Boa noite,
Caros colegas, tenho uma duvida e se alguém me poder ajudar fico agradecido.
É o seguinte, suponhamos que tenho duas string´s (filas; serie) de 9 módulos fotovoltaicos cada, e numa das string´s vou ter um sombreamento a partir de meio da tarde em 2 módulos fotovoltaicos, quais serão as perdas que irei ter no sistema? Ou como posso determinar essas perdas?
(Cada string liga directamente ao inversor)
Obrigado.
Sombreamento
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Re: Sombreamento
Vais perder a potência desses modulos, os módulos vão-se comportar como uma resistência que é atravessada pela corrente dos outros módulos, ficando sujeito a uma tensão inversa mais ou menos elevada e provocando o aquecimento que eleva a temperatura para valores que nalguns casos destroem o módulo. Neste caso os diodos by-pass tornam-se importantes para fazer o desvio das correntes.pet Escreveu:Boa noite,
Caros colegas, tenho uma duvida e se alguém me poder ajudar fico agradecido.
É o seguinte, suponhamos que tenho duas string´s (filas; serie) de 9 módulos fotovoltaicos cada, e numa das string´s vou ter um sombreamento a partir de meio da tarde em 2 módulos fotovoltaicos, quais serão as perdas que irei ter no sistema? Ou como posso determinar essas perdas?
(Cada string liga directamente ao inversor)
Obrigado.
Se tens dois módulos sombreados, se por exemplo forem de 180 W então perdes 360 W na produção, como já estás a meio da tarde a produção também e menor logo poderás perder um pouco menos dos 360 W.
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.