disjuntor da tomada da placa dispara

Responder
popeye
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 nov 2009, 16:46

disjuntor da tomada da placa dispara

Mensagem por popeye »

antes de mais, boas a todos, tenho uma placa vitroceramica que quando trabalha com até duas chapas funciona tudo normal quando ligo a terceira chapa ao fim de alguns segundos o disjuntor dispara. o disjuntor é de 16A.Será por causa do consumo?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: disjuntor da tomada da placa dispara

Mensagem por Mário »

Boas

A quase de certeza que é por isso.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

Bom dia,
uma placa de vitroceramica pode facilmente chegar aos 30A de consumo na potencia maxima, daí que á luz do regulamento ela deverá ser alimentada com um circuito de 4mm directo para ela e ser ligada por um sistema que não uma tomada de 16A normal
a maioria das placas já permite dividir a alimentação por duas ou três fases diferentes (ou circuitos)
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
popeye
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por popeye »

O fio da placa tem 2 fases ,2 neutros e 1 terra, eu só tenho tomadas com fios de 2,5mm e disjuntores de 16A.
Qual é a melhor maneira de a ligar? Será que se ligar 1 fase ,1 neutro e 1 terra a uma tomada e a outra fase e o outra neutro a outra tomada já não me dispara o disjuntor?
telmo34
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2010, 19:51

Mensagem por telmo34 »

popeye Escreveu:O fio da placa tem 2 fases ,2 neutros e 1 terra, eu só tenho tomadas com fios de 2,5mm e disjuntores de 16A.
Qual é a melhor maneira de a ligar? Será que se ligar 1 fase ,1 neutro e 1 terra a uma tomada e a outra fase e o outra neutro a outra tomada já não me dispara o disjuntor?
peço desculpa dois neutros ????????

voçe na placa tem duas entradas de corrente

uma para o isqueiro presumo e outra para a placa.

normalmente numa instalaço monofasica o neutro é comum logo o que voçe tem de dividir é a linhsa de corrente mas no caso de ser trifasica tera de separar o neutro do difrencial ao qual comresponde.

posso até nao ter entendido a questao mas penso que se trata de uma habitaçao normal logo é monofasica..

é apenas uma questao de dividir as fases de corrente.
popeye
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por popeye »

caro amigo telmo a placa é vitroceramica pois não tem isqueiro.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

telmo34 Escreveu:
popeye Escreveu:O fio da placa tem 2 fases ,2 neutros e 1 terra, eu só tenho tomadas com fios de 2,5mm e disjuntores de 16A.
peço desculpa dois neutros ????????

voçe na placa tem duas entradas de corrente

uma para o isqueiro presumo e outra para a placa.

normalmente numa instalaço monofasica o neutro é comum logo o que voçe tem de dividir é a linhsa de corrente mas no caso de ser trifasica tera de separar o neutro do difrencial ao qual comresponde.

posso até nao ter entendido a questao mas penso que se trata de uma habitaçao normal logo é monofasica..

é apenas uma questao de dividir as fases de corrente.
Boa tarde,
é normal estas placas terem dois neutros e até tres fases; podendo ser ligadas de diversas maneiras e a diversas tensões...
a ultima que instalei numa casa já antiga fui buscar dois circuitos de 16A ao quadro geral e alimentei a placa com dois cabos FVV 3G2.5, ou seja 'duas fases' e 'dois neutros' apesar da instalação ser monofasica.

Como o consumo total da placa pode chegar aos 7000W temos uma intensidade que pode ser cerca de 30A, se só utilizarmos um neutro de 2.5 mesmo com 'duas fases' a 2.5mm o neutro vai ser sempre sobrecarregado, daí existirem duas entradas de neutro na placa
MiToS
popeye
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por popeye »

muito obrigado amigo mitos, então sempre posso alimentar a placa com 2 circuitos ao seja ir buscar corrente a uma tomada e ligo 1 fase,1 neutro e 1 terra e ir buscar corrente a outra tomada e ligar a outra fase e o outro neutro, e penso que o problema está resolvido ,não é assim amigo mitos?
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

pode ser uma solução (um pouco rudimentar) mas é necessario que as tomadas estejam em circuitos diferentes senão ficas com o mesmo problema.
liga tambem as duas terras, para o caso de um dia desligares uma das tomadas teres a certeza que a placa está ligada á terra
MiToS
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Uma solução para o problema é se o circuito de alimentação à placa for directo do quadro retirar a tomada de 16A e colocar a ligação à placa realizada em caixa terminal fixa com bornes e desenfiar os condutores e colocar de 4 mm2 ou de 6 mm2 dependendo da potência da placa e depois subsituir o disjuntor por um de 25A ou de 32A também dependendo da potência da placa.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
popeye
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por popeye »

muito obrigado a todos, estou esclarecido. :D
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Meus amigos

Há uma coisa aqui que ninguém perguntou ao "popeye" :
-que tipo de instalação tem na casa (monofásica ou trifásica)
- qual o calibre do disjuntor geral da instalação
São pormenores importantes para poder orientar quem precisa de ajuda.
É que, se a placa for de 6 kw como já vi noutro tópico ou de 7kw como já vi escrito por aqui, se for instalação monofásica, estamos a falar de consumos na ordem dos 27A a 31,5A e nem todas as casas têm disjuntor geral deste calibre, pelo que distribuir os consumos por dois circuitos eléctricos pode não resolver a situação; e não podemos esquecer os outros electrodomésticos que também gastam Amperes.
Se a instalação for trifásica aí os consumos andarão na ordem dos 10 A por fase, mas o "popeye" terá que descobrir qual o fio de neutro e quais os fios de fase da sua placa sob pena de ter que comprar uma nova...
Cps
A.Castro
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”