Boas.
É permitido utilizarem-se condutores flexíveis em quadros eléctricos sem recurso a terminais próprios? Ou seja é permitido ligar um condutor flexível directamente a um disjuntor por exemplo sem utilizar terminal na ponta do condutor???
condutores flexíveis em quadro eléctrico
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Re: condutores flexíveis em quadro eléctrico
Se é permitido ou não, não sei, mas tecnicamente não fica uma ligação muito boa. Eu não aconselho, nem o faço.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
joaoosvaldo Escreveu:Boas.
É permitido utilizarem-se condutores flexíveis em quadros eléctricos sem recurso a terminais próprios? Ou seja é permitido ligar um condutor flexível directamente a um disjuntor por exemplo sem utilizar terminal na ponta do condutor???
joaoosvaldo Escreveu:Boas.
É permitido utilizarem-se condutores flexíveis em quadros eléctricos sem recurso a terminais próprios? Ou seja é permitido ligar um condutor flexível directamente a um disjuntor por exemplo sem utilizar terminal na ponta do condutor???[/
Sim é permitido desde que seja aplicada ponteira de ligação ou ponta de ligação estanhada, não é permitida a ligação do condutor sem cumprir estes requisitos, e já agora deixe-me acrescentar que na electrificação de quadros, em que há necessidade de utilizar secções como por exemplo 50mm2, facilita bastante o trabalho.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Pois era a ideia que tinha, que apenas é permitido com a utilização de ponteiras de ligação / terminais apropriados. Obrigado.Josecalado Escreveu:joaoosvaldo Escreveu:Boas.
É permitido utilizarem-se condutores flexíveis em quadros eléctricos sem recurso a terminais próprios? Ou seja é permitido ligar um condutor flexível directamente a um disjuntor por exemplo sem utilizar terminal na ponta do condutor???joaoosvaldo Escreveu:Boas.
É permitido utilizarem-se condutores flexíveis em quadros eléctricos sem recurso a terminais próprios? Ou seja é permitido ligar um condutor flexível directamente a um disjuntor por exemplo sem utilizar terminal na ponta do condutor???[/
Sim é permitido desde que seja aplicada ponteira de ligação ou ponta de ligação estanhada, não é permitida a ligação do condutor sem cumprir estes requisitos, e já agora deixe-me acrescentar que na electrificação de quadros, em que há necessidade de utilizar secções como por exemplo 50mm2, facilita bastante o trabalho.