comutador de lustre duplo
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
comutador de lustre duplo
malta , sei que existem muitos topicos sobre este assunto ... mas acreditem ... a serio !!!
estou a mudar ... bem ... estou a tentar mudar um comutador de lustre duplo ...
ou seja , numa entrada da cozinha tenho um comutador de lustre duplo que acende e apaga a luz da cozinha e do WC...
na outra ponta da cozinha tenho um comutador de lustre duplo que acende e apaga a luz da cozinha e a luz da rua...
e é este comutador de lustre duplo que acende e apaga a luz da cozinha e a luz da rua... que avariou e eu estou a mudar e não consigo.
tenho lá 4 fios ... uma fase e 3 retornos , penso !!!
o que acontece , a luz da rua eu consigo colocar acender ...
a da cozinha por vezes só acende de um lado ... ou só apaga num lado ...
estou a dar em doido com isto ...
malta por favor agradeço muito a vossa preciosa ajuda ...
o comutador de lustre duplo é da legrand serie suno
http://elpe.pt/images/fprod/legrand/774008.774005.jpg
estou a mudar ... bem ... estou a tentar mudar um comutador de lustre duplo ...
ou seja , numa entrada da cozinha tenho um comutador de lustre duplo que acende e apaga a luz da cozinha e do WC...
na outra ponta da cozinha tenho um comutador de lustre duplo que acende e apaga a luz da cozinha e a luz da rua...
e é este comutador de lustre duplo que acende e apaga a luz da cozinha e a luz da rua... que avariou e eu estou a mudar e não consigo.
tenho lá 4 fios ... uma fase e 3 retornos , penso !!!
o que acontece , a luz da rua eu consigo colocar acender ...
a da cozinha por vezes só acende de um lado ... ou só apaga num lado ...
estou a dar em doido com isto ...
malta por favor agradeço muito a vossa preciosa ajuda ...
o comutador de lustre duplo é da legrand serie suno
http://elpe.pt/images/fprod/legrand/774008.774005.jpg
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: comutador de lustre duplo
Boas
Tu queres é de escada e não de lustre.
Queres acender e apagar, seja num ou noutro "interruptor escada".
Cump.
Mário
Tu queres é de escada e não de lustre.
Queres acender e apagar, seja num ou noutro "interruptor escada".
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
olá amigo mario , tudo bem ?
espero que sim ...
amigo mario ... eu tenho um interruptor com duas teclas ...
mas só permite 3 ligações ... uma em cima duas em baixo ...
será que este não dá ?
espero que sim ...
será que este não dá ?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
terá de ser com um comutador de escada duplo, com o comutador de lustre não funciona da forma como explicaste!
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Se só tem 3 ligações é um comutador de lustre, o comutador de escada duplo tem 6 ligações.pjpereira Escreveu:olá amigo mario , tudo bem ?
espero que sim ...
será que este não dá ?
Cumps
- Anexos
-
- Comutador.jpg (20.29 KiB) Visto 4543 vezes
Saber não ocupa espaço.
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Been thanked: 1 time
Boa tarde,
Em minha opinião isso é comutador de escada com interruptor e montei um, da série Suno, há pouco tempo na minha casa, tens de fazer um shunt entre 2 bornes, mas não me lembro a numeração deles e o pior é que estou no estrangeiro e não posso abrir o comutador/interruptor para verificar, pode ser que alguém daqui saiba.
Cumprimentos
VM
Em minha opinião isso é comutador de escada com interruptor e montei um, da série Suno, há pouco tempo na minha casa, tens de fazer um shunt entre 2 bornes, mas não me lembro a numeração deles e o pior é que estou no estrangeiro e não posso abrir o comutador/interruptor para verificar, pode ser que alguém daqui saiba.
Cumprimentos
VM
-
- Velha Guarda
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "pjpereira"
Pois é temos mais um electricista de papel passado e tudo, vai com calma que a experiência vai-se adquirindo (como costumo dizer "todos juntos havemos de saber algo")
Como está o esquema do "LinceS@T" é o que tens que ter, senão não funciona.
Os centros deviam de criar avarias para o pessoal aprender.
Cump.
Mário
Pois é temos mais um electricista de papel passado e tudo, vai com calma que a experiência vai-se adquirindo (como costumo dizer "todos juntos havemos de saber algo")
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
se bem percebi queres comandar a luz da cozinha de dois sitios diferentes, a forma de fazer isto é utilizar dois comutadores de escada duplos isto porque queres ainda comandar a luz do WC e da rua
ou então podes utilizar dois comutadores de escada e 2 interruptores.
ou seja com a 1ª solução colocas um comutador de escada duplo em cada ponta da cozinha funcionando a luz da cozinha em comutação de escada entre os dois (utilizas 3 pontos de ligação de cada um dos comutadores duplos para o comando da luz da cozinha a ligação é igual à comutação simples) desta forma ainda sobram 3 pontos de ligação em cada um dos comutadores mas vais utilizar só dois pontos em cada um deles que é para colocar uma das teclas a funcionar apenas como interruptor simples para comandar a luz do WC e da rua respectivamente.
na 2ª solução as ligações são idênticas a única diferença é os interruptores estarem separados em espelhos diferentes, mas não deve ser esta a solução que queres!!??
espero não ter sido muito confuso! da forma como estás a dizer isso não funciona com comutadores de lustre
ou seja com a 1ª solução colocas um comutador de escada duplo em cada ponta da cozinha funcionando a luz da cozinha em comutação de escada entre os dois (utilizas 3 pontos de ligação de cada um dos comutadores duplos para o comando da luz da cozinha a ligação é igual à comutação simples) desta forma ainda sobram 3 pontos de ligação em cada um dos comutadores mas vais utilizar só dois pontos em cada um deles que é para colocar uma das teclas a funcionar apenas como interruptor simples para comandar a luz do WC e da rua respectivamente.
na 2ª solução as ligações são idênticas a única diferença é os interruptores estarem separados em espelhos diferentes, mas não deve ser esta a solução que queres!!??
espero não ter sido muito confuso! da forma como estás a dizer isso não funciona com comutadores de lustre

