Instalação de pára raios

Responder
basenut
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 dez 2009, 11:09

Instalação de pára raios

Mensagem por basenut »

Boa tarde a todos.
Sendo eu um novo membro neste fórum aproveito para vos cumprimentar a todos. :)
Tenho uma dúvida em relação à instalação de um pára raios. Estou hà pouco tempo a trabalhar para uma empresa de fiscalização e tenho um problema para resolver. Estou a fiscalizar uma obra que consiste na remodelação de um prédio de 16 andares no centro de lisboa e temos em projecto que a passagem da fita do pára raios para a terra pelo exterior. Acontece que o dono de obra perguntou se é possível essa passagem pelo interior do edifício de modo a não influenciar a estética do edifício. O projectista não concorda pelo que não autoriza e o meu papel é tentar convencê-lo. :x

O empreiteiro há uns tempos atrás enviou ao projectista uma norma que autoriza essa passagem que é:

A norma Portuguesa que aborda a montagem de pára-raios ionizantes é a NP4426. Neste caso esta norma determina que a baixada pode ser interior desde que possua o maior afastamente possivel de condutores activos regra geral nunca menos de 1m. Paralelamente deve ser entubada em material não inflamavel com secção minima de 2000mm2 (diametro 50mm).
Esta norma recomenda também que que o condutor seja um varão de cobre estanhado com secção minima de 50mm2.
O valor de terra máximo admissivel são 10, logo o valor existente está conforme a NP4426.

Gostava que me esclarecessem pois estou a ser apertado como é habitual nas obras.. É sempre tudo para ontem como já devem estar habituados. :lol:

Agradeço desde já a atenção por vós dispensada.

Melhores cumprimentos
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Instalação de pára raios

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Não tenho experiência em situações desse tipo (sempre fiz a instalação do pára-raios pelo exterior), mas se a norma permite e se ainda está em vigor, não vejo porque não.
Excepto se houver alguma lei que diga que a palavra do projectista é final.
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

http://www.electricidade.com.pt/forum/d ... hp?id=1283

Viva

Espero que ajude
pág 15 do guia
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 79 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

atenção que se o tubo for metálico todos os troços devem estar solidários electricamente com o cabo de descarga, de modo a impossibilitar o aparecimento de descargas entre este e o tubo.

O trajecto do cabo deve ser o mais directo possível, atenção às curvas. Vêr Guia técnico Para-raios.

De qualquer modo a probablidade de ser atingido por uma descarga é baixa, motivo suficiente para não se notarem as más instalações que por aí abundam.

ohmico
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Eu pra ser muito sincero também não concordo nada com a descida do pára-raios pelo interior, com essas coisas não se brinca, sabemos que a probabilidade de acontecer uma descarga é muito reduzida mas no dia em que o azar acontecer se houver algum problema depois alguém vai assumir a responsabilidade!!!

Mas de qualquer forma se a norma permite a responsabilidade deixa de ser vossa desde que a instalação cumpra criteriosamente a norma!!!

O pára-raios que vão utilizar é ionizante?? se for gaiola de faraday ou haste de franklin essa norma já não se aplica!!!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Última edição por joaoosvaldo em 21 jan 2010, 16:58, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Atenção eu estive a ver a norma e também diz o seguinte:

"A eficácia do sistema de baixadas pode ver-se reduzida no caso em que a trajectória seja interior. O projectista deve estar consciente desta redução de eficácia do sistema de protecção contra raios, das dificuldades de realizar a manutenção e verificação, bem como dos riscos de penetração de sobretensões no interior dos edifícios."

Tendo em conta isto se eu fosse o projectista também não aprovava descida nenhuma pelo interior!!! Desculpa estar a responder desta forma mas estas coisas envolvem muita responsabilidade por isso mais vale fazer as coisas como deve ser.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Tenho de concordar com o joaoosvaldo. Se calhar, o risco não compensa a estética.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Boas,

Na minha modesta opinião se o edifício é existente deve vir a instalação por fora, se fosse
uma construção de raiz aí sim a baixada podia vir no interior embebida na estrutura.

Cumps
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Só mais uma axega em relação a esta questão é que com a alteração à norma NP4426 o número de descidas mínimo passa a ser de duas, logo, quanto a mim este será mais um inconveniente e entrave para estas passarem pelo interior. Não minha opinião as descidas devem ser sempre pelo exterior!!!

ver link seguinte:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=16&t=6523
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Pinto69
Curioso
Curioso
Registado: 21 nov 2008, 16:55

Mensagem por Pinto69 »

1º NP4426 é banha da cobra... mas infelizmente é norma que "foi aceite"...

2º A emenda à NP4426 exige duas descidas porque a IEC62305 (gaiola de faraday e haste franklyn) sempre o exigiu, e o objectivo da 4426 é colar-se à IEC por forma a passar os ionizantes para normalização nternacional. Depois, se passares os condutores de descida por fora do edificio, dessa maneira é como se implementasses captores nas arestas do edifico, logo melhor protecção!Agora... o arquiteto é capaz de não gostar ;)

cumps.
"A verdade não pertence a ninguém, mas tão somente a quem seja capaz de a entender" - Estação dos Olivais - Metropolitano de Lisboa
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”