Disjuntor bipolar com interruptor diferencial trifásico

Responder
PENAVM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 jan 2010, 15:47

Disjuntor bipolar com interruptor diferencial trifásico

Mensagem por PENAVM »

Caros,

Recentemente acedi a este fórum e de facto é excelente para tirar muitas dúvidas. Não consegui encontrar resposta para a minha dúvida e assim coloco a questão:

Contratei 10,35 KVA monofásico á EDP no entanto o meu quadro eléctrico está preparado para trifásico. Pelo que percebi tenho o disjuntor diferencial bipolar a jusante do contador ligado a um interruptor diferencial trifásico ligando este depois aos vários disjuntores parciais (para tomadas, luzes, etc).

Neste tipo de configuração a carga está distribuida pelas 3 fases usufruindo somente de 15 A/fase? Se pelo que entendo este tipo de ligação é possível unindo as 3 fases no disjuntor diferencial bipolar este não devia somente disparar caso se atinja os 45 A? Espero ter sido claro...
Obrigado. penavm
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Disjuntor bipolar com interruptor diferencial trifásico

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Parece-me haver alguma confusão no que descreveu.
Se o disjuntor é bipolar, não poderá ter uma instalação trifásica. A não ser que altere o quadro. Mas no entanto, também diz que tem o quadro preparado para um sistema trifásico. Então afinal, como é que ficamos?
E como é que tem um "disjuntor diferencial bipolar a jusante do contador ligado a um interruptor diferencial trifásico"? E para quê dois DDR seguidos?
Precisa de esclarecer melhor isso para poder ser ajudado.
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Viva

Se o contrato com a EDP é recente provavelmente não tem um disjuntor diferencial mas sim um disjuntor limitador de potencia (não diferencial) que é o que a EDP agora coloca, e que será monofásico (uma fase).
Assim sendo tem uma instalação monofásica em que o DLP apenas irá desligar quando atingir os 45A independentemente do quadro electrico estar preparado para receber alimentação trifásica
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por vecm1956 »

Boa tarde,

Já fiz essa alteração da seguinte maneira : substituí o interruptor diferencial trifásico por um monofásico e na saída deste liguei a fase às entradas dos disjuntores dos diversos circuitos.

Cumprimentos

VM
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por vecm1956 »

ecastro Escreveu:Viva

Se o contrato com a EDP é recente provavelmente não tem um disjuntor diferencial mas sim um disjuntor limitador de potencia (não diferencial) que é o que a EDP agora coloca, e que será monofásico (uma fase).
Assim sendo tem uma instalação monofásica em que o DLP apenas irá desligar quando atingir os 45A independentemente do quadro electrico estar preparado para receber alimentação trifásica
Concordo com esta análise é isso que o colega deve ter lá em casa.

VM
PENAVM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PENAVM »

Caros Amigos,

Muito Obrigado pelo vosso feedback. De facto existiu uma descrição errada da minha parte decorrente de uma informação errada prestada pelo apoio a cliente da EDP. De facto a informação prestada pela EDP é de que possuo um sistema monofásico, mas na verdade é trifásico (pelo que um electricista amigo me informou existe uma informação por vezes errada prestada por esta linha de apoio sendo a info correcta transmitida somente no balcão de atendimento da EDP ???) Enfim, de facto tenho um contador trifásico, disjuntor trifásico ligado a um Interruptor diferencial trifásico que por sua vez liga aos diferenciais (9 de C16 para tomadas e 4 de C10 para iluminação) (juntei em anexo uma foto do quadro eléctrico). Como neste momento tenho a carga mal distribuida pelas três fases, estou a pensar (tendo em conta que não tenho pinça amperimérica) primeiro identificar todos os equipamentos e respectivos disjuntores e depois distribuir as fases, a jusante dos disjuntores parcials, por estes ultimos, tendo em atenção as 3 fases a que estão ligadas. Concordam? Se mesmo assim não funcionar tenho que pedir aumento de potência.

Obrigado.
Anexos
14012010069.jpg
(447.6 KiB) Transferido 105 vezes
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Assim já faz mais sentido (mas já agora, para esclarecer a ordem, dever ser contador trifásico --> interruptor diferencial tetrapolar --> disjuntor tetrapolar --> disjuntores de distribuição monopolares).
A sugestão que apresentaste de calcular potências e depois distribui-las parece boa (uma vez que não tens equipamento de medida).
No entanto, permite-me sugerir que recorras à ajuda de um profissional, na altura de fazer a redistribuição (ligações), por questões de segurança.
PENAVM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PENAVM »

Caro Colega,

Muito Obrigado pelo esclarecimento. De facto é sempre melhor pedir esclarecimentos a quem tem experiência no assunto. Para fechar este tópico posso dizer que já fiz um levantamento de todos os equipamentos e foi suficiente fazer somente uma alteração (de facto existia uma fase que tinha carga a mais). Até agora não tive mais problemas. Obrigado e um abraço.
travisco
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 16:47

Mensagem por travisco »

Olá boa noite.

No meu fraco entender parece-me haver aqui alguma confusão.
Tem um contrato com a EDP para 10,35 o limite para a corrente monofásica, e está auferindo
de trifasica com a mesma tarifa?
Sei que não é esse o problema mas...
travisco
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

Num caso em que tenha uma instalação trifásica para alterar para monofásica só tenho que mudar o disjuntor diferencial de entrada trifásico e colocar um monófásico e ligar todas as fases á saida deste, certo?
Ou tenho que fazer mais alguma alteração no quadro de entrada?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

"Num caso em que tenha uma instalação trifásica para alterar para monofásica só tenho que mudar o disjuntor diferencial de entrada trifásico e colocar um monófásico e ligar todas as fases á saida deste, certo?
Ou tenho que fazer mais alguma alteração no quadro de entrada?"

Boas,

antes de mais tem de verificar se os neutros distribuidos pelos vários circuitos não vão ficar sub-dimensionados,

pois em circuitos bi ou trifasados, com esta alteração os condutores desses neutros vão precisar de mais secção.

Aquilo que está a acontecer, já foi referido neste forum noutro poste, que é os empreiteiros não quererem saber disso para nada,

chegam ao quadro e shuntam as três fases. Como a EDP agora não quer saber das condições das instalações, mas sim de vender energia... é o que temos.

ohmico
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

A minha sogra foi mudar para tarifa bihorária quando lhe disseram que ela tinha corrente trifásica. Ela claro quer pagar menos por isso quer mudar para monofasica.
No meu entender apenas tem que mudar o disjuntor de entrada trifásico para um monófasico e ligar a fase a todos os disjuntores que seguem para os vários circuitos, certo?

Depois o contador da EDP está no corredor juntamente com o disjuntor limitador de potência que eles irão mudar quando ela pedir para mudar para monofásico. O cabo que vem de lá tem que ser mudado por quem?

Outra duvida é quando eles forem mudar terá de lá estar o electricista para fazer a ligação no nosso quadro de um diferencial trifásico para o monofásico só com o dois polos certo?
Responder

Voltar para “Dúvidas”