Motherboard DELL GX270

Responder
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Motherboard DELL GX270

Mensagem por BLima »

Viva colegas,

Tenho um problema nesta motherboard, pois ao ligar a ventoinha acelera até à velocidade máxima e depois o PC desliga-se. Numa board igual, mas sem avaria, ela roda mais devagar.

Já testei os condensadores electrolíticos com um medidor de ESR e deram todos ok.

Devo testar os condensadores fora da board? Existem outros componentes que eu possa testar?

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Re: Motherboard DELL GX270

Mensagem por windstorm »

já verificas-te se o dessipador do processador está bem encaixado e com massa termica sem estar seca?
parece mesmo ser um problema de aquecimento no processador....
relativamente aos condensadores....

não vas por valores de condensadores em vazio....
os fabricantes linxin actuais só produzem sucata no que toa a condensadores e transistores de potençia....falo por experiençia propria

por norma esse tipo de problemas não tem a ver com os condensadores da board a não ser que seja nitido a olho nu que se apresentam alterados (inchados) na parte superior...
mas isso por norma não acontece a não ser que seja um pc que trabalhe 24 sobre 24 e mesmo assim, pouco provavel...

deves ter o cuidado de usar uma fonte de alimentação de boa qualidade e de potençia adequada....se for o caso, com linhas independentes de 5v e 12v...

mas....
começa por verificar a correcta dessipação do processador
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Obrigado pelas dicas.

Vou começar por confirmar a pasta térmica e depois os condensadores. Tenho muitos que estão em paralelo e não sei se estão todos ok. Não apresentam nenhum sinal de estarem danificados, mas tenho que ter a certeza.

Quando falas de transistores de potência, estás a referir-te aos MOSFET's que estão na VRM(voltage regulation module) da board? Costumam entrar em curto?

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

BLima Escreveu:Obrigado pelas dicas.

Vou começar por confirmar a pasta térmica e depois os condensadores. Tenho muitos que estão em paralelo e não sei se estão todos ok. Não apresentam nenhum sinal de estarem danificados, mas tenho que ter a certeza.

Quando falas de transistores de potência, estás a referir-te aos MOSFET's que estão na VRM(voltage regulation module) da board? Costumam entrar em curto?

Cumps,
Bruno
referia-me a transistores de potençia de fontes de alimentação tipo 2n3055 etc....
os que existem no mercado atualmente são de má qualidade e curtam em poucos dias de trabalho....

no teu caso especifico trata-se de uma board Dell que costumam ser de muito boa qualidade e é pouco provavel que existam problemas a nivel de condensadores ou reguladores de tensão, mosfets et...
eu não iria por aí...
nem nas boards mais fracas tipo Asrock costumam ter problemas a nivel de reguladores de tensão ou fets ...já os condensadores....enfim

podes tambem ter um Overclooking feito e não te apercebes disso....
entra na bios do pc e carrega de defenições de fabrica da bios porque em caso de teres subido acidentalmente o clock do processador para alem do acietavel, a consequençia emediata é o aquecimento execivo e o crash enevitavel....
para entrar na bios pressiona logo no eniçio F2 ou Del e seleciona Load Default Seetings ...

verifica tambem os jumpers na board se estão correctamente configurados relativamente ao manual e processador...
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Nas quatro placas que tinha, duas era de facto a pasta térmica seca.

Nas outras duas os leds que ficam atrás da board nem acendem. Penso que tenho um problema na VRM.

Penso que os transistores não estão em curto pois a fonte não para. Pode ser que estajam abertos. Posso testar os MOSFET com um multimetro ou corro o risco de danificá-los?

Obrigado pela ajuda.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Responder

Voltar para “Discussão Informática”