esquema para electrobomba

Responder
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

esquema para electrobomba

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas a todos venho aqui colocar uma questão que provavelmente já aconteceu a alguém e desde já agradeço a todos os que poderem ajudar.

Devem conhecer como e que funciona um quadro de uma electrobomba (submersível ou não) para tirar água de um poço, têm o relé de nível que protege a bomba de trabalhar em seco no caso de a água faltar no poço, tem o relé térmico que protege das subintencidades, etc. Mas não se costuma aplicar nada que proteja em caso de rotura total ou parcial do tubo de transporte da água o que pode sair MUITO CARO e paço a citar 3 casos onde isto aconteceu ou podia acontecer.

Caso 1: cliente ao receber factura da luz depara-se com a conta de 500 e tal euros para pagar quando habitualmente só pagava cerca de 60 euros e pensou só pode ser engano mas depois de confirmar os kWh consumidos viu que estavam certos então começou a ver de onde podia ter vindo tal consumo e é quando repara que a bomba nunca desliga mas a pressão da água está normal dai nunca se ter apercebido e então chama lá o electricista (meu colega) para ver o que se passava e foi quando ele viu que só podiam ser duas causas: a primeira podia ser a parte mecânica da bomba danificada e não atingir pressão suficiente para poder disparar o pressostato e a segunda podia ser uma fuga de água no tubo que vêm da bomba até ao auto clave e para confirmar isto fechou as válvulas de saída de água e desligou a bomba se a pressão baixa-se era o tubo furado e isto confirmou-se ou então teria que ser a bomba mas o tubo tinha rachado debaixo do chão e a água sumia-se no solo e não dava para ver onde era a fuga tiveram que ir descobrindo o tubo ate encontrar a fuga e não se sabe quanto tempo estive isto assim (bem era só fazer umas contitas entre a luz consumida a mais e o consumo da bomba para ter uma previsão)

Caso 2: cliente da pela falta de agua em casa vai ver o quadro eléctrico mas esta tudo ligado então lá vou eu ver o que se passa a primeira coisa foi confirmar que saía tensão para a bomba estava ok então medi o consumo aparentemente estava bem porque eu não sabia o consumo da bomba mas pensei se o consumo está normal deve estar a trabalhar só pode ser o tubo rebentado o que acabei por confirmar quando retirei a tampa do poço a agua andava numa agitação lá dentro tinha partido a válvula de retenção na saída da bomba e toda a agua bombeada ficava ali outra vez por sorte o cliente não passa muitas horas fora de casa e faz-lhe falta a agua do poço e assim não passou mais que 6 horas nisto.

Caso 3: cliente pede para ir ver o que se passa com a bomba que não tira agua há mais de uma semana mas como tinha água da câmara estava remediado e não considerou que fosse urgente resolver e nem se deu ao trabalho de desligar o disjuntor da bomba no quadro eléctrico (falta de informação?) quando lá cheguei verifiquei que as tensões de saída para a bomba estavam ok o consumo aparentemente normal e de agua nada e então pensei logo só pode ser o tubo rebentado como no caso anterior e é quando vou ver ao poço quando retiro a tampa começa a sair uma fumarada e o meu primeiro pensamento foi: "isto esta tudo a arder" mas logo percebi que não cheirava a queimado afinal era só vapor de agua mas era tanto que levou para ai 15 minutos ate se conseguir ver para dentro do poço e só depois e que deu para ver que a agua saía logo na saída da bomba e andava as voltas dentro do poço agora imaginem a bomba a trabalhar mais de uma semana sem parar dentro do poço aquilo mais parecia uma sauna e isto em pleno Dezembro numa aldeia de ponte lima onde a agua dos poços não deve ultrapassar os 7 graus mas esta devia estar a mais de 20 graus e neste caso foi o tubo que se soltou da ligação da bomba (talvez mau aperto) quando liguei a bomba depois de resolver a avaria o auto clave parecia mais um acumulador de agua quente de que fria como ficaram quentinhas aquelas paredes de inox. A conta da luz nunca cheguei a saber quanto foi mas no acerto que se segue deve-se notar a diferença.

Os poços do caso 2 e 3 têm cerca de 1.5 mt de diâm. e entre 10 e 15 mt de profundidade o que facilita a analise porque consegue-se ver tudo o que se passa lá dentro até ao fundo.

