Duvida!

Responder
pet
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 jul 2008, 12:29
Been thanked: 3 times

Duvida!

Mensagem por pet »

Boa tarde a todos.

Tenho uma duvida e agradeço a quem me possa ajudar, num sistema fotovoltaico de microgeração na portinhola o cabo dessa mesma microgeração liga a uma das fases, pois a habitação tem uma alimentação trifásica, quando se mede as fases no quadro da habitação (com o sistema de microgeração ligado) a fase onde está ligado o sistema está mais alta cerca de 10 a 15V. Porquê que isto acontece?

Obrigado.
fjcfernandes
Curioso
Curioso
Registado: 16 jan 2010, 02:21

Re: Duvida!

Mensagem por fjcfernandes »

Boa noite,

Isso pode ser derivado a vários factores.

Já verificou se isso se mantém quando o sistema esta desligado (tipo a noite depois as 22h30min.)?

Quais as tensões das 3 fases?

Há mais sistemas montados nessa zona?

Um sistemas, por si só, não me parece que vá provocar tanta diferença, mas normalmente provoca alguma diferença, aumentado a tensão na fase onde está a injectar, mas não nessa ordem de valores.

Cpts
chip
Curioso
Curioso
Registado: 28 abr 2010, 17:57

Re: Duvida!

Mensagem por chip »

Boas

Penso que tem a haver com o que a estação fotovoltaica está a meter na rede, para tal acontecer a tensão produzida é cerca de +-30% mais "alta".

Neste tipo de sistemas por norma o que a estação produz, não é para consumir, ela pôe na rede.
e a EDP paga um X pelos KWh fornecidos.

No caso de não haver rede da EDP então são usadas baterias para armazenamento de energia e consumo próprio.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”