Esquentador electrico

sonia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 mai 2010, 19:19

Esquentador electrico

Mensagem por sonia »

Boa tarde.
Gostaria de adquirir um esquentador eléctrico da Junkers: http://www.junkers.com/pt/pt/ek/produto ... ricos.html
O problema está relacionado com a exigência de ter um quadro trifásico. Liguei para a EDP e disseram-me que poderia mudar o quadro de monofásico para trifásico, sem qualquer custo, e aumentar para uma potência máxima de 6.9. O que não me souberam explicar é se isso seria suficiente para aguentar o esquentador e restantes electrodomésticos.
O esquentador ficaria na cozinha, onde tenho igualmente uma máquina de roupa, loiça, microondas, forno e frigorífico. Sendo que as duas máquinas (roupa e loiça) nunca lavam em simultâneo.
Pretendo ainda brevemente adquirir uma placa de indução.
O que me aconselham? Posso avançar para o esquentador ou terei de me contentar com um termoacumulador?

Agradeço a vossa ajuda.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: Esquentador electrico

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
A conversão de monofásico para trifásico pode ser "sem custos", mas deve ter em atenção, que é mais facil Para que a instalação possa funcionar com um esquentador eléctrico, terá de distribuir a instalação eléctrica de forma a manter equilibradas as 3 fases(que passará a ter) de forma a que nenhuma ultrapasse os 10A.
No link do esquentador, não encontrei a potencia do mesmo, mas normalmente precisam de muita energia.Isso pode significar ter que manter desligados outros equipamentos enquanto usa água quente.
A solução, poderá passar por aumento de potencia, mas isso irá reflectir-se na taxa de potencia contratada, de forma mensal.
Eu em tempos ponderei comprar algo desse tipo, mas a potencia era 4.4Kw em monofásico. Ou seja, para usar esse aparelho, teria de assegurar-me que as maquinas de lavar estavam desligadas, nenhum radiador de aquecimento ligado, nada de cafeteira eléctrica ou micro-ondas, etc.
Esta é a minha forma de ver esses aparelhos, mas a decisão terá de ser tomada por si, após ponderar esta e outras opiniões que venha a ter.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
sonia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por sonia »

Obrigado pela sua resposta.
A potência que me indicaram é de 400V em trifásico.

Assim sendo, considera então o quadro de 6.9 em trifasico (rede não suporta superior), insuficiente?
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas
No link não mostra o de 6kw 3.4l/min e é o unico que dizem ser monofásico mas isto ia consumir cerca de 27A mas julgo que tambem da para ligar a trifásico o que não chegaria aos 9A por fase o que faz com que os 6.9 trifásicos sejam quase no limite so para alimentar o esquentador para poder instalar este de 6kw necessitava pelo menos de 10.35 trifásicos 15A por fase e mesmo assim o resto da instalação tinha que ser bem distribuida pelas 3 fases para nunca ultrapassar o limite.

13,1 l/min 24kw

11,5 l/min 21kw

9,8 l/min 18kw

3,4 l/min 6kw
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Nestas coisas não me concidero pessimista, mas consideraria outra alternativa como um cilindro por exemplo.
cump.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Sim essa será uma das alternativas. Mas para quem tiver um compartimento com ligação para o exterior onde possa meter um acumulador de chão com bomba de calor imcorporada que têm muito menos consumo e bastaria passar 2 tubos de 200 mm em aluminio flexivel para o exterior um para trazer o ar e outro para levar.
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Mensagem por Pollux »

No mesmo site está uma resposta ao problema, que apenas depende do valor que está disposta a gastar.

Se optar por um miniMaxx Hydropower não precisa de electricidade para nada porque o esquentador funciona com um hidrogerador, ou seja, quando abrir a torneira a água que percorre o esquentador liga-o automáticamente.

Eu tenho um cá em casa e até ao momento estou perfeitamente satisfeito.

Na minha opinião, alterar uma instalação por causa de um esquentador, só pelo trabalho que dá mais vale ter um com hidrogerador.

Cumprimentos.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Sim mas para o miniMaxx Hydropower percisa de gás e como o poste inicial não fala nessa possibilidade é porque não têm ou não quer (digo eu ??) e se tiver a possibilidade de meter gás natural menos mal porque se for GPL ao preço que está vai um dinheirão todos os meses.
O meu conselho é que quem tiver espaço para colocar uma bomba de calor que não exite na hora de optar por um sistema destes têm um custo inicial maior mas vai ser rentável a médio prazo e não é tão poluidora como um aparelho de queima.

Apostem nas energias limpas a natureza agradece.
sonia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por sonia »

Muito obrigado pela vossa ajuda. Já estou devidamente esclarecida sobre o assunto.

Acrescento que existe ligação de gás mas como não é natural, é caríssimo. Daí a ideia de mudar para electricidade e jogar com o bi-horário. Todavia, já percebi que tal não é viável devido à potência requerida pelo aparelho.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

sonia Escreveu:Muito obrigado pela vossa ajuda. Já estou devidamente esclarecida sobre o assunto.

