5 condutores para a iluminação de segurança
5 condutores para a iluminação de segurança
ola a todos,
Após o contacto com uma entidade da certiel que vou omitir o nome, uma das correcções que ele disse para eu efectuar no projecto era que tinha de colocar 5 condutores(ex: H1VV-U5G1.5mm2).
Eu gostava de saber se alguem tem conhecimento de quando se deve usar 5 condutores para iluminação de segurança?
Após o contacto com uma entidade da certiel que vou omitir o nome, uma das correcções que ele disse para eu efectuar no projecto era que tinha de colocar 5 condutores(ex: H1VV-U5G1.5mm2).
Eu gostava de saber se alguem tem conhecimento de quando se deve usar 5 condutores para iluminação de segurança?
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
Re: 5 condutores para a iluminação de segurança
Só necessitarás de 5 condutores quando a alimentação é feita a partir de dois circuitos diferentes.Ybu Escreveu:ola a todos,
Eu gostava de saber se alguém tem conhecimento de quando se deve usar 5 condutores para iluminação de segurança?
Por exemplo de teres: Energia Socorrida, um qualquer banco com baterias, etc
Se a luminária tiver o tal kit (com bateria), só necessitas de 3 condutores.
Então não percebo poruqe mandou-me ele efectuar dessa forma, porque não tenho forma socorrida.uterrorista Escreveu:Só necessitarás de 5 condutores quando a alimentação é feita a partir de dois circuitos diferentes.Ybu Escreveu:ola a todos,
Eu gostava de saber se alguém tem conhecimento de quando se deve usar 5 condutores para iluminação de segurança?
Por exemplo de teres: Energia Socorrida, um qualquer banco com baterias, etc
Se a luminária tiver o tal kit (com bateria), só necessitas de 3 condutores.
Cumrpimentos
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
O nosso amigo Ybu, que defina ou dê mais detalhes do sistema projectado...mpinto Escreveu:Deve estar a referir as linhas de telecomando
bem...
ainda ha bem pouco tempo de deparei com essa situação e realmente agora são preçisos 5 fios devido ao telecomando...
se bem que no esquemas que estão no PDF que vou postear não exista terra..
verfica aqui os esquemas
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=7&t=6542
ainda ha bem pouco tempo de deparei com essa situação e realmente agora são preçisos 5 fios devido ao telecomando...
se bem que no esquemas que estão no PDF que vou postear não exista terra..
verfica aqui os esquemas
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=7&t=6542
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
penso não ser possível utilizar o mesmo cabo para os 220V e para o telecomando, uma vêz que se trata de circuitos distintos com tensões e protecções também distintas.
ohmico
penso não ser possível utilizar o mesmo cabo para os 220V e para o telecomando, uma vêz que se trata de circuitos distintos com tensões e protecções também distintas.
ohmico
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Possível não parece, mas projectado é. Estou a executar uma GRANDE obra(ops..uma obra grande) e todos os letreiros de saída ou kits autónomos ligam com cabo de 5 condutores, sendo 2 deles para o telecomando.
Se o telecomando será de tensão reduzida, se funciona por corrente ou de outro modo, ainda não sei. Sei que as armaduras são caríssimas, e o telecomando julgo ser da mesma marca das armaduras...
Pelo que já me disse um inspector de certificação, o importante é a instalação estar conforme o projecto.Se estiver errado, a responsabilidade é do projectista,(incluindo a de suportar as correcções).
Posto isto, basta fazer como está no projecto e não deverá ter problemas
Abraço
OFFTOPIC: para se ver o absurdo em alguns projectos: Tenho um circuito de iluminação exterior, que será com apenas uma luminaria de 54w, a 42 metros do quadro geral, e está pedido enfiamento a 3*2.5mm. Quedas de tensão existem, mas serão assim tantas com uma armadura?
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
De acordo com a Certiel (contacto telefónico com técnico) só é permitido efectuar a alimentação e o telecomando da iluminação de segurança quando o fabricante das luminárias de segurança o permita. Agora vá-se lá saber que fabricantes permitem tal solução.
Eu costumo fazer o telecomando em cabo separado, precisamente devido á questão da diferença de voltagem, agora cada caso(a) é um(a) caso(a).
Cumprimentos.
Eu costumo fazer o telecomando em cabo separado, precisamente devido á questão da diferença de voltagem, agora cada caso(a) é um(a) caso(a).
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
Boas,
RTIEBT
528- Vizinhança com outras canalizações.
528.1- Os circuitos dos domínios de tensão I e II não devem ser incluídos nas mesmas canalizações eléctricas, excepto se cada cabo for isolado para a maior das tensões existentes na canalização ou se for adoptada uma das medidas seguintes:
a) Cada condutor de um cabo multicondutor for isolado para a maior das tensões existentes no cabo.
etc.
Por aqui tudo bem. Como será no caso vertente em que se pode tratar de uma tensão alterna e outra contínua? terá ficado esquecido?
Se calhar é por isso que agora atiram para o fabricante!?
ohmico
RTIEBT
528- Vizinhança com outras canalizações.
528.1- Os circuitos dos domínios de tensão I e II não devem ser incluídos nas mesmas canalizações eléctricas, excepto se cada cabo for isolado para a maior das tensões existentes na canalização ou se for adoptada uma das medidas seguintes:
a) Cada condutor de um cabo multicondutor for isolado para a maior das tensões existentes no cabo.
etc.
Por aqui tudo bem. Como será no caso vertente em que se pode tratar de uma tensão alterna e outra contínua? terá ficado esquecido?
Se calhar é por isso que agora atiram para o fabricante!?
ohmico
Penso que as linhas de telecomando devem ser sempre em cabo separado. Uma das razões deve-se ao facto de um telecomando poder comandar, no mínimo, mais de sessenta blocos e estes podem estar ligados em quadros eléctricos diferentes. No entanto pode ser usado apenas um telecomando. Quanto a questão do fabricante autorizar, ou não, o telecomando... bem, se o bloco permite telecomando, autoriza, se não permite, não pode autorizar.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
mpinto Escreveu:Penso que as linhas de telecomando devem ser sempre em cabo separado. Uma das razões deve-se ao facto de um telecomando poder comandar, no mínimo, mais de sessenta blocos e estes podem estar ligados em quadros eléctricos diferentes. No entanto pode ser usado apenas um telecomando. Quanto a questão do fabricante autorizar, ou não, o telecomando... bem, se o bloco permite telecomando, autoriza, se não permite, não pode autorizar.
Cumprimentos.
Boas,
o sublinhado será verdade?
ohmico
Se tiveres, por exemplo, um quadro geral e um ou vários parciais, cada qual com n circuitos de iluminação de emergência e blocos de saída. O que eu digo, é k podes ter apenas um telecomando para todos os blocos. Não sei se é essa a dúvida. O telecomando EE910 hager dá para 120 blocos autónomos e há alguns para muito mais. Não vejo a utilidade da coisa se não fosse como eu digo.
-
- Técnico Dedicado
Boas,
presume-se que a existência de quadros parciais se justifica pela necessidade de seccionar, por zonas ou áreas, a instalação de um edifício ou fábrica, etc.
Em consequência a iluminação de segurança será repartida pelos referidos quadros parciais de cada área, portanto o comando das armaduras terá que
obedecer à mesma filosofia, para além de que não podem existir aparelhos com cabos de ligações vindos de quadros independentes.
ohmico
presume-se que a existência de quadros parciais se justifica pela necessidade de seccionar, por zonas ou áreas, a instalação de um edifício ou fábrica, etc.
Em consequência a iluminação de segurança será repartida pelos referidos quadros parciais de cada área, portanto o comando das armaduras terá que
obedecer à mesma filosofia, para além de que não podem existir aparelhos com cabos de ligações vindos de quadros independentes.
ohmico
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.ohmico Escreveu:Boas,
...
Em consequência a iluminação de segurança será repartida pelos referidos quadros parciais de cada área, portanto o comando das armaduras terá que obedecer à mesma filosofia, para além de que não podem existir aparelhos com cabos de ligações vindos de quadros independentes.
ohmico
Permitido ou não, a verdade é que em projecto e em obra, tenho algo em mão desse género.
O QGBT envia sinal de telecomando para todos os restantes a jusante, repicando em cada nível.
Os próprios quadros já vêm electrificados para permitirem essa funcionalidade, incluída e desenhada no projecto.
Neste caso, todos os blocos autónomos são alimentados por cabo 5G1.5, sendo 2 condutores para telecomando; Entre os diversos quadros circula um cabo 3G2.5 para distribuir o sinal de telecomando.
Nesta obra tenho visto os maiores atentados às regras técnicas, mas que isto está em projecto(aprovado), isso está.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio