uma).

Se o projectista meteu uma potência baixa na ficha electrotécnica, a EDP não te pode aumentar a potência para um valor superior ao definido nesse documento.

Se for esse o caso, o problema é fácil de resolver, desde que não supere a potência para a qual o prédio está dimensionado.

Cumprimentos
dmsb
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2008, 16:31

Mensagem por dmsb »

Boas! :)
Pela experiência que tenho, um aumento de potência requer sempre nova ficha electrotécnica (devidamente assinada por um técnico habilitado e viabilizada pelo distribuidor).
Depois, e como se trata de um caso de aumento de potência, a instalação eléctrica terá que ser inspeccionada pela Certiel, e só depois de aprovada é que a EDP aumentará a potência.
No caso de ter havido um projecto electrotécnico (prédio ou condomínio fechado), terá que haver um projecto rectificativo, analisado e aprovado pela Certiel.

DB
Dário Baptista - Professor / Eng. Electrotécnico
Estudos / Projectos Electrotécnicos e ITED
R3S
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 20:00
Been thanked: 7 times

Mensagem por R3S »

Desconfirmo.

Normalmente o que se faz é sobredimensionar a instalação para permitir justamente aumentar a potência sem necessitar desse trabalho todo.

Por exemplo, numa pequena moradia onde se estime 10.35kVA, faz-se a ficha electrotécnica com 20.7kVA. Desta forma, o cliente simplesmente liga para a EDP e pede para aumentar a potência. O técnico vai a casa, aumenta (ou muda) o disjuntor e problema resolvido.

Cumprimentos
jmplcs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jmplcs »

R3S Escreveu:Tenta encontrar a ficha electrotécnica (tem de existir porque todos os edifícios têm uma).

Se o projectista meteu uma potência baixa na ficha electrotécnica, a EDP não te pode aumentar a potência para um valor superior ao definido nesse documento.

Se for esse o caso, o problema é fácil de resolver, desde que não supere a potência para a qual o prédio está dimensionado.

Cumprimentos
Obrigado pela resposta.
O problema é que o prédio é de 1930, apesar de ter tido obras de renovação a pouco mais de 6 anos.
A potencia da "coluna" do predio é de 30 kva e a actual já vai em 50 Kva (foi me dito por um construtor, para ser sincero nao faço ideia do que acabei de escrevr
jmplcs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jmplcs »

R3S Escreveu:Desconfirmo.

Normalmente o que se faz é sobredimensionar a instalação para permitir justamente aumentar a potência sem necessitar desse trabalho todo.

Por exemplo, numa pequena moradia onde se estime 10.35kVA, faz-se a ficha electrotécnica com 20.7kVA. Desta forma, o cliente simplesmente liga para a EDP e pede para aumentar a potência. O técnico vai a casa, aumenta (ou muda) o disjuntor e problema resolvido.

Cumprimentos
Foi-me dito que bastava mudar um "parafuso" para aumentar a potencia do quadro, é verdade?
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Mensagem por Pollux »

Isso é ilegal, daqui por uns tempos com a contagem bidireccional pode dar chatice da grande.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Viva.

Estou com um problema semelhante em mãos...

Tenho um cliente que pediu para lhe tratar do pedido de aumento de potência: 20.7 -> 27.6kva
Preenchi os termos, fui ver o local e fui à EDP entregar os mesmos e solicitar o aumento.
Disseram-me que tenho de entregar um projecto de alteração de 5ªcategoria!! Mas aquilo sempre foi abaixo dos 50kVA e assim vai continuar!!
Porque pedem isto?

Voltei lá para verificar se aquilo afinal não é uma instalação única, para ver se estava ligado a alguma coluna...
Mas não estava! Aquilo tem um ramal directo do Armário de Distibuição.
O dono da casa não tem consigo cópia da Ficha Electrotécnica (mas tem cópia dos outros projectos obrigatórios para o licenciamento), pelo que não sei qual a PMA.

Como faço agora? O que é que eles pretendem afinal?

é por causa de saber se os cabos do ramal aguentam, não é?
Mas o importante são os cabos que vão do contador ao quadro eléctrico suportarem, correcto?
É que se for assim, cabo VV 6mm2 (que julgo ser o existente) já aguentam
Learning is the goal!!
guta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 jul 2010, 00:13

Mensagem por guta »

Boas

Se estão a pedir projecto e a potência é abaixo de 50kVA, será que é um "estabelecimento recebendo público", ou é apenas uma casa?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Por acaso é um café, mas o que tem isso a haver? continua abaixo de 50kva, e não vi na legislação onde diz que esses tipos de estabelecimento têm de ter projecto... continua a ser de Tipo C
Learning is the goal!!
marinhogoncalo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 dez 2009, 18:16

Mensagem por marinhogoncalo »

Boas,

É necessário aferir se a instalação (café) está inserida num edificio em que a potencia instalada exceda os 50 kVA, mesmo que a instalação em causa esteja alimentada por um ramal independente.
Depois será necessário saber se a instalação em causa já foi sujeita a alguma vistoria por parte da Certiel.
Em caso afirmativo não será necessário novo projecto, de acordo, com a ficha técnica n.º 20 de Junho de 2007 da Certiel que anexo.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Marinho
Anexos
Instalações que carecem de projecto aprovado.pdf
(35.57 KiB) Transferido 122 vezes
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Venho agora da EDP e de facto o que acontece é isto:
a instalação é um café e apesar de ter um ramal independente proveniente de um Armário, o que acontece é que o prédio está em propriedade horizontal de 4 fracções.
Cada fracção tem o seu ramal independente proveniente do Armário.
Contudo, a soma dos 4 ramais deverá ultrapassar os 50Kva, uma vez que o café tem 20.7 e uma das fracções é uma pastelaria/padaria, pelo que também terá uma potência elevada, e restam 2 apartamentos.
Daí ser necessário apresentar um projecto rectificativo mesmo, para apurar se "o prédio" suporta o aumento de potência.

o que não compreendo é realmente isto!!

Se a instalação tem um ramal independente proveniente de um Armário, o que têm as restantes fracções a haver para o caso?
Eu compreendo que é devido a ser um prédio único, mas a realidade é que o aumento de potência numa instalação em nada afecta as outras!!

Caso estranho.. vou ter de andar a bater portas para resolver isto...
Learning is the goal!!
marinhogoncalo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 dez 2009, 18:16

Mensagem por marinhogoncalo »

Boa tarde,

Veja a tabela que lhe enviei em anexo, pois se a fracção já tiver um certificado de exploração emitido pela certiel, neste caso vai vai necessitar de projecto rectificativo, mas apenas de novo pedido de vistoria.
Tenha atenção à distancia do cabo que vai desde a portinhola até ao quadro de entrada por causa das quedas de tensão. (max. 1,5%).

Cumprimentos,

Gonçalo Marinho
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Mas a dúvida está aí... se não há projecto, porque motivo devo apresentar um projecto "rectificativo"?!?
Não há um anterior para rectificar!!

A tabela que colocou já conhecia, e o café não se enquadra nela.
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”