Acrescento que existe ligação de gás mas como não é natural, é caríssimo. Daí a ideia de mudar para electricidade e jogar com o bi-horário. Todavia, já percebi que tal não é viável devido à potência requerida pelo aparelho.
Boas.
Se a ideia e jogar com o bi-horário, o ideal será mesmo o termo-acumulador. Pode ser ligado a um interruptor horário que o permita funcionar apenas nos periúdos da noite, guardando a água para quando for necessária. Tenho esse sistema de relógio instalado em casa de um familiar, para gerir o funcionamento das maquinas de lavar/secar roupa, bem como do aquecimento da água(no caso, como é uma vivenda, tem termo-acumulador de 500l, permite vários banhos com o aquecimento apenas nas horas de vazio).
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

So para terem uma ideia de uma bomba de calor

1/4 energia elétrica + 3/4 temperatura ambiente = 4/4 de energia produzida

Fundamentos da bomba de calor

1. Qual a magia por trás da bomba de calor?
Tudo começa com o sol. O sol aquece a nossa atmosfera e a camada exterior da crusta terrestre. Num ano, a energia enviada pelo sol para a Terra é 50 vezes superior ao consumo total de energia no nosso planeta. Isto torna o sol numa enorme e interminável fonte de energia.
Nos dias ensolarados, podemos sentir a energia térmica do sol na nossa pele. Mas na realidade, existe sempre muita energia térmica no ar, mesmo em dias frios de inverno e até de noite. E não apenas na Florida ou no Sul da Europa, mas inclusive em países como a Suécia ou a Noruega onde milhares de lares já possuem bombas de calor.

2. Então porque é que as pessoas hesitam?
As bombas de calor permanecem um mistério para a maioria das pessoas. O conceito de troca de calor a partir de uma fonte fria para um interior frio pode não ser intuitivo para todos numa primeira análise.

3. Como funciona?
Uma bomba de calor apenas necessita de uma fonte de calor (ar exterior), dois permutadores de calor (um para absorver e outro para libertar o calor) e uma relativamente pequena quantidade de energia motriz para manter o sistema em andamento. Uma bomba de calor extrai energia térmica do ambiente.
No caso do Altherma™, a fonte é o ar exterior. A bomba extrai energia a uma certa temperatura, aumenta essa temperatura e liberta-a num meio que, no caso do Altherma é a água que vai para os radiadores de baixa temperatura, sistema de chão radiante ou unidades ventilo-convectoras. Entre estes dois meios, o calor é movido por intermédio de um fluido de trabalho.

4. Compressor – o coração da bomba de calor
À medida que o fluido de trabalho passa pelo evaporador e extrai calor do ar, muda de fase e torna-se um gás. Aqui é onde o compressor entra. Quando comprimimos um gás, a energia térmica no gás é comprimida conjuntamente com as moléculas e em resultado disso, a temperatura sobe. Se enchermos os pneus de uma bicicleta, podemos sentir o ar no seu interior a aquecer, através da borracha.
No interior da sua casa o segundo permutador de calor entra em acção quando o gás comprimido entra no condensador, uma superfície que está mais fria que o gás. Finalmente, o gás condensa e liberta o calor – o calor que aquece a sua casa.

Falta acrescentar que tambem aquece aguas sanitárias.
Anexos
Fundamentos da bomba de calor.docx
(32.16 KiB) Transferido 149 vezes
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

No exemplo que foi dado, uma potência eléctrica de 250W dava origem a uma potência térmica de 1000W.

Se saem 1000W e entram 250W, temos um "rendimento" de 400%.

Este "rendimento" designa-se por Coeficient of Performance (COP).

Se estivéssemos a usar um sistema de aquecimento baseado numa resistência eléctrica, esse rendimento seria 100% (aproximadamente).

É por causa disto que um sistema com Bomba de Calor é muito mais eficiente, sendo a melhor escolha.

Cumprimentos,

MP
Anexos
BC.png
BC.png (142.07 KiB) Visto 4390 vezes
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
chip
Curioso
Curioso
Registado: 28 abr 2010, 17:57

Mensagem por chip »

sonia Escreveu:Muito obrigado pela vossa ajuda. Já estou devidamente esclarecida sobre o assunto.

Bom dia

Permita-me informá-la de outro equipamento (chuveiro eléctrico), os aparelhos tradicionais "esquentadores, termoacumuladores, bombas de calor", têm um desperdício de energia na ordem dos 60% imediatos. Por norma estes aparelhos estão distantes do local onde se vai desfrutar do efeito (água quente) certo? no mínimo o gasto de água ronda em média os 4litros até ter água á temperatura pretendida, para não falar do gasto em gás. Enfim conte com o desperdício de 60%.

O chuveiro eléctrico (aparelho que uso há pelo menos 42 anos), é colocado à saída da torneira, é suportado pelo próprio tubo (inox), um circuito directo ao quadro com secção de 2,5mm. Não precisa pedir aumento de potencia à EDP porque o consumo é de 3,6KW, ou seja +ou-16A, chega perfeitamente (O DPC da EDP não dispara se tiver em conta de não haver aparelhos de consumo superior a 700W na altura do banho), tarifa biorária (banhos em hora de vazio) e voilá, investimento e poupança garantidos.

