Aumento de potência para uma instalação existente BTE
Aumento de potência para uma instalação existente BTE
Olá amigos
Um cliente solicitou-me para o ajudar no seguinte: pedido de aumento de potência para um armazém com câmaras frigoríficas.
Após conversa breve com o cliente, este informou-me que a potência contratada á EDP não é suficiente, principalmente no verão onde existe um pico de consumo no seu armazém.
A instalação tem projecto aprovado em Janeiro de 1993, pelo distribuidor SLE - Electricidade do Sul S.A. Neste momento o cliente tem contratado 66 kVA e pretende um aumento de potência para pelo menos 100 kVA, saliento que a instalação é do tipo BTE e existe uma saída directa, do PT aéreo mais próximo (+/- 250 m), ligada por cabo LXS 4x70+25 á entrada do cliente.
Pergunto:
Terei que fazer um projecto novo para a nova potência, baseado no projecto de 1993, com as devidas alterações, para que cumpra com as novas regras técnicas? Aí o cliente terá que fazer as modificações necessárias na sua instalação? (Quadro eléctricos, cabos e suas protecções, sistemas de terras etc.);
Fazer o aditamento ao projecto aprovado, bastando para isso, fazer um estudo das cargas existentes e propondo uma alteração ao ramal existente para a nova potência (ai só considerava-mos a alteração do ramal e do quadro de chegada que seria projectado para a nova potência).
Estou receptivo a outras soluções.
Cumprimentos Nuno
Um cliente solicitou-me para o ajudar no seguinte: pedido de aumento de potência para um armazém com câmaras frigoríficas.
Após conversa breve com o cliente, este informou-me que a potência contratada á EDP não é suficiente, principalmente no verão onde existe um pico de consumo no seu armazém.
A instalação tem projecto aprovado em Janeiro de 1993, pelo distribuidor SLE - Electricidade do Sul S.A. Neste momento o cliente tem contratado 66 kVA e pretende um aumento de potência para pelo menos 100 kVA, saliento que a instalação é do tipo BTE e existe uma saída directa, do PT aéreo mais próximo (+/- 250 m), ligada por cabo LXS 4x70+25 á entrada do cliente.
Pergunto:
Terei que fazer um projecto novo para a nova potência, baseado no projecto de 1993, com as devidas alterações, para que cumpra com as novas regras técnicas? Aí o cliente terá que fazer as modificações necessárias na sua instalação? (Quadro eléctricos, cabos e suas protecções, sistemas de terras etc.);
Fazer o aditamento ao projecto aprovado, bastando para isso, fazer um estudo das cargas existentes e propondo uma alteração ao ramal existente para a nova potência (ai só considerava-mos a alteração do ramal e do quadro de chegada que seria projectado para a nova potência).
Estou receptivo a outras soluções.
Cumprimentos Nuno
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Re: Aumento de potência para uma instalação existente BTE
Bom dia, não sei dizer ao certo mas penso que dependerá muito do valor da potencia prevista no projecto anterior, quero eu dizer que no fundo poderá depender do Ramal executado e do QE existente estão preparados para a nova Potência.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Também tenho dúvidas.
Proponho um contacto com a CERTIEL para se esclarecer esta situação, mas junto em anexo uma tabela de Instalações Eléctricas que carecem de projecto.
Saudações.
Proponho um contacto com a CERTIEL para se esclarecer esta situação, mas junto em anexo uma tabela de Instalações Eléctricas que carecem de projecto.
Saudações.
- Anexos
-
- TABELA de Instalações Eléctricas que carecem de Projecto.pdf
- (54.97 KiB) Transferido 689 vezes
A potência prevista foi de 66 kVA, o ramal não está preparado, terá de ser alterado para um cabo LXS 4x95+25, o problema é saber se terei que fazer projecto, ou não.eng_jersilva Escreveu:Bom dia, não sei dizer ao certo mas penso que dependerá muito do valor da potencia prevista no projecto anterior, quero eu dizer que no fundo poderá depender do Ramal executado e do QE existente estão preparados para a nova Potência.
Obrigado pela resposta.
-
- Curioso
- Registado: 22 dez 2008, 20:54
Boas
Tente verificar qual a potência máxima prevista no projecto inicial, depois disso, se a nova potência pretendida for superior à potência prevista no projecto inicial, aí sim tem de alterar o projecto e realizar tudo de novo.
Abraço
Tente verificar qual a potência máxima prevista no projecto inicial, depois disso, se a nova potência pretendida for superior à potência prevista no projecto inicial, aí sim tem de alterar o projecto e realizar tudo de novo.
Abraço
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 jan 2010, 22:33
boas
depende do pt, tens que consultar a edp para saber se ha viabilidade para aumentar a potencia.
se ouver viabilidade penso que nao seja preciso trocar o cabo porque o lxs 4x70+16 pode aguentar o maximo 160A por fase
comprimentos
depende do pt, tens que consultar a edp para saber se ha viabilidade para aumentar a potencia.
se ouver viabilidade penso que nao seja preciso trocar o cabo porque o lxs 4x70+16 pode aguentar o maximo 160A por fase
comprimentos
boas........tive uma situaçao identica na zona industrial da gala, fig da foz........tive de alterar a dimensao do tubo, fusiveis.mas teve de la ir uma eng electrotecnica da edp avaliar o pk do aumento de potencia visto que este estava no maximo.......mas aconselho falar com a edp. espero ter ajudado...obrigado
Isso foi à quantos anos?fred Escreveu:boas........tive uma situaçao identica na zona industrial da gala, fig da foz........tive de alterar a dimensao do tubo, fusiveis.mas teve de la ir uma eng electrotecnica da edp avaliar o pk do aumento de potencia visto que este estava no maximo.......mas aconselho falar com a edp. espero ter ajudado...obrigado
Era uma instalação licenciada para que potência?
Mas para saberem se há viabilidade, querem um projectoxalassa Escreveu:boas
comprimentos

-
- Curioso
- Registado: 28 jan 2010, 09:29
Boas caros colegas, só hoje descobri este forum de ajudar uns aos outros.
Colega Nuno, se kisser eu terei o prazer em lhe solucionar o seu problema, pk ja tive um caso em mãos e resolvi em poucos dias o aumento de potencia de 66 Kva para 110 ou mais que agora nao me recordo. O cliente ficou com a potencia tomada mas so paga a potencia gasta e resolveu seu problema em o maximo 1 semana. a instalação era de 1991.
Para qualquer tipo de ajuda aqui fica meu numero de telemovel 914718337
Colega Nuno, se kisser eu terei o prazer em lhe solucionar o seu problema, pk ja tive um caso em mãos e resolvi em poucos dias o aumento de potencia de 66 Kva para 110 ou mais que agora nao me recordo. O cliente ficou com a potencia tomada mas so paga a potencia gasta e resolveu seu problema em o maximo 1 semana. a instalação era de 1991.
Para qualquer tipo de ajuda aqui fica meu numero de telemovel 914718337