Fontes de PC em Série??

koutinho
Curioso
Curioso
Registado: 20 fev 2008, 15:05

Fontes de PC em Série??

Mensagem por koutinho »

Boa Tarde,

Precisava para um projecto final de curso, de ter disponível uma fonte de alimentação com 24 V, no laboratório da universidade está disponível, mas queria ir adiantando o trabalho em casa, por isso dava-me jeito também ter esses 24 V em casa. Analisei o preço de uma fonte de laboratório e é um bacadito carota para só utilizar para isso, então lembrei-me das fontes do PC. Posso, para obter os 24 V ligar 2 dessas fontes em série certo??
Já ouvi que têm que se alterar qualquer coisa, alguém sabe alguma coisa sobre isto??

Abraço

Koutinho
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Re: Fontes de PC em Série??

Mensagem por bacalhau »

Olá,
Quantos amperes necessitas .....(24VDC) Amp...????

Bacalhau
koutinho
Curioso
Curioso

Mensagem por koutinho »

Boas,

Aí uns 5 ou 6 A, preciso ligar 2 motores de 70 W cada a 24 V.

Abraço

Koutinho
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Mas a fonte de alimentação de um pc já tem os 24VDC, não necessitas de 2 em série, tens amperes que chegue para isso, mas convém ver a pontência dela. Se não estou em erro ou é o fio vermelho ou o amarelo o +24VDC o negativo é o preto. Algumas fontes tem que se fazer um chante para trabalharem, só mais uma coisinha, essas fontes não funcionam com picos de corrente, tipo para amplificadores de som.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 set 2007, 14:05

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.
As fontes de alimentação de PC não têm 24V "directos" ou seja se pretenderes ter 24V, terás que ir "buscá-los" vendo as tensões disponíveis. Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/ATX.
Uma fonte ATX normalíssima de 450W dá à vontade para o que pretendes... De salientar é o facto de que em função do débito de corrente, poderá haver um abaixamento da tensão.
Cumprimentos,
José Silva
koutinho
Curioso
Curioso

Mensagem por koutinho »

Boa Tarde,

Antes de mais obrigado pelas respostas.

Já tinha reparado que as fontes ATX têm a possibilidade de se obter os 24 V, recorrendo aos 12 V e - 12 V. O problema é que os -12 V só suportam 0,8 A, segundo o que lá diz nas caracteristicas. Por isso pensei nas duas em série, utilizando só as saidas "positivas" de 12 V, não tendo assim problemas com as correntes.
Estes 24 V seriam para usar na alimentação a um robot para uma tese final de mestrado, tendo esse robot 2 motores de 70 W como referi.

Obrigado mais uma vez,

Abraço

Koutinho
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

não constrois uma?
o componente mais caro é o transformador que tera que ser ser de uns 120VA mas de resto é simples e barato..
as fontes de pc não teem nemhuma linha de 24 volts nem de 12 mas sim de uns miseraveis 11,7 volts no maximo e ja testei dezenas delas.

como são fontes comutadas não creio que seja possivel fazer uma serie para obteres os 24 volts nem sequer os reguladores de tensão o permitem..

segue a lista dos componentes e garanto-te que funçiona lindamente porque a tenho a funçionar...

C1 1 14000uF or 10000uf 40 VDC Electrolytic Capacitor
C2 1 100uF 50Vdc Electrolytic Capacitor
C3 1 0.1uF Disc Capacitor
C4 1 0.01uF Disc Capacitor
R1 1 5K Pot
R2 1 240 Ohm 1/4 W Resistor See Notes
U1 1 LM338K 1.2 to 30 Volt 5 Amp Regulator
BR1 1 10 Amp 50 PIV Bridge Rectifier
T1 1 24 V 5 Amp Transformer
S1 1 SPST Toggle Switch
MISC 1 Wire, Line Cord, Case, Binding Posts (for output)

