Duvida Termo de Responsabilidade

Responder
ruicunha2
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2008, 22:25

Duvida Termo de Responsabilidade

Mensagem por ruicunha2 »

Boa tarde colegas,

Foi me pedido que elabora-se uma declaração de conformidade ITED de uma moradia já existente, de 1950, para que o proprietário entrega-se esta declaração ao Banco, onde pediu o empréstimo.
Como nunca me pediram isto, gostaria de saber se alguém já passou este tipo de declaração, e onde me posso basear em termos legais para fazer esta declaração.
Esta moradia não tem projecto, porque também na altura não era necessário.

Cps

RC
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Re: Duvida Termo de Responsabilidade

Mensagem por Cipriano »

E o banco está lhe a pedir isso? A instalação da moradia ainda é RITA certo? Julgo que a pessoa não tem de entregar nada disso num banco para pedir um empréstimo. Normalmente o que eles pedem é as plantas da casa e não as especialidades.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
ruicunha2
Curioso
Curioso

Mensagem por ruicunha2 »

É o banco que está a pedir. Ainda esta executado pelo Rita. Pelo que o proprietário me diz, a casa sofreu alterações que não estão no projecto inicial da casa, e o banco para lhe emprestar toda a quantidade de "money", necessita de todas as declarações de todas as especialidades se não só lhe empresta uma parte do total.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

1950.... essa moradia ainda é anterior ao RITA, como tal nem certificado tem!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
pmdferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 fev 2010, 15:09

Mensagem por pmdferreira »

Boas, penso que o que estão a pedir é um termo de execução atestando a conformidade da instalação com o projecto e com o regulamento ITED ou Rita.

Talvez o procedimento correcto seja, caso não exista qualquer infra-estrutura de telecomunicações na casa, executar o RITA (BPA + 1 Tomada). Depois arranjar 1 planta limpa da casa, e desenhar a rede instalada. Depois disto devemos testar a rede e medir o valor de terra pra ver se está tudo conforme. Junta-se as ditas plantas com um documento camarário que ateste a idade da casa e faz-se o dito termo de execução com a opção RITA. (Ver anexo)
Anexos
Termo_ited_execucao.doc
(50 KiB) Transferido 163 vezes
xmassas
Curioso
Curioso
Registado: 06 nov 2007, 23:43

Mensagem por xmassas »

Caros,
se a casa é 1950 e já está mais que pronta, neste momento o propreatário já teria o crédito todo liquidado e não a pedir agora.

Aparte do comentário acima, parece-me bastar a licença de utilização (vulgo licença de habitabilidade) para justificar toda a conformidade da Moradia.
Cumprimentos,
Xmassas

Já dizia um vizinho meu há uns bons anos atrás:
" Aí, ó menino olha que a electricidade é tramada, morde sem nós a vermos" :D :D :D :idea:
ruicunha2
Curioso
Curioso

Mensagem por ruicunha2 »

Boas,

em virtude da casa estar a ser adquirida por outra pessoa, e uma parte da casa não está licenciada, é que o banco está a pedir de todas as especialidades, das instalações eléctricas o caso está resolvido, o proprietário está a remodular tudo, em relação ao ITED, vou seguir o concelho do colega pmdferreira, que desde já agradeço a informação e também aos colegas que têm dado a sua opinião. Enviei também um email á anacom, a pedir esclarecimentos sobre esta situação, que aguardo a resposta.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Creio que o banco quer é a licença de "habitação" porque sem ela não fazem escritura. Dado que o imovel é anterior a 1960 "creio que foi o ano da alteração" têm que mencionar que não existe licença de habitação.
Os bancos para se precaverem (não fazem "nem podem fazer" escritura sem licença de habitação) o que representa que têm que pedir na câmara a licença de habitação e esta "em algumas zonas" quer tudo como se fosse habitação nova "ited, electricidade, aguas, esgotos, termica, acustica, e ainda podem pedir de estabilidade.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”