O que eu proponho e que tentemos arranjar uma forma de proteger um caso destes eu já tenho algumas ideias em mente que podem funcionar mas nunca testei mas como duas ou mais cabeças pensam melhor que uma só. "Venham daí essas ideias"
J.Vieira
Curioso
Curioso
Mensagens: 94
Registado: 20 set 2009, 18:37
Localização: Coimbra

Re: esquema para electrobomba

Mensagem por J.Vieira »

Viva,
Cara colega uma das soluções que por sinal já coloquei em prática é aplicar um pressostato de mínima, isto faz com que a bomba desligue sempre que a exista uma baixa pressão, fora da habitual de serviço, é como um suplemento de socorro.
Para activar possui um comando manual.
cump.
J. Vieira
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Re: esquema para electrobomba

Mensagem por Narciso Ferreira »

Também pensei nessa solução e para o caso de rotura total do tubo resolvia o problema mas esse pressostato tinha que ser colocado entre a bomba e a primeira válvula de retenção para que no caso de a rotura ser a saída da bomba funcionar a protecção porque a agua que esta a frente de uma válvula não vai recuar e ao não haver consumo de agua a pressão não vai baixar e isto pode ficar assim durante horas ou dias e a bomba vai ficar a funcionar e a isso podíamos acrescentar um temporizador para que o funcionamento fosse automático que o rearme manual não deixa de ser mais seguro porque assim temos que ir lá activar manualmente e ficamos a saber que aconteceu algo como por ex. na falta de luz gastarmos toda a água disponível depois temos que ir lá rearmar o circuito mas o problema e como apresentei no caso 1 não haver rotura total do tubo e então não há baixa de pressão talvez acrescentar um detector de caudal há saída do auto clave para confirmar que estamos a consumir agua e só no caso de isto se verificar então a bomba trabalha caso contrario não é claro que a isto (devemos ter que acrescentar um temporizador?) por causa do atraso de enchimento do auto clave.
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: esquema para electrobomba

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
A forma mais segura e que complemente todas as situações, passa por colocar um temporizador de por exemplo 30 minutos, ou 1 hora, a monitorizar o funcionamento da bomba.Num sistema de bombagem de poço, dificilmente há consumos contínuos de mais de 1 hora(mesmo que seja para rega ou outro fim). Se esse tempo for excedido, corta a bomba, sendo só possível o rearme de forma manual. Poderá instalar-se também um contador para contar as vezes que a bomba liga, e estipular uma média de ligações por hora. Se esse numero for excedido, provavelmente há uma fuga pequena no tubo.
A forma mais completa de protecção passa por ter 2 medidores de caudal. Um à saída da bom,a, e outro à entrada de casa. Sempre que existir um diferencial significativo de caudais, há ruptura no circuito. Esta forma não protege torneiras mal fechadas, ou roturas na instalação interna de casa.
Cada caso é um caso, e deve ser estudado em função das necessidades.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Re: esquema para electrobomba

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas a todos

Estas soluções podem perfeitamente servir para a maioria dos casos em geral e como diz o patinho feio e muito bem cada caso e um caso e deve ser bem estudado antes de partir para o trabalho.

Um dos problemas que existe na actualidade e que toda a gente quer ganhar dinheiro e dão orçamentos baixos para ficar com o serviço e depois é claro reduzem a quantidade e a qualidade dos materiais o mais possivel para poder ganhar algum e na hora de escolher o orçamento a maioria dos clientes não querem saber de promerores desde que funcione pode ser o mais barato so quando chega a hora das avarias e dos problemas como o de ter de pagar uma conta da luz que dava para pagar metade do custo de uma nova instalação(o custo mencioado depende da instalação em causa) então ja atam as mãos na cabeça e ja querem que faça aquilo da melhor maneira possivel não importa o preço e no final disto tudo devemos fazer esta pergunta ao cliente "quanto ganhou voçê com isto tudo" e ele de certeza que responde NADA (isto foi so um pequeno "desebafo") peço desculpa
carlosfjr
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 10 abr 2010, 23:59
Localização: Aveiro

Re: esquema para electrobomba

Mensagem por carlosfjr »

Boas
Eu cá em casa vou montar um temporisador, penso que é o melhor

Carlos Pereira
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Re: esquema para electrobomba

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas
Eu estou convencido que o temporizador devia ser obrigatóriamente colocado em todas as instalações mas no caso de ser uma pequena fuga de agua a proteção não vai ser muito eficaz a não ser que o temporizador tenha o tempo de enchimento do auto clave controlado quase ao segundo e no caso de este tempo ser ultrapassado desliga mas existe o problema de estar a haver consumo de agua no momento do enchimento e isto faz com que haja atraso no enchimento e assim o temporizador vai fazer protecção quando não devia para resolver este problema penso que so com um detector de caudal colocado a saida do auto clave para que quando esteja a haver consumo de agua este temporizador não entre em funcionamento
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”