5 Amperes são limite e dependendo do fsctor de potençia dos motores, deve dar e sobrar....
claro que vais precisar de um grande dessipador para o LM338K porque é por ele que vai passar a corrente regulada...
eu costumo acoplar dois tansistors 2n3055 para fazer o trabalho do regulador no que toca a suportar a carga ficando o regulador apenas a fazer isso...regular...

basicamente fazes passar a corrente pelo colector dos transitors e sai no emissor...a saida do regulador vai á base dos transistors e assim quam aguenta são os transistors...claro que terás que os colocar tambem num dessipador de aluminio...

mas ficas com uma exelente fonte de alimentação variavel...
Anexos
supply1.gif
supply1.gif (4.91 KiB) Visto 1512 vezes
koutinho
Curioso
Curioso

Mensagem por koutinho »

Boa Noite,

Era uma ideia, já pensei nisso até, mas estava com algum receio, como é para alimentar um equipamento um pouco caro ainda e que não é meu não sei se será a melhor alternativa pois pode haver algum problema.

Não estou a conseguir ver a imagem que colocaste, indica que não tenho permissão...

Obrigado

Abraço

Koutinho
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

Olá
Se vais alimentar motores penso que não necessitas de uma fonte
estabilizada....pode ser só rectificada e filtrada com um trf com o secundário 20VAC
aí de 200VA uma ponte rectificadora e um condensador electrolítico
de 10.000mF/50V penso que resolves o problema.
A tensão de saída será 20* (sqr2)
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jasilva »

Bom dia.

"as fontes de pc não teem nemhuma linha de 24 volts nem de 12 mas sim de uns miseraveis 11,7 volts no maximo e ja testei dezenas delas." - exactamente! Por isso referi o abaixamento de tensão em carga.

Presumindo que a fonte é de +/- 420W e, assim sendo, como necessita apenas de 7A no máximo, basta-lhe essa fonte para trabalhar sem problemas e sem grande trabalho a construir fontes. Verifique na sua fonte pois normalmente têm mais que um ponto de +12V, podendo obter daí os 24V e com corrente suficiente. É claro que a tensão vai-lhe baixar qualquer coisa, mas só experimentando é que pode verificar se esse abaixamento de tensão interfere muito na performance dos motores.
Cumprimentos,
José Silva
koutinho
Curioso
Curioso

Mensagem por koutinho »

Boa Tarde

Agradeço novamente o interesse e a ajuda

Koutinho
jasilva Escreveu:Presumindo que a fonte é de +/- 420W e, assim sendo, como necessita apenas de 7A no máximo, basta-lhe essa fonte para trabalhar sem problemas e sem grande trabalho a construir fontes. Verifique na sua fonte pois normalmente têm mais que um ponto de +12V, podendo obter daí os 24V e com corrente suficiente.
Agora fiquei aqui com uma duvida, com 2 linhas de 12 V não consigo os 24 certo? Estão as duas ao mesmo potencial, ou estou a ver mal a coisa??

Abraço

koutinho
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Contacto:

Mensagem por windstorm »

koutinho Escreveu:Boa Tarde

Agradeço novamente o interesse e a ajuda

Koutinho
jasilva Escreveu:Presumindo que a fonte é de +/- 420W e, assim sendo, como necessita apenas de 7A no máximo, basta-lhe essa fonte para trabalhar sem problemas e sem grande trabalho a construir fontes. Verifique na sua fonte pois normalmente têm mais que um ponto de +12V, podendo obter daí os 24V e com corrente suficiente.
Agora fiquei aqui com uma duvida, com 2 linhas de 12 V não consigo os 24 certo? Estão as duas ao mesmo potencial, ou estou a ver mal a coisa??

