Instalação de quadros

JoniT
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2009, 17:54

Instalação de quadros

Mensagem por JoniT »

Boa tarde,

Preciso da vossa ajuda para saber se é obrigatório a instalação de quadros pequenos para o seguinte:

Tenho um recinto industrial com vários edificios principais, nomeadamente edificios administrativos. Para além disso tenho pequenas casas de controlo com cerca de 2m2 de área. Nessas pequenas casas tenho iluminação, tomadas e ventilação.
Sou obrigado a instalar um quadro eléctrico nessas pequenas casas ou posso levar as respectivas alimentações a partir de um quadro de serviços comuns nunm dos edificios principais?

Obrigado pela vossa ajuda.

Cumps.

João
JoniT
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2009, 17:54

Re: Instalação de quadros

Mensagem por JoniT »

Já obtive resposta através das regras técnicas:

801.1.1.4 — Quadro de entrada.
801.1.1.4.1 — Cada instalação eléctrica deve ser dotada
de um quadro de entrada.
801.1.1.4.2 — No caso de uma mesma instalação eléctrica
servir edifícios distintos, cada edifício deve ser dotado,
em regra, de um quadro, que desempenhe, para esse
edifício, a função de quadro de entrada.
801.1.1.4.3 — Em casos especiais, nomeadamente em
instalações industriais complexas pode ser dispensada a
regra indicada na secção 801.1.1.4.2.

Portanto, em instalações industriais não é preciso instalar um quadro para cada casa pequena.

Cumps.

João
rickardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 out 2008, 17:39

Mensagem por rickardo »

Estou a fazer um bloco de um hospital, vou ter salas de operações em regime IT, a minha dúvida é se só preciso de um quadro para as 5 salas ou se preciso de um quadro para cada sala à saída do transformador de isolamento.
E estes quadros podem ficar numa sala própria ou têm de ficar na entrada da sala de operações?
RICARDO
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

rickardo Escreveu:Estou a fazer um bloco de um hospital, vou ter salas de operações em regime IT, a minha dúvida é se só preciso de um quadro para as 5 salas ou se preciso de um quadro para cada sala à saída do transformador de isolamento.
E estes quadros podem ficar numa sala própria ou têm de ficar na entrada da sala de operações?
Na minha opinião deve existir um quadro em cada sala de operações! Até porque os sistemas devem ser independentes para que um defeito numa das salas não afecte as outras salas de operações!!! Esta é a minha opinião vale o que vale!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
rickardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rickardo »

Acho que faz sentido, eu só queria saber como era legalmente.
Fiquei com outra dúvida, tenho que por um transformador de isolamento para cada sala ou posso por só um para as 5 salas? Faz mais sentido ter um para cada sala mas não tenho a certeza se deva por assim.
RICARDO
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

rickardo Escreveu:Acho que faz sentido, eu só queria saber como era legalmente.
Fiquei com outra dúvida, tenho que por um transformador de isolamento para cada sala ou posso por só um para as 5 salas? Faz mais sentido ter um para cada sala mas não tenho a certeza se deva por assim.
Sim na minha opinião também deve ser instalado um transformador por sala tal como uma UPS por sala! São nesse caso 5 sistemas independentes uns dos outros!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

rickardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rickardo »

Em relação às UPS estive a ler o caderno 4 da DGIES e pode ficar à nossa escolha ter uma UPS para vários TI ou uma para cada TI, é indeferente, só temos é de ter cuidado com as protecções.
RICARDO
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

E com os diferencias logo..do mesmo quadro
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por ecastro »

Viva

No caso em questão não existem Diferenciais.
Na minha opinião devem de ser colocados um quadro de isolamento por sala, em relação ás UPS naturalmente que se houver possibilidade de colocar , também, uma por sala seria o ideal por uma questão de selectividade, mas por questões tecnico/economicas, colocar uma geral ou uma para duas salas e outra para três salas, etc. são opções.
Considerando o factor económico e, por exemplo, o local/espaço/area tecnica que existe se permite a colocação de várias UPS ou apenas de uma.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

ecastro Escreveu:Viva

No caso em questão não existem Diferenciais.
Na minha opinião devem de ser colocados um quadro de isolamento por sala, em relação ás UPS naturalmente que se houver possibilidade de colocar , também, uma por sala seria o ideal por uma questão de selectividade, mas por questões tecnico/economicas, colocar uma geral ou uma para duas salas e outra para três salas, etc. são opções.
Considerando o factor económico e, por exemplo, o local/espaço/area tecnica que existe se permite a colocação de várias UPS ou apenas de uma.
De acordo com o ponto 801.2.1.1.9 das R.T.I.E.B.T. em todas as partes das instalações dos estabelecimentos recebendo público em que tenha sido adoptada a medida de protecção contra os contactos indirectos por corte automático da alimentação, os dispositivos de corte automático dos circuitos finais devem, independentemente do esquema de ligações à terra da instalação, ser diferenciais.

Ou seja, podem e devem existir diferenciais têm é de ser dimensionados de forma a não actuarem na situação de 1.º defeito com diferenciais de sensibilidade no mínimo 2 vezes superior à corrente de defeito.

No restante estou de acordo com o que o colega "ecastro" disse.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ecastro »

Viva

Naturalmente não posso estar em desacordo com o que referiu, mas...
As salas de um Bloco Operatório não serão, do meu ponto de vista, um local que recebe "público", mas um local onde se encontram pessoas instruídas (291.2) e não pessoas do público (291.3) como compreenderá.
Em relação á utilização de dispositivos diferenciais os B. O. que conheço não os aplicam, talvez por opção do projectista, mas também poderíamos tomar em consideração o ponto 413.1.5.5 b) e seu encaminhamento.
Com certeza que teremos mais opiniões sobre este assunto.
rickardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rickardo »

Tenho aqui mais uma dúvida, o quadro de comutação do sistema IT leva só os interruptores(do QE e da UPS) com encravamento e o TI ou leva mais alguma coisa?
RICARDO
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

ecastro Escreveu:Viva

Naturalmente não posso estar em desacordo com o que referiu, mas...
As salas de um Bloco Operatório não serão, do meu ponto de vista, um local que recebe "público", mas um local onde se encontram pessoas instruídas (291.2) e não pessoas do público (291.3) como compreenderá.
Em relação á utilização de dispositivos diferenciais os B. O. que conheço não os aplicam, talvez por opção do projectista, mas também poderíamos tomar em consideração o ponto 413.1.5.5 b) e seu encaminhamento.
Com certeza que teremos mais opiniões sobre este assunto.
Percebo o seu ponto de vista...e até estou de acordo em parte.

Mas na minha opinião deve existir diferencial desde que bem dimensionado e adequado à instalação visto que este trás um acréscimo de segurança ao sistema que neste tipo de instalação é o factor mais importante de todos (neste tipo de instalação o factor económico não deve pesar muito na minha opinião não se esqueçam que estão vidas em risco!!!).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ecastro »

Viva

Com certeza que a vida está em primeiro lugar e por isso mesmo temos que considerar que uma sala de operações ficar de repente “ás escuras” representa um enorme perigo, por isso e ainda em relação á utilização de dispositivos diferenciais no sistema IT em Blocos Operatórios e considerando a leitura do ficheiro em anexo (PDF) uma das interpretações que podemos fazer, na minha opinião, é que alem da sua utilização não ser obrigatória nem sequer será necessária desde que se cumpram determinadas condições, sendo algumas;
- Exista um controlador permanente de isolamento (CPI) que sinalize convenientemente a ocorrência do 1º defeito
- A instalação seja permanentemente assistida por pessoal qualificado que elimine o 1º defeito em tempo útil.
- A ligação equipotencial de todas as massas metálicas simultaneamente acessíveis.
Assim, se for possível aplicar no local todas as condições descritas no documento obtemos uma instalação em que a continuidade de serviço está amplamente assegurada, que é o factor mais importante para o caso descrito.
Junto envio também um exemplo do Q. E. tipo de uma sala de B. O. de instalações que conheço.
Anexos
IT.pdf
(127.25 KiB) Transferido 109 vezes
QI.jpg
(541.82 KiB) Transferido 80 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes