Viva colegas,
Tenho colega meu que tem um motor de rega, com pistões, que trabalha a 220V. O problema dele é que a pressão é demasiado alta e por isso queria reduzi-la.
Como tem um transformador de 110V em casa, "pensei" que poderia rodá-lo a 110 em vez de 220. Rodando mais devagar e consequentemente diminuir a pressão. MAS, se ao rodar a 110V não vamos reduzir a frequência para 25hz, como acontece nos variadores de frequência. Assim vai rodar à mesma velocidade, a produzir a mesma pressão, mas a consumir o dobro da amperagem? Certo?
Cumps,
Bruno
Motor de 220V para 110V
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Motor de 220V para 110V
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Motor de 220V para 110V
Boas "BLima"
"Tenho colega meu que tem um motor de rega, com pistões, que trabalha a 220V. O problema dele é que a pressão é demasiado alta e por isso queria reduzi-la."
Para reduzir a pressão tens que aumentar o diâmetro da saída
"Como tem um transformador de 110V em casa, "pensei" que poderia rodá-lo a 110 em vez de 220."
Errado, não podes por a 110 o que nasceu para 220 sem alterares a bobinagem
"Rodando mais devagar e consequentemente diminuir a pressão. MAS, se ao rodar a 110V não vamos reduzir a frequência para 25hz, como acontece nos variadores de frequência. Assim vai rodar à mesma velocidade, a produzir a mesma pressão, mas a consumir o dobro da amperagem? Certo?"
Certo, tensão é uma frequência é outra.
Com o variador vais ter menos rotação (menos caudal, menos pressão), cuidado com os Hz abaixo de 30.
Cump.
Mário
"Tenho colega meu que tem um motor de rega, com pistões, que trabalha a 220V. O problema dele é que a pressão é demasiado alta e por isso queria reduzi-la."
Para reduzir a pressão tens que aumentar o diâmetro da saída
"Como tem um transformador de 110V em casa, "pensei" que poderia rodá-lo a 110 em vez de 220."
Errado, não podes por a 110 o que nasceu para 220 sem alterares a bobinagem
"Rodando mais devagar e consequentemente diminuir a pressão. MAS, se ao rodar a 110V não vamos reduzir a frequência para 25hz, como acontece nos variadores de frequência. Assim vai rodar à mesma velocidade, a produzir a mesma pressão, mas a consumir o dobro da amperagem? Certo?"
Certo, tensão é uma frequência é outra.
Com o variador vais ter menos rotação (menos caudal, menos pressão), cuidado com os Hz abaixo de 30.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boa tarde,
Não seria mais vantajoso e eficaz colocar uma válvula redutora de pressão à saída da bomba? Até porque com a válvula é-lhe permitido regular para a pressão pretendida...
Não seria mais vantajoso e eficaz colocar uma válvula redutora de pressão à saída da bomba? Até porque com a válvula é-lhe permitido regular para a pressão pretendida...
Cumprimentos,
José Silva
José Silva
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva colegas,
Obrigado pelas dicas. De facto uma válvula é o melhor sistema.
Fiquei apenas com uma pequena dúvida. Ao rodar com os 110V, o consumo do motor não iria aumentar "teoricamente" para o dobro? Para manter a mesma potência?
Obrigado,
Bruno
Obrigado pelas dicas. De facto uma válvula é o melhor sistema.
Fiquei apenas com uma pequena dúvida. Ao rodar com os 110V, o consumo do motor não iria aumentar "teoricamente" para o dobro? Para manter a mesma potência?
Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
Boas "jasilva"
"Não seria mais vantajoso e eficaz colocar uma válvula redutora de pressão à saída da bomba? Até porque com a válvula é-lhe permitido regular para a pressão pretendida..."
Atenção que a bomba é de pistão. Não se pode instalar uma válvula redutora.
"Fiquei apenas com uma pequena dúvida. Ao rodar com os 110V, o consumo do motor não iria aumentar "teoricamente" para o dobro? Para manter a mesma potência?"
Sim, se o motor fosse de 110/220, irias ligar em 110 e claro, o consumo ia para o dobro de 220 com a mesma potencia e rotação
Cump.
Mário
"Não seria mais vantajoso e eficaz colocar uma válvula redutora de pressão à saída da bomba? Até porque com a válvula é-lhe permitido regular para a pressão pretendida..."
Atenção que a bomba é de pistão. Não se pode instalar uma válvula redutora.
"Fiquei apenas com uma pequena dúvida. Ao rodar com os 110V, o consumo do motor não iria aumentar "teoricamente" para o dobro? Para manter a mesma potência?"
Sim, se o motor fosse de 110/220, irias ligar em 110 e claro, o consumo ia para o dobro de 220 com a mesma potencia e rotação
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas tardes, colega "Mário".
Efectivamente não tinha reparado que estavamos a falar de uma bomba de pistões. Agradeço a rectificação.
Dependendo do modelo da bomba, sei que existem algumas em que se pode variar o caudal (alterando o curso dos pistões), no entanto mesmo que fosse o caso não resolveria o problema de "pressão" do colega "BLima". Nesta situação a alternativa (e é a única coisa que pode ser feita para ter resultados directos) é mesmo alterar a área de passagem da água (diâmetro do tubo).
Efectivamente não tinha reparado que estavamos a falar de uma bomba de pistões. Agradeço a rectificação.
Dependendo do modelo da bomba, sei que existem algumas em que se pode variar o caudal (alterando o curso dos pistões), no entanto mesmo que fosse o caso não resolveria o problema de "pressão" do colega "BLima". Nesta situação a alternativa (e é a única coisa que pode ser feita para ter resultados directos) é mesmo alterar a área de passagem da água (diâmetro do tubo).
Cumprimentos,
José Silva
José Silva
- Mário
- Team Apoio
Boas "jasilva"
Tambem não sei porque uma bomba de pistão para rega, se calhar é a que está mais à mão.
Cump.
Mário
Tambem não sei porque uma bomba de pistão para rega, se calhar é a que está mais à mão.
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva,
Obrigado pelas dicas pessoal.
De facto Mário era o que estava mais à mão para o meu colega.
Cumps,
Bruno
Obrigado pelas dicas pessoal.
De facto Mário era o que estava mais à mão para o meu colega.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno