Bom dia a todos , um familiar meu pretende colocar umas maquinas numa garagem que tem uma instalaçao electrica antiga, tem 10 amp trifasicos na qual nao vai ser sufeciente para as maquinas visto que 1 delas (um torno mequanico de 7,5kw) e uma (fresa de 3,75 kw)terei que alterar o quadro mas gostaria que me indicassem as protecçoes necessarias para estas duas maquinas e algumas precaucoes a ter .
obrigado.
Qual a proteçao necessaria
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 jul 2008, 22:59
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: Qual a proteçao necessaria
Para a máquina de 7,5 KW recomenda-se 4 m 2 e protecção de 25 A, já a outra 2,5mm^^ 2 e 20 A, no total sera conveiente um contrato de 3x30A----20,7 KVA ou 3x25A --16,5 KVA no minimo
Última edição por Duzia12 em 08 mar 2010, 19:18, editado 1 vez no total.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas "nuno miguel"
Pois é, vais ter que chamar um electricista, vais ter que pedir aumento de potencia, e tambem vais ter que saber se a Edp tem disponivel a potencia que queres (ramal).
Não te esqueças que depois ele quer ligar a máquina de soldar, e pode querer crescer em máquinas.
Cump.
Mário
Pois é, vais ter que chamar um electricista, vais ter que pedir aumento de potencia, e tambem vais ter que saber se a Edp tem disponivel a potencia que queres (ramal).
Não te esqueças que depois ele quer ligar a máquina de soldar, e pode querer crescer em máquinas.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Boas,
é necessário não esquecer que, principalmente no caso do torno mecânico, a execução de alguns trabalhos
obriga ao recurso a inversão de marcha.
Serve esta observação para lembrar que a protecção no quadro de distribuição nunca deve ser inferior
à protecção existente no quadro da própria máquina. (Calibre e curva de fusão).
ohmico
é necessário não esquecer que, principalmente no caso do torno mecânico, a execução de alguns trabalhos
obriga ao recurso a inversão de marcha.
Serve esta observação para lembrar que a protecção no quadro de distribuição nunca deve ser inferior
à protecção existente no quadro da própria máquina. (Calibre e curva de fusão).
ohmico
- Mário
- Team Apoio
Boas
Por norma os tornos mecânicos com essa potencia a inversão é por embraiagem, o motor roda sempre. Mas é bom saber se é ou não.
Cump.
Mário
Por norma os tornos mecânicos com essa potencia a inversão é por embraiagem, o motor roda sempre. Mas é bom saber se é ou não.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas
É como o comprimento dos cabos, como garagem estou a pensar em meia duzia de metros.
Cump.
Mário
Eu ia para os 30 Amp, porque se estiver a soldar não tem o torno ou a fresa a trabalhar, mas depende da máquina de soldar, porque algumas gastam bem, mas eles é que têm que disser o que vai trabalhar e as características dos equipamentos.Duzia12 Escreveu:E os calculos estao bem ou não?
É como o comprimento dos cabos, como garagem estou a pensar em meia duzia de metros.
Cump.
Mário