Sombreamento

Responder
pet
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 jul 2008, 12:29
Been thanked: 3 times

Sombreamento

Mensagem por pet »

Boa noite,

Caros colegas, tenho uma duvida e se alguém me poder ajudar fico agradecido.

É o seguinte, suponhamos que tenho duas string´s (filas; serie) de 9 módulos fotovoltaicos cada, e numa das string´s vou ter um sombreamento a partir de meio da tarde em 2 módulos fotovoltaicos, quais serão as perdas que irei ter no sistema? Ou como posso determinar essas perdas?
(Cada string liga directamente ao inversor)

Obrigado.
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: Sombreamento

Mensagem por LinceS@T »

pet Escreveu:Boa noite,

Caros colegas, tenho uma duvida e se alguém me poder ajudar fico agradecido.

É o seguinte, suponhamos que tenho duas string´s (filas; serie) de 9 módulos fotovoltaicos cada, e numa das string´s vou ter um sombreamento a partir de meio da tarde em 2 módulos fotovoltaicos, quais serão as perdas que irei ter no sistema? Ou como posso determinar essas perdas?
(Cada string liga directamente ao inversor)
Obrigado.
Vais perder a potência desses modulos, os módulos vão-se comportar como uma resistência que é atravessada pela corrente dos outros módulos, ficando sujeito a uma tensão inversa mais ou menos elevada e provocando o aquecimento que eleva a temperatura para valores que nalguns casos destroem o módulo. Neste caso os diodos by-pass tornam-se importantes para fazer o desvio das correntes.
Se tens dois módulos sombreados, se por exemplo forem de 180 W então perdes 360 W na produção, como já estás a meio da tarde a produção também e menor logo poderás perder um pouco menos dos 360 W.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”