Ajuda termografia

Responder
b_cartaxo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 nov 2009, 11:39

Ajuda termografia

Mensagem por b_cartaxo »

Bom dia.

Estou a fazer uns trabalhos de termografia mas estou com algumas dificuldades para tirar conclusões. :(
Alguém me sabe dizer se existe legislação que defina as temperaturas máximas admissiveis nos quadros electricos, ou se essas temperatras deveram respeitar os manuais do fabricante?

Agradeço a ajuda.
cartaxo
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Ajuda termografia

Mensagem por Mário »

Boas

1º Actualisa o perfil "profile"

2º "Alguém me sabe dizer se existe legislação que defina as temperaturas máximas admissiveis nos quadros electricos,"

Creio que não existe nada regulamentado.

"ou se essas temperaturas deveram respeitar os manuais do fabricante?"

Sim, devem de respeitar as temperaturas do fabricante, dado que ele é que pode dizer qual a temperatura max. de funcionamento.

Ex: Uma determinada marca e modelo de disjuntor (interruptor) diz max. 60ºC e noutro modelo da mesma marca pode ser de 55ºC.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
spymen
Curioso
Curioso
Registado: 21 nov 2007, 12:07

Mensagem por spymen »

Olá a todos,

O user Mário tem razão, eu uso uma câmara termografica no meu trabalho diário e na avaliação de quadros tenho em atenção duas situações as diferenças de temperaturas existentes em equipamentos idênticos no mesmo quadro e se acho que a temperatura não é muito elevada, este ultimo ponto é com a experiência que vais ganhando o "tal calo" de veres, ou se tiver duvidas é sempre o manual do fabricante para ver qual a temperatura máxima de funcionamento. não esquecendo alguns pontos como a temperatura da sala onde está o quadro eléctrico.
Mas em caso de duvidas é sempre consultar o manual do fabricante que tem referenciado a temperatura máxima do equipamento em trabalho.
Fiquem bem,
Spymen
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

A Fluke tem muitas notas de aplicação em termografia aplicada a quadros eléctricos e motores.

É uma questão de explorar o website da Fluke dos Estados Unidos, pois a de Portugal não tem todos os documentos.

Cumps,
Bruno
b_cartaxo Escreveu:Bom dia.

Estou a fazer uns trabalhos de termografia mas estou com algumas dificuldades para tirar conclusões. :(
Alguém me sabe dizer se existe legislação que defina as temperaturas máximas admissiveis nos quadros electricos, ou se essas temperatras deveram respeitar os manuais do fabricante?

Agradeço a ajuda.
cartaxo
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
b_cartaxo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 nov 2009, 11:39

Mensagem por b_cartaxo »

Desculpem a demora, mas ainda vou a tempo, Obrigado pela ajuda.

Cartaxo
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”