Fibra optica multimodo numa instalação Industrial
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Fibra optica multimodo numa instalação Industrial
Bom dia,
SAbemos a obrigatoridade de usar apenas FO monomodo em instalações ITED.
A minha questão é numa instalação industrial pode-se usar multimodo?
Pretende-se levar sinais do Posto Seccionamento para uma central de Cogeração através de um cabo de fibra optica e a minha duvida prende-se com a utilização deste cabo que envio em anexo.
Respeita a legislação? Não fala na categoria mas isso é importante neste caso?
SAbemos a obrigatoridade de usar apenas FO monomodo em instalações ITED.
A minha questão é numa instalação industrial pode-se usar multimodo?
Pretende-se levar sinais do Posto Seccionamento para uma central de Cogeração através de um cabo de fibra optica e a minha duvida prende-se com a utilização deste cabo que envio em anexo.
Respeita a legislação? Não fala na categoria mas isso é importante neste caso?
- Anexos
-
- fibra.pdf
- (269.47 KiB) Transferido 126 vezes
Re: Fibra optica multimodo numa instalação Industrial
O ITED-2 ou ITED-RNG, apenas permite fibras monomodo.
Na minha opinião isso não são infra-estruturas ited, isso faz parte das instalações de processo ou apoio ao processo industrial, onde podemos ter todo o tipo de sinais e redes de apoio, ethernet, foundation fieldbus etc. Portanto julgo que sim. A utilização das fibras monomodo é obrigação para as ited.
Cumps
Cumps
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
E as caracteristicas do cabo que envio em anexo é adquado?
Existe alguma caracteristica que devo ter em atenção?
Parece que não há consenço relativamente a usar as regras do ITED numa instalaçõa industrial. Que vos parece?
Existe alguma caracteristica que devo ter em atenção?
Parece que não há consenço relativamente a usar as regras do ITED numa instalaçõa industrial. Que vos parece?
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boas;
O manual, é bem claro..apenas monomodo;
Contudo, dado o "caso" em questão, o melhor será mesmo ligares para a ANACOM e tirares as dúvidas, mas, à primeira vista, acho que só mesmo monomodo...vê a tab. 56 no maual!
Abraço
O manual, é bem claro..apenas monomodo;
Contudo, dado o "caso" em questão, o melhor será mesmo ligares para a ANACOM e tirares as dúvidas, mas, à primeira vista, acho que só mesmo monomodo...vê a tab. 56 no maual!
Abraço
Ferreira Cruz
Com certeza que a Anacom não entendeu que tipo de instalação é.
Cumps
Cumps
Boa Noite
Infelizmente mais uma vez o ITED 2 esta quase vocacionada apenas para o uso residencial e quase nada fala dos restantes tipos de instalaçoes. Pelo que percebi do manual apenas tens de levar fibra monomodo ao PD. A partir dai a instalação pertence ao cliente. O técnico responsavel pode achar que a melhor solução podesser a fibra multimodo. Estamos a falar de uma istalaçao Industrial e nao de habitaçoes. Estas instalaçoes nao sao para ver TV mas sim para produzir algo.
cumprimentos,
Mário Antunes
Infelizmente mais uma vez o ITED 2 esta quase vocacionada apenas para o uso residencial e quase nada fala dos restantes tipos de instalaçoes. Pelo que percebi do manual apenas tens de levar fibra monomodo ao PD. A partir dai a instalação pertence ao cliente. O técnico responsavel pode achar que a melhor solução podesser a fibra multimodo. Estamos a falar de uma istalaçao Industrial e nao de habitaçoes. Estas instalaçoes nao sao para ver TV mas sim para produzir algo.
cumprimentos,
Mário Antunes
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Eu penso que nao é permitido MM no ITED, logo essas ligaçoes em MM nao podem constar do projecto de ITED, e serao executadas como uma rede extra.
e porque esse pavor da fibra monomodo? é melhor, mais distancia, hipoteses de no futuro suportar mais velocidades que a multimodo... é um pouco mais cara, e pouco mais dificil de trabalhar...
é o mesmo que os cabos RG59, foram proibidos neste ITED. sao de qualidade inferior, e ha melhor no mercado por pco mais €..
E por ser para trabalhar, e nao pra ver tv, podem precisar mais velocidade de trafego, mais imunidade, e mais distancia. antes de chegar ao uso domestico a fibra ja era usada ha muito tempo no mundo empresarial.
e porque esse pavor da fibra monomodo? é melhor, mais distancia, hipoteses de no futuro suportar mais velocidades que a multimodo... é um pouco mais cara, e pouco mais dificil de trabalhar...
