Comando central de Portões Eléctricos

Responder
rsmpmc
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2009, 00:52

Comando central de Portões Eléctricos

Mensagem por rsmpmc »

Muito boa tarde a todos,

Gostaria de saber se algum dos colegas tem um esquema de ligação de portões automáticos com comando local e à distância, Trata-se de um Motel em que tem 50 garagens individuais (1 para cada quarto) e o cliente pretende que na recepção seja possivél a abertura e fecho de cada um dos portões de forma individualizada e que permita a abertura e fecho de todos os portões em simultâneo. Para além do comando á distância, cada garagem terá um comando local para o portão automático da mesma.

Bastante urgente, a obra já se encontra em execução.

Bom trabalho

Melhores cumprimentos

Luís Dias
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Re: Comando central de Portões Eléctricos

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Mas os automatismos dos portões ja estão instalados??
Tente descrever melhor em que ponto de construção se encontra a obra.
Normalmente todos os automatismos permitem o seu controlo a distância via radio ou atravez do fecho de um contacto entre dois fios que tanto pode ficar no local como pode ser colocado noutro sitio qualquer desde que haja a possibilidade de passar os fios.
rsmpmc
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2009, 00:52

Mensagem por rsmpmc »

Muito Bom dias,

A obra encontra-se na fase de entubamento, pelo que a grande questão nesta fase ressume-se à passagem da tubagem para que permita esse tipo de controlo (Controlo local e à distância de todos os portões, o controlo à distância deverá permitir o controlo de todos os portões em simultâneo e o controlo individual), tenho conhecimento que esse controlo poderá ser efectuado via rádio, no entanto o cliente não pretende esse tipo de controlo.

Se tiver algum esquema deste tipo de controlo agradecia que envia-se o meu email é rsmpmc@hotmail.com

Bom trabalho

Luís Dias
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

A minha sugestão é mesmo passar um tubo desde cada do motor directo a uma caixa, tipo uma central, tendo colocado um tubo directo de casa um dos motores ai depois já pode fazer o que quizer, através por exemplo de programação por qutómato para controloar o fecho automático de todos os portões, ou mesmo por exemplo tão simples como ter um botão de presão para casa motor e ter um outro botão de presão que abre e fecha todos os portões!Este é mesmo o mais simples.

Alguma dúvida electro.rádio.estrela@gmail.com
Pedro Mendes
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas
A melhor solução sera como diz o pedro mendes passar um tubo de cada automatismo até uma caixa central e depois dessa caixa passar um tubo que permita enfiar bastantes condutores até a recepção.
Em relação ao tipo de comando que pode aplicar futuramente pode haver várias alternativas se quiser recorrer a domótica ou electrónica pode resolver o problema com "meia dúzia de condutores" entre a caixa central e a recepção ou então pode sempre fazer um painel de comando na recepção com 50 pulsadores mini do genero botão de esferográfica que encontra com facilidade em qualquer loja de componentes electrónicos e enfiar no minimo 51 fios sendo um deles comum a todos os comandos e os outros 50 um para controlar cada um dos automatismos mas tenha em atenção um promenor muito importante: É que normalmente os automatismos funcionam com comando passo a passo pulsa e abre e volta a pulsar e fecha isto em modo manual mas como a instalação em causa e um hotel de certeza que da recepção não a contacto visual para as garagens e pode acontecer que a determinada altura não se saiba se um portão está aberto ou fechado para isto seria necessário colocar uns fins de curso em cada portão e atravez de mais alguns fios enviar esta informação até ao painel na recepção que podia ser visualizada atravez de por exp: uns leds bicolor exp: led cor verde portão fechado, led cor amarelo portão aberto. Com os automatismos no modo de fecho automático so seria necessário dar ordem de comando para abrir e passado um determinado tempo o portão fecha automáticamente mas pode acontecer a seguinte situação: Exp: Cliente sai da recepção em direcção as garagens e entretanto o recepcionista da ordem de abertura da garagem onde este têm o carro mas o cliente por algum motivo atrasa-se no caminho e quando chega a garagem esta ja pode estar fechada e então têm que voltar de novo a recepção para que voltem a abrir a garagem.
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Contacto:

Mensagem por asena »

Caro Narciso,

há maneira de resolver essa situação, apenas com um cabo de no máximo 4 condutores + energia.

Tenha a bondade de me contactar em mensagem.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas asena

Antes de mais obrigado pela preocupação e vontade de ajudar e é bom saber que podemos contar com a ajuda dos outros utilizadores.

O post inicial foi colocado por o rsmpmc que pedia ajuda para este problema e eu admito que não serei a pessoa mais indicada para ajudar neste tipo de problema apesar de ter alguns conhecimentos quer na área dos automatismos quer na área da electrónica estas nunca foram as minhas áreas de serviço mas como qualquer uma delas se encaixa na resolução de problemas que por vezes se tornam complicados de resolver com simples componentes eléctricos e então temos que recorrer a estes meios neste caso em concreto ainda não tinha pensado em nada premorizado mas sei que com a eletrónica tudo isto se pode simplificar quer em numero de condutores quer na forma de a comandar quanto a eletrónica de programação não tenho muitos conhecimentos apesar de ter programador universal?? e alguns programas básicos mas nunca aprofundei muito a coisa por falta de tempo mas já instalei sistemas de video porteiro com 4 condutores mais coaxial que podem ser enderessados até 10.000 "zonas portanto "quase tudo é possivel".
Seria bom que este tópico fosse mais aprofundado eu falo por mim não sou eu que tenho este problema neste momento mas é sempre mais qualquer coisa que acrescentamos ao nosso conhecimento e que mais tarde nos pode ser útil.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”