Tomadas uso geral ligadas ao Q. dos elevadores
Tomadas uso geral ligadas ao Q. dos elevadores
Gostaria de saber se existe alguma norma que permita ou não permita que, por exemplo, exista na zona de garagem uma tomada de energia em zona de acesso ao publico que seja alimentada a partir do quadro do elevador?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Tomadas uso geral ligadas ao Q. dos elevadores
Dúvido muito que seja permitido já que como o próprio nome diz o quadro de elevador é para os equipamentos afectos ao elevador e nada mais!pitu Escreveu:Gostaria de saber se existe alguma norma que permita ou não permita que, por exemplo, exista na zona de garagem uma tomada de energia em zona de acesso ao publico que seja alimentada a partir do quadro do elevador?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Eu também acho estranho, mas tenho essa situação num projecto de execução.
A minha questão, e se existe alguma norma em que me possa apoiar para ter a certeza.
Alguem sabe a norma RTIEBT ou Regulamentos dos Elevadores?
A minha questão, e se existe alguma norma em que me possa apoiar para ter a certeza.
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
É possivel colocar tomadas de uso geral ligadas ao quadro do elevador, mas elas só devem servir a casa das máquinas e os poços dos elevadores, para fins de manutenção.pitu Escreveu:Eu também acho estranho, mas tenho essa situação num projecto de execução.
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
eu também nunca vi tomadas para usos gerais, ligadas aos Quadros dos Elevadores.
Mas sabem de alguma norma em que me possa basear??
Mas sabem de alguma norma em que me possa basear??
Vê o Decreto-Lei n.º 320/2002 de 28 de Dezembro: Estabelece o regime de manutenção e inspecção de ascensores, monta-cargas, escadas mecânicas e tapetes rolantes.
Mas, julgo não ser possível.
Mas, julgo não ser possível.
O Quadro do elevador terá uma saida para 1 tomada a instalar na casa das máquinas para a realização de serviços relativos ao elevador. Do quadro do elevador não pode retirar circuitos para instalações não pertencentes ao elevador. A legislação ou norma que pede será o Dec.-Lei 320/200, as normas 81/1 e 81/2, o Dec.-Lei 513/70 serão os mais importantes.