Ligações_projecto

Responder
viseu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 mai 2010, 18:49

Ligações_projecto

Mensagem por viseu »

Boas..
É possivel (legal) numa instalação electrica de uma habitação, para a iluminação fazer passar o neutro e a fase no mesmo tubo desde a caixa de derivação até ao interruptor, aí fazer o corte á fase e seguir o neutro directo, e daí a até a lampada ir o neutro e a fase juntos sem que tenha que passar novamente pela caixa de derivação?
as imagens em anexo explicam melhor.
Pelas imagens qual é a que está correcta? á alguma ilegalidade em passar directo pelo interruptor mesmo que este esteja em caixa de fundo duplo?

Agradeço a ajuda...
Anexos
directo.png
directo.png (11.71 KiB) Visto 985 vezes
pela_caixa.png
pela_caixa.png (13.11 KiB) Visto 984 vezes
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Re: Ligações_projecto

Mensagem por ecastro »

Viva

Não tem problema, mas a caixa tem que ser de fundo duplo, como diz.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

É como o colega disse.
A caixa de duplo fundo ou simplesmente caixa funda, acumula a função de caixa de aparelhagem com caixa de derivação.
Em obras de canalização embebida em paredes de tijolo, poucas são aquelas que usam caixas de derivação no sentido lato.
KWh
Curioso
Curioso
Registado: 20 fev 2010, 23:46

Mensagem por KWh »

Boas
Caro colega, podes executar a instalação das duas maneiras, sem esquecer o fio terra.
Eu já à muitos anos que não uso caixas de derivação, só caixas de aparelhagem "fundas".
Espero ter ajudado
KWh
travisco
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 16:47

Mensagem por travisco »

Boa noite.

A este respeito só pergunto uma coisa, qual será a economia em tempo e matéria? :roll:
travisco
rmoreira
Curioso
Curioso
Registado: 06 jun 2010, 18:21

Mensagem por rmoreira »

(A este respeito só pergunto uma coisa, qual será a economia em tempo e matéria?)

mais do que economia acho que se trata de uma questão de evitar as tampas das caixas de derivação à vista (antigamente eram usuais sobre as portas).
Assim passou-se a usar as caixas fundas que servem de caixas de derivação à medida da necessidade.

Já agora, e aproveitando o tópico, verifiquem ou corrijam-me por favor: numa distribuição de tomadas, usando caixas fundas, posso ligar até 8 tomadas ao mesmo ramal que vem do quadro de distribuição, ou 8 pontos de tomadas (sendo que num mesmo ponto posso ter tomadas triplas ou duplas).
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ecastro »

Viva

Já agora, e aproveitando o tópico, verifiquem ou corrijam-me por favor: numa distribuição de tomadas, usando caixas fundas, posso ligar até 8 tomadas ao mesmo ramal que vem do quadro de distribuição, ou 8 pontos de tomadas (sendo que num mesmo ponto posso ter tomadas triplas ou duplas).
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=1797
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

ecastro Escreveu:Viva

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=1797
Boas, é assim não existe regra nenhuma que diga que o máximo de tomadas por circuito são 8, mas sim as regras de boa pratica, o senhor pode ligar mais, mas desde que a protecção seja de 16A, o que só pode tet é passagem na tomada, entrada e uma saida, não pode fazer a passagem de uma tomada para 2, só para uma.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ecastro »

Viva

A ideia era ver o topico http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=1797 onde já se debateu este assunto.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”