é o mesmo que os cabos RG59, foram proibidos neste ITED. sao de qualidade inferior, e ha melhor no mercado por pco mais €..
E por ser para trabalhar, e nao pra ver tv, podem precisar mais velocidade de trafego, mais imunidade, e mais distancia. antes de chegar ao uso domestico a fibra ja era usada ha muito tempo no mundo empresarial.
Eng. de electrónica e telecomunicações
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 fev 2010, 11:52
- Contacto:
Existe aqui uma confusão grande: são coisas distintas, uma rede empresarial e o ITED. No ITED usas monomodo, numa rede empresarial usas monomodo, multimodo OM1, OM2 ou OM3. O que quiseres, em função das necessidades técnicas. Fazes um sistema de Cablagem Estruturada, como definido na norma ISO/IEC IS 11801.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, essa norma já serve de base ao manual ITED não achas? as redes mínimo Cat.6 como está no manual ITED2, de onde achas que vêem os requisitos? já existem normas internacionais...
"ISO/IEC 11801
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
ISO/IEC 11801 é um padrão internacional ISO e é especificamente utilizado em sistemas de cabeamento em telecomunicações (cabeamento estruturado).Este padrão é apropriado para aplicações em larga escala. Além disso este padrão foi criado para utilização dentro de um único edifício ou em múltiplos edifícios próximos. Apropriado para ligações até 3 km, mas pode também ser aplicado para instalações fora desta escala. Cobre também as ligações de 1.2 gigahertz para o cabo e as aplicações de TV por satelite.
O padrão define diversas classes do cobre, que diferem na freqüência máxima para um determinado desempenho do canal é:
* Classe A: superior a 100 kHz
* Classe B: superior a 1 MHz
* Classe C: superior a 16 MHz
* Classe D: superior a 100 MHz
* Classe E: superior a 250 MHz (Cat.6)
* Classe F: superior a 600 MHz"
"ISO/IEC 11801
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
ISO/IEC 11801 é um padrão internacional ISO e é especificamente utilizado em sistemas de cabeamento em telecomunicações (cabeamento estruturado).Este padrão é apropriado para aplicações em larga escala. Além disso este padrão foi criado para utilização dentro de um único edifício ou em múltiplos edifícios próximos. Apropriado para ligações até 3 km, mas pode também ser aplicado para instalações fora desta escala. Cobre também as ligações de 1.2 gigahertz para o cabo e as aplicações de TV por satelite.
O padrão define diversas classes do cobre, que diferem na freqüência máxima para um determinado desempenho do canal é:
* Classe A: superior a 100 kHz
* Classe B: superior a 1 MHz
* Classe C: superior a 16 MHz
* Classe D: superior a 100 MHz
* Classe E: superior a 250 MHz (Cat.6)
* Classe F: superior a 600 MHz"
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 fev 2010, 11:52
- Contacto:
Por acaso, acho que não serve de base ao ITED. Deveria servir, mas perderam algo na tradução, para não dizer no entendimento, no conceito de uma rede fisica livre de aplicação. Na construção de plataformas, para hoje e para o futuro, que sejam application-independent. É algo que nunca perceberam em Portugal.
Sim, sempre defendi as normas internacionais. E talvez depois a EN 50173. E ando a lutar há muito tempo para o pessoal se guiar por elas, e deixar de lado a EIA/TIA quando faz testes nos Fluke, Ideal, antigos Microtest, ... Isto porque já dei muitas formações nesta área.
Eu sei o que é a ISO/IEC IS 11801. Tenho em meu poder uma versão original em papel da versão 2002, e uma versão em pdf da versão de 2008. Por isso a referi no meu post. É ao que me obriga o meu dia-a-dia.
Sim, sempre defendi as normas internacionais. E talvez depois a EN 50173. E ando a lutar há muito tempo para o pessoal se guiar por elas, e deixar de lado a EIA/TIA quando faz testes nos Fluke, Ideal, antigos Microtest, ... Isto porque já dei muitas formações nesta área.
Eu sei o que é a ISO/IEC IS 11801. Tenho em meu poder uma versão original em papel da versão 2002, e uma versão em pdf da versão de 2008. Por isso a referi no meu post. É ao que me obriga o meu dia-a-dia.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, concordo contigo em que o ITED2 tem situações a serem revistas que até algumas foram corrigidas em relação ao ITED1, até porque no ITED1 se podia utilizar fibras multi-modo e no ITED2 só mono-modo, entre outras situações, mas qualquer projecto novo ao abrigo do ITED2 não pode referir fibras MM, agora poderá haver outras maneiras de contornar o problema se por exemplo os activos existentes sejas para fibra MM, mas lá está não pode vir referido no projecto ITED2!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!