Abraço

koutinho
´não me parece que usando duas hipoteticas linhas de 12 volts se consiga os 24....

a maioria das fontes usam apenas uma linha de tensão para cada voltagem e aí ligam todos os fios amarelos(normalmente 11,7)volts
depois existem alguns modelos que têem para cada tensão uma linha directa e isso faz toda a diferença....
acho que existem alguns modelos que possuem diferentes reguladores para a mesma tensão mas nesse caso será nos 5 volts que é a tensão mais requisitada nos pc,s....

relativamente á fonte apresentado por mim é perfeitamente segura porque usa um regulador de tensão muito solido e potente com uma panoplia de protecçãoes incluidas...

depois se usares os transistors de potência que sugeri, então ficas com uma fonte á prova de bala e muito util em laboratorio porque vai de 1,3 volts aos 35 +-

claro que podes comprar por uns 15 euros uma fonte universal para portatil que nalguns modelos vai aos 24 volts

compas duas e pronto...assunto resolvido
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jasilva »

Boa tarde...

"Agora fiquei aqui com uma duvida, com 2 linhas de 12 V não consigo os 24 certo? Estão as duas ao mesmo potencial, ou estou a ver mal a coisa??"

Para se obterem os 24V tem que ser feita uma série dos dois circuitos de 12V. Ora, onde se obtêm os 24V será sempre entre os pólos negativo e positivo das extremidades da série (ver ficheiro anexo) e claro que o polo negativo não pode ser comum. Existem fontes ATX com ciruitos de saída independentes e, se for o caso, consegue obter os 24V apenas com uma fonte.
Em carga não teremos exactamente os 24V, poderemos ter um abaixamento de alguns Volt..., o que dependendo da aplicação poderá não criar qualquer problema. Ou então a fonte tem tensão de saída ligeiramente superior e quando submetida a uma carga aproxima-se do valor pretendido. (Ex, ainda hoje estive com uma fonte dessas que em vazio tinha 12,3V e quando submetida a uma carga de alguns Amper baixava para os 12/12,1V) Depende sempre da fonte com que se esteja a trabalhar...
Anexos
duas_fontes_tensao_em_serie.JPG
duas_fontes_tensao_em_serie.JPG (5.59 KiB) Visto 1467 vezes
Cumprimentos,
José Silva
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Contacto:

Mensagem por windstorm »

eu diria que no caso das fomtes comutadas ou reguladas, isso não poderia funcionar mas sim em pilhas...

este tipo de fontes usam reguladores de tensão e condensadores que em alguns casos não passam dos 16V....
Ora mesmo que injectes os doze volts no negativo da segunda fonte, não me parece que o regulador da segunda fonte suba a tensão para o dobro....

nas baterias sim é possivel porque existe uma sequençia de sectores que vão passando de uns para os outros somando as respectivas tensões de cada um...

nas fontes isso não me parece possivel porque os reguladores não deixarão passar mais que a tensão para que foram ajustados ou concebidos...

depois tens o problema dos condensadores da etapa final que ao serem de 16 volts iriam explodir ao serem expostos a 24v.

é de facto uma boa questão a que colocaste e está a despertar-me interesse na medida que tambem usa esse tipo de fontes para diversos fins...

ha muito tempo que opero radio transmissões e estas fontes desenrrascam mas nem sempre...

verifica os seguintes links...
http://www.wikihow.com/Discussion:Conve ... wer-Supply
http://www.ea4nh.com/articulos/fuente/fuente.htm
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Contacto:

Mensagem por windstorm »

estive a trocar ideias com um amigo engenheiro que me disse que existe a possiblidade de virtualmente ter os 24 volts...

o principio das fontes em serie que falas faz sentido....

pelo que estivemos a falar, ligas o negativo a usar em uma das fontes e os 12volts no negativo da outra fonte usando a saida da ultima fonte (12v) como positivo (24v)...

até aqui trata-se de uma serie simples mas claro que pode haver distorção harmonica e por isso deves usar um osciloscopio para verificar se a onda tem problemas....

exite tambem outra possiblidade que é usar a linha -12v com a +12 volts mas tem um problema que só debita 0,9A
testa e posteia aqui os resultados :)
Responder

Voltar para “Dúvidas”