Disjuntor C10 tomadas dispara...

Responder
squareman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 jan 2010, 09:18

Disjuntor C10 tomadas dispara...

Mensagem por squareman »

Bom dia,

1º quero pedir desculpa pelos meu fracos conhecimentos de electricidade, vou tentar descrever a situação o melhor que consigo.

Tinha a potencia de 15A contratada e não podia ter 2 equipamentos de consumo alto ligados, 2 aquecedores, 2 máquinas de lavar loica e roupa...

Alterei a potência para 25A mas agora não dispara o disjuntor geral da edp, mas sim o do meu quadro, com a legenda de tomadas. O Disjuntor é um C10 da General electrics.

Será que posso mudar este disjuntor para o um C16? ou terei algum problema na minha instalação interna que não me permite ter uma potência tão elevada?

A minha casa é antiga, mas já foi alvo de diversas remodelações até na rede electrica.

Obrigado
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Disjuntor C10 tomadas dispara...

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

De facto, se o circuito é de tomadas, deveria ter um disjuntor de 16A, em vez do de 10A como disse. Provavelmente, no decorrer das "remodelações" houve quem colocasse as tomadas nesse disjuntor, por ser de reserva ou o que tinha menos carga.
Colocar um disjuntor de 16A nesse circuito será uma solução, se bem que pode não ser a mais aconselhável, dependendo do estado do quadro e da instalação.
Aconselho chamar um técnico.
Delmar
Curioso
Curioso
Registado: 20 jan 2010, 21:24

Mensagem por Delmar »

ante de colocar um disjuntor C16 deverá verificar se os condutores desse circuito supportam essa intensidade, deverão ser no minimo de 2,5mm.
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Subscrevo completamente as opiniões e acrescento, se tiveres mais que um circuito de tomadas no quadro aproveita e secciona os circuitos.
Cump
Ripaljol
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 fev 2010, 22:25

Mensagem por Ripaljol »

J.Vieira Escreveu:Boas,
Subscrevo completamente as opiniões e acrescento, se tiveres mais que um circuito de tomadas no quadro aproveita e secciona os circuitos.
Cump

Ola...

Nos dias de hj é preciso ter muito cuidado com a electricidade.... tem muita atençao a tua instalaçao electrica antes de substituires o disjuntor de 10 A por um mais forte...
Poderá ter sido o técnico que deixou assim prepositadamente a fim de proteger a tua instalaçao correctamente contra curto circuitos ou sobre cargas
Nelson Oliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 fev 2010, 11:46

Mensagem por Nelson Oliveira »

Boas,
Não troques o disjuntor por um de 16A sem te assegurares que a instalação aguenta, se não tens há vontade no assunto é melhor chamares um técnico.
Abraço
Marc Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 mar 2010, 21:48

Mensagem por Marc Pereira »

Boas..
Concordo plenamente com as opiniões acima referidas.. não brinques com a electricidade nem com todos os seus perigos.. mas como forum informativo acho correcto pelo menos ficares a saber que normalmente os disjuntores c10 (10A) são utilizados para a iluminação enquanto que os C16 (16A) para tomadas. Agora quando es detentor de sobrecarga excessiva em tua habitação, tens de obter a informação necessária de modo a saber se teu disjuntor esta a ser sobrecargado... Por exemplo: uma máquina de lavar a roupa de 2200W quando em plena potência e um ventilador em modo calorifico exercendo 2000W,então Terás de somar estas duas potências 2200+2000=4200W, e divides por pela voltagem de tua habitação, por exemplo em grande parte seria 220 em mono.. logo, 4200/220=20A utilizados quando estes aparelhos domésticos estão em plena carga.. conclusão, terás de saber dividir esta intensidade de modo a não exceder o máximo implementado pelo disjuntor ou disjuntor diferencial..

Espero ter ajudado.. Agradeço qualquer opinião não destrutiva mas laboral..
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”