Boas. Deixo-te aqui um desenho para ver se te consigo ajudar. Não sou bom a fazer desenhos, mas espero que ajude.
Cumps.

Cumps.

-
- Velha Guarda
é verdade amigo mario ...Mário Escreveu:Boas "pjpereira"
Cump.
Mário
poucas pessoas sabem que no * papel * sou tecnico de instalações electricas nivel 3 ...
agora que ando à procura de emprego simplismente digo que fiz um curso teorico e mais nada ...
apenas peço uma oportunidade para conseguir colocar em partica alguma teoria que aprendi ...
amigo mario , é revoltante , é fustrante , para não dizer que mete-me nojo ter o nivel 3 e em vez de vir aqui ajudar venho aqui mendigar ajuda ... mas tenho o nivel 3...
tenho que ir ao maxmat ver um comutador de escada duplo ....
obrigado amigo mario
amigo ...joaoosvaldo Escreveu:se bem percebi queres comandar a luz da cozinha de dois sitios diferentes, a forma de fazer isto é utilizar dois comutadores de escada duplos isto porque queres ainda comandar a luz do WC e da rua
a instalação já está feita ...
o problema é que um dos interruptores avariou ...
a minha mae como eu tenho o curso pediu para eu resolver avaria ...
e claro o tecnico meteu agua ...
-
- Velha Guarda
ya ...
o que tenho não dá de facto...
amanha vou comprar e post depois aqui o resultado , ou se vou chamar um tecnico da edp ...
malta obrigado , obrigado pela vossa paciencia , obrigado pela vossa ajuda e compreenção ....
obrigado
- hugopereira
- Curioso
- Registado: 24 mar 2008, 18:29
- Contacto:
Vai com calma, vais conseguir.
Pensa que os fios são condutores de água e imagina o seu percurso. O comutador de escada duplo, são dois comutadores no mesmo sítio. Aqui vai mais um esquema.
Espero Ajudar.
Pensa que os fios são condutores de água e imagina o seu percurso. O comutador de escada duplo, são dois comutadores no mesmo sítio. Aqui vai mais um esquema.
Espero Ajudar.
- Anexos
-
- Com. EscDuplo.bmp (858.76 KiB) Visto 4490 vezes
Abraços
Hugo Pereira
Hugo Pereira
-
- Velha Guarda
- hugopereira
- Curioso
- Registado: 24 mar 2008, 18:29
- Contacto:
Pois,
Então temos Uma Fase, 2 fios para a comutação e outro que é a volta para a lâmpada da rua, Os 2 fios da comutação vao ligar ao outro comutador que depois sai um outro fio (mas na outra caixa) que vai par a lâmpada do corredor.
Então temos Uma Fase, 2 fios para a comutação e outro que é a volta para a lâmpada da rua, Os 2 fios da comutação vao ligar ao outro comutador que depois sai um outro fio (mas na outra caixa) que vai par a lâmpada do corredor.
- Anexos
-
- Com. EscDupl_V2.pdf
- (5.05 KiB) Transferido 240 vezes
Abraços
Hugo Pereira
Hugo Pereira