Potência a contratar para quadros de obras

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Potência a contratar para quadros de obras

Mensagem por Electro 99 »

Caros amigos,

Elaborei uma ficha electrotécnica para uma moradia, na qual consta uma potência contratada de 13,8 KVA.

A dúvida que tenho é se para o quadro de obras, para o arranque da construção da casa, terei que aplicar esta potência, ou terá que ser feita uma nova ficha Electrotécnica (com a potência adequada para o quadro de obras), tendo em conta que a obra passou da fase de licenciamento para a fase de execução?

Cumps,

Electro 99
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Potência a contratar para quadros de obras

Mensagem por Mário »

Boas

São coisas distintas.

"Elaborei uma ficha electrotécnica para uma moradia, na qual consta uma potência contratada de 13,8 KVA."

Esta é a potencia projectada para a moradia ter energia.

"o quadro de obras, para o arranque da construção da casa"

Por norma querem ramal de obras e um contador de obra, que não tem nada haver com o projecto da casa.
Até podes ter ramal definitivo para a vivenda e a EDP querer um ramal de obras com o respectivo contador de obras

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas

São coisas distintas.

"Elaborei uma ficha electrotécnica para uma moradia, na qual consta uma potência contratada de 13,8 KVA."

Esta é a potencia projectada para a moradia ter energia.

"o quadro de obras, para o arranque da construção da casa"

Por norma querem ramal de obras e um contador de obra, que não tem nada haver com o projecto da casa.
Até podes ter ramal definitivo para a vivenda e a EDP querer um ramal de obras com o respectivo contador de obras

Cump.
Mário
Olá Mário, tudo bem?

Obrigado pela tua resposta.

Então, vou ter que fazer uma nova ficha electrotécnica. Quais são os trámites legais nesta fase? Devo preencher uma ficha electrotécnica para ser entregue na EDP?

Abraço e obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

1º ligas para a Edp para saber se têm a potencia disponível. Vai lá um funcionário ver se é possível.
2º Eles de lá dizem-te o que tens que apresentar, (creio que é um termo de técnico de exploração da instalação, dado que é quadro de obras).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por eng_jersilva »

não precisas de ligar... vai directamente a edp com uma FE preenchida para a Potência que desejas (normalmante para obras é 20,7 Kva) levas 2 termos uma para execução e outra para exploração e pedes uma ligação para obras.

penso q é tudo.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

eng_jersilva Escreveu:não precisas de ligar... vai directamente a edp com uma FE preenchida para a Potência que desejas (normalmante para obras é 20,7 Kva) levas 2 termos uma para execução e outra para exploração e pedes uma ligação para obras.

penso q é tudo.
Nesta fase de arranque da obra já é necessário os termos de execução e exploração?

Já agora, se o electricista estiver inscrito na DGGE poderá assinar a ficha e os termos?
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por eng_jersilva »

Electro 99 Escreveu:
eng_jersilva Escreveu:não precisas de ligar... vai directamente a edp com uma FE preenchida para a Potência que desejas (normalmante para obras é 20,7 Kva) levas 2 termos uma para execução e outra para exploração e pedes uma ligação para obras.

penso q é tudo.
Nesta fase de arranque da obra já é necessário os termos de execução e exploração?
a algum tempo atras sim, actualmente pode ter mudado, se mudou ainda não sei de nada.

Já agora, se o electricista estiver inscrito na DGGE poderá assinar a ficha e os termos?
penso que sim
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"Nesta fase de arranque da obra já é necessário os termos de execução e exploração?"

Sim, mas é só para o contador de obras.

"Já agora, se o electricista estiver inscrito na DGGE poderá assinar a ficha e os termos?"
Sim se tiver o nivel III exploração

Cump.
Mário
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas

"Já agora, se o electricista estiver inscrito na DGGE poderá assinar a ficha e os termos?"
Sim se tiver o nivel III exploração
Existe alguma legislação onde eu possa consultar essa situação dos niveis de exploração?

Cumps,

Electro 99
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Não sei qual o artigo, mas sei que sempre que seja "obras, estaleiros, provisórias" tem que haver um responsável pela instalação (exploração).

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Dúvidas”