Acompanhamento da obra

xmassas
Curioso
Curioso
Registado: 06 nov 2007, 23:43

Acompanhamento da obra

Mensagem por xmassas »

Bom dia,
Nas vossas memórias descritivas fazem alguma referência ao dever do dono de obra vos comunicar a evolução da obra para que possam fazer o devido acompanhamento?
Relativamente ao acompanhamento como fazem no que respeita aos honorários, cobram no projecto ou à posteriori ao dono de obra directamente?
Cumprimentos,
Xmassas

Já dizia um vizinho meu há uns bons anos atrás:
" Aí, ó menino olha que a electricidade é tramada, morde sem nós a vermos" :D :D :D :idea:
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Re: Acompanhamento da obra

Mensagem por Cipriano »

O melhor é ligares para a ANACOM, pois julgo que o projectista não tem de acompanhar a obra segundo eles. Informação de um colega meu que falou com a ANACOM e foi o que lhe foi dito.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
xmassas
Curioso
Curioso

Mensagem por xmassas »

Bom dia,
eu sei dessa obrigatoriedade de acompanhar a obra, o problema é sei menciono na MD a necessidade do dono de obra me informar do começo e evolução da mesma.
Cumprimentos,
Xmassas

" Aí, ó menino olha que a electricidade é tramada, morde sem nós a vermos" :D :D :D :idea:
rsmpmc
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2009, 00:52

Mensagem por rsmpmc »

Muito bom dia caros colegas, de acordo com o decreto-lei 258/2009 de 25 de Setembro, encontra-se é bem esclarecedor quais as obrigações do projectista, não restando qualquer dúvida que o acompanhamento de obra é da responsabilidade do projectista.
Quanto à comunicação do andamento da obra não menciono nada na MD, no entanto transmito ao Director Técnico (Eng.º Civil responsável) para me transmitir o andamento dos trabalhos de modo a programar as visitas.
Quanto aos honorários, já incluo no valor do projecto 2 visitas á obra em causa.

Artigo 69.º
Obrigações do projectista ITED
1 — Constituem obrigações do projectista ITED:
a) Elaborar projectos de acordo com o artigo 70.º e as
normas técnicas aplicáveis;
b) Disponibilizar ao dono da obra e ao ICP -ANACOM
o termo de responsabilidade previsto no artigo 66.º;
c) Assegurar, por si ou por seu mandatário, o acompanhamento
da obra, assinalando no respectivo livro de obra
o andamento dos trabalhos e a qualidade de execução da
mesma, bem como a confirmação final, obrigatória, no
respectivo livro, de que a instalação se encontra de acordo
com o projecto.

Bom Trabalho

Luís Dias
moxeh
Curioso
Curioso
Registado: 15 jul 2008, 20:01

Mensagem por moxeh »

Bom dia, já falei com a ANACOM por várias vezes nomeadamente um fiscal e com um formador de ITED do IEP e todos dizem o mesmo, o Projectista não têm que ir a obra, só em caso de ser responsável pela obra, ou seja, todos nós sabemos que nem todos os electricistas têm habilitações para realizar instalações de ITED com este novo Regulamento, e como tal não podem assinar o termo de execução, então os electricistas contratam um Engenheiro para poder assinar o termo de execução e ai sim o Engenheiro deve acompanhar a obram, mas tinha que na altura ter-se inscrito na ANACOM como Instalador e Projectista. Isto é um do exemplos que está acontecer.
Ah é verdade não sei se sabiam mas se tiver duvidas técnicas de Projectos ou Instalações podem ligar para o IEP e serão esclarecidas na hora se a pessoa responsável estiver disponível, sendo o IEP uma entidade formadora certificada pela a ANACOM.
Cumprimentos
Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Ramo de Energia.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

Boa tarde, amigo moxeh desculpe lá... o amigo sabe ler!? Não vê o que o amigo rsmpmc postou!?? esta lá escrito preto no branco as obrigações do projectista e se tiver duvidas é só consultar o DEC LEI, agora bem para aqui dizer que fulano tal disse não sei o que!!! Amigo moxeh se existissem dúvidas no DEC LEI essas opiniões que salientou ainda eram validas agora o DEC LEI não suscita qualquer dúvida por isso é cumprir o que lá está.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
rsmpmc
Curioso
Curioso

Mensagem por rsmpmc »

caros colegas,

Partilho da opinião do colega José Silva, caso o Dec-Lei não fosse suficientemente esclarecedor, até poderiamos levar em conta a informação dos técnicos ou fiscais da ANACOM, no entanto o Dec-Lei não deixa qualquer dúvida em relação ás obrigações do projectista.

Por isso quando somos abordados para fazer um projecto ITED temos que ter em conta essas obrigações e claro ter em conta todas as despesas que isso obriga (Deslocações, mão de obra, responsabilidade)

Obraço.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

[quote="rsmpmc"]caros colegas,

Partilho da opinião do colega José Silva, .....
João Silva :wink:
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
rsmpmc
Curioso
Curioso

Mensagem por rsmpmc »

Caro colega, peço imensas desculpas pelo lapso cometido............

Uma pequena confusão apenas.

Abraço

Luís Dias
xmassas
Curioso
Curioso

Mensagem por xmassas »

Boas Noites,
Mas digam-me lá fazem referencia na MD à necessidade de o dono de obra vos inforrmar do andamento da mesma ou não?
Cumprimentos,
Xmassas

gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

eu pessoalmente não faço referência a isso.

tu és livre de o fazeres!

seja como for, perante a lei, faças ou não referência a isso, o projectista é obrigado a acompanhar a obra
(ou seja, sem que ninguém o mande, uma vez que é uma tarefa inerente à função de projectista, conforme o estipulado na Lei)
Learning is the goal!!
carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Mensagem por carteiro »

Na maioria das vezes bem sabemos que a obra começou.
nunoski
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2008, 01:31
Has thanked: 1 time

Mensagem por nunoski »

Porque é que tem de ser o projectista a acompanhar a obra e não outra pessoa com a devida competência técnica ligada à Execução?

Concordo que para determinadas obras ITED mais complexas(hotéis, escolas, condomínios fechados, etc...) faça todo sentido o acompanhamento do projectista, mas para uma moradia unifamiliar ou um simples espaço comercial não faz sentido...
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37

Mensagem por carlos_cfr7 »

se o projectista nao tem competencia tecnica ligada à execuçao nao pode ser um bom projectista.. é claro que o projectista nao precisa saber abrir roços.. mas a alguns fazia falta saber..

isso cai no mesmo das moradias e pequenos edificios nao precisarem de projecto.. ainda mais se a certiel deixar de existir...
se nao houver alguem que tenha conhecimentos profundos das regras tecnicas, em cima do instalador, eles assinam como se estivesse tudo bem, mesmo nao estando, desde que funcione e recebem o €€, siga... nao podemos generalizar, é verdade, mas na pratica acontece mt...
Eng. de electrónica e telecomunicações
ferrocha
Curioso
Curioso
Registado: 21 abr 2010, 19:57

Mensagem por ferrocha »

Eu começo a questionar a necessidade de existência de um director de obra e de um director e fiscal de obra (sim, porque estão previstas as duas identidades). Se estas figuras existem, não deveria ser pelo menos o director de obra o respon~sável por fazer cumprir os projectos? Pode não estar por dentro de todas as especiallidades, mas concerteza saberá (ou deveria saber) interpretar um projecto.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”