De referir ainda o seguinte o desperdício de energia é práticamente nulo, uma vez que assim que abre a torneira tem instântaniamente água quente, podendo regular a temperatura desta com aumento ou diminuição do caudal na torneira da água.

Se quiser saber mais alguma coisa sobre este aparelho, não hesite, post.

Cumprimentos
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

Sem dúvida que o chip tem razão: há desperdício de energia quando a canalização não tem isolamento térmico adequado!

E não é desprezável: se esta canalização estiver no exterior as perdas podem ser importantes. Caso a canalização esteja dentro dos elementos da construção essas perdas não são tão grandes, embora pesem bastante. Depende, como já referi, do tipo de isolamento térmico.

O valor de 60% é que pode não ser exactamente assim! Têm que ser feitos cálculos, os valores não são feitos a "olho".

Quem projecta um sistema solar térmico, por exemplo, tem que estar atento a estes pormenores!

O RSECE (Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização dos Edifícios) obriga ainda a que todas as redes de transporte de fluidos e respectivos acessórios e componentes devem estar térmicamente isolados, e ter barreira contra vapor no caso das tubagens de água arrefecida, devendo as espessuras de isolamento obedecer aos valores mínimos definidos no Anexo III, em função da dimensão dos componentes a isolar, do tipo de isolamento e da temperatura do fluído em circulação.

Coloco as tabelas do regulamento e as notas:
Tabela.jpg
Tabela.jpg (106.96 KiB) Visto 4381 vezes
NOTAS:

1) Tubagens e acessórios – os diâmetros indicados são sem isolamento.

2) As espessuras são válidas para um isolamento com condutibilidade
térmica de referência, ref λ , de 0,040 W/(m.K) a 20 ºC. Se forem utilizados
isolamentos com condutibilidade térmica diferente, a espessura deve ser
corrigida na proporção directa do respectivo λ em relação ao valor de
referência atrás indicado.

3) Quando os componentes estiverem instalados no exterior, às espessuras
é adicionado como mínimo 20 mm para os fluidos frios nos casos em que
D>60 mm, e 10 mm nos restantes casos de fluidos quentes e frios.

4) Quando o fluido estiver a temperatura inferior à do ambiente, deve ser
evitada a formação de condensações superficiais e intersticiais mediante
utilização de barreira anti-vapor.

5) Para tubagens enterradas, pode justificar-se no projecto uma solução
diferente da aqui exigida.

6) Exceptuam-se destes requisitos as tubagens de redes de água quente
sanitária sem circulação permanente em anel, em fracções autónomas
destinadas à habitação em edifícios sem sistemas centralizados, dado que a
sua utilização é muito pontual.

A solução do "esquentador instantâneo" resulta apenas para um local restrito: não é solução para alimentar uma fracção no seu todo (cozinha, casas de banho, etc.).

Cumprimentos,

MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas

Em relação ao que o chip diz sobre o desperdicio de agua pode acontecer se não houver retorno de agua.
Para que um sistema de AQS funcione sem grandes perdas de energia temos que ter em consideração o seguinte:

1: O tipo de tubo a aplicar nem todos são bons condutores térmicos

2: O isolamento dos tubos é muito importante como ja referiu o Miguel P

3: O aparelho que aquece a agua deve estar o mais próximo e centralizado possivel dos locais de consumo

4: Deve haver um retorno de AQS de volta ao ponto de partida para que não haja o tal desperdicio de água quando se abre a torneira mas este retorno so deve funcionar quando haja previsão de consumo de AQS (por exp: controlado por um relógio)

5: No caso de se aplicar o retorno a tubagem de AQS deve ser ligada em cascata e desde o ultimo ponto de consumo de volta ao ponto de partida para que a AQS esteja o mais próximo de todas as torneiras.

6: No caso de agua ser aquecida num acumulador deve-se aplicar na saida uma misturadora termostática e definir nesta a temperatura de saida mais baixa possivel para assim poupar ao máximo a água acumulada (exp: se precisamos de AQS a 35 graus para que vamos envia-la a 55 graus só se for para aquecer os tubos e desperdiçar energia.

7: Etc, etc, etc...

Em relação aos 60% de desperdicio imediato acho um pouco exagerado (exp: durante um banho consumo cerca de 50lt de AQS mas 5 destes 50lt foram desperdiçados até que a AQS chega-se a torneira com a temperatura desejada estamos a falar numa perda de 10% mas acrescentemos-lhe mais 3% de perda na transição da AQS até ao local de consumo durante o banho como muito 15% de perda.)
Agora imaginem que a agua foi aquecida atravez de uma bomba de calor que pode chegar a ter rendimentos na ordem dos 400% os 15% de perda são insignificantes.
Uma das vantagens da AQS por acumulação é que a temperatura nunca vai variar em função do caudal e vice-versa enquanto que nos aparelhos de aquecimento instantâneo isso nunca vai funcionar muito bem.
Responder

Voltar para “Dúvidas”