Quadro Electrico de Refeitorio

Responder
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Quadro Electrico de Refeitorio

Mensagem por Rocha_28359 »

Boa tarde,

Venho por este meio solicitar a vossa ajuda se for necessario, tenho de fazer o esquema de um quadro electrico de um refeitorio alguem já fez algo parecido???

Cumprimentos,
Pedro
Cumprimentos
Rocha
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Re: Quadro Electrico de Refeitorio

Mensagem por CF,Lda »

Olá Pedro.
Para podermos avaliar melhor a situação precisamos de saber se o refeitório já está em uso ou se é instalação nova, se é só refeitório ou se tem (vai ter) cozinha, que tipo de equipamentos tem (vai ter)...

Cps
A. Castro

Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde,

Venho por este meio solicitar a vossa ajuda se for necessario, tenho de fazer o esquema de um quadro electrico de um refeitorio alguem já fez algo parecido???

Cumprimentos,
Pedro
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

Viva Castro,

O refeitorio é novo e vai ter cozinha com os equipamentos todos ( fritadeira, frigorifico, maquina de lavar loiça, etc).

Não sei como fazer o quadro electrico meto cada maquina no seu disjuntor? Como faço com o interruptor diferencial meto só um ou varios??

Tive a fazer as contas das corrente necessarias das maquinas e são baixas, exemplo a fritadeira tem uma potência de 6000W em trifasico por isso dá uma corrente de 10A

Precisava de um exemplo para tirar umas ideias....

Cumprimentos,
Rocha
Cumprimentos
Rocha
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Boa tarde.

Deve utilizar uma protecção para cada equipamento adquada à carga desse equipamento. Antes de fazer o esquema é de todo conveniente saber que equipamentos vão ser ligados nessa instalação e respectivas potências para calculo da aparelhagem e secção dos fios e cabos eléctricos.
Mais informo que se essa instalação convém que seja planeada e executada de acordo com as regras estabelecidas na lei e por técnicos habilitados para o fazer, mesmo que não seja alvo de uma inspecção, para não ter dores de cabeça à posterióri. É que, hoje em dia, a tendência, em caso de problemas, é ir em cima de quem planeou e de quem executou...

Cps
A. Castro
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

Desde já agradeço a sua ajuda, vou ter em atenção ao que me referiu

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde, queria deixar-lhe aqui a minha ajuda aconselho-o a utilizar um interruptor de corte geral dimensionado ao total das correntes envolvidas, depois utilize protecção diferencial de 30 mA a proteger 2 a 3 circuitos, e assim sucessivamente não esquecendo sempre de ter em conta as intensidades que circulam por estes equipamentos, as vantagens têm a ver com futuros problemas principalmente de defeitos de isolamento garantindo desta forma a selectividade. O quadro a utilizar deve ser da classe II com IP55, procure da marca Hager ou Merlin Gerin.

Cumprimentos,

J. Calado

Cumprimentos,
Pedro
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”