Lampadas
Lampadas
Olá a todos.
Quero instalar em todos os comodos da minha casa focos de embutir no total de 55.
A duvida é em relação ás lampadas a usar. Estou indeciso com o tipo de lampada usar, estou inclinado para uma de lampada de baixo consumo de 12w 6400k GU10. Já vi esta lampada em funcionamento e até gostei mas demora algum tempo a atingir a luminusidade total, o que é um problema para o Hall ou outros locais de passagem.
Este tipo de lampada alguem usa? é eficaz?
E nos halls o que é que costumam usar?
Quero instalar em todos os comodos da minha casa focos de embutir no total de 55.
A duvida é em relação ás lampadas a usar. Estou indeciso com o tipo de lampada usar, estou inclinado para uma de lampada de baixo consumo de 12w 6400k GU10. Já vi esta lampada em funcionamento e até gostei mas demora algum tempo a atingir a luminusidade total, o que é um problema para o Hall ou outros locais de passagem.
Este tipo de lampada alguem usa? é eficaz?
E nos halls o que é que costumam usar?
- Anexos
-
- 1.bmp (698.47 KiB) Visto 2225 vezes
Última edição por rmvsilva em 08 jan 2010, 13:11, editado 1 vez no total.
Re: Lampadas
Não aconselho muito no Hall das de baixo consumo pois como dizes demoram algum tempo até terem a luminosidade normal.
Como geralmente no Hall a iluminação é para ser apenas temporária justifica muito mais ter as normais pois são mais baratas e aguentam melhor ligar e desligar muitas vezes(as que aguentaram menos foram as do Hall agora tenho das normais). De resto nas outras divisões utilizo das de baixo consumo.
Como geralmente no Hall a iluminação é para ser apenas temporária justifica muito mais ter as normais pois são mais baratas e aguentam melhor ligar e desligar muitas vezes(as que aguentaram menos foram as do Hall agora tenho das normais). De resto nas outras divisões utilizo das de baixo consumo.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Realmente as lampadas de baixo consumo referidas demoram algum tempo a atingir o máximo de luminosidade mas, como disse, é para locais de passagem em que eventualmente a baixa luminosidade será suficiente para a pessoa passar, e se for um dia de festa em que está tudo acesso é só esperar dois ou três minutos. A questão de usar lâmpadas normais (incandescentes) tem que pensar que elas vão acabar, ficando assim, em baixo consumo e durabilidade a opção dos led's.
Realmente as lampadas de baixo consumo referidas demoram algum tempo a atingir o máximo de luminosidade mas, como disse, é para locais de passagem em que eventualmente a baixa luminosidade será suficiente para a pessoa passar, e se for um dia de festa em que está tudo acesso é só esperar dois ou três minutos. A questão de usar lâmpadas normais (incandescentes) tem que pensar que elas vão acabar, ficando assim, em baixo consumo e durabilidade a opção dos led's.
Boas
Começo por fazer uma referência ao tipo de lâmpadas que disse que pretende utilizar, 12w 6400k GU10, não sei se já se apercebeu, mas este tipo de lâmpada em concreto tem uma luz muito branca (fria) e para algumas divisões, a meu ver será desconfortável. De maneira a abter um ambiente mais agradável aconselho a que coloque lÂmpadas com uma temperatura de cor mais baixa, algo perto dos 2400K até aos 4000K.
Mas se o seu objectivo é ter uma luz branca então essas são as ideais. è uma questão de gosto.
Quanto á eficiÊncia e qualidade, recomendava-lhe iluminação a Led's pró Hall de entrada, apesar de serem bem mais caras, cerca de 18€ +, a meu ver valem a pena, pois têm um consumo de cerca de 3w normalmente e uma luz agradável, e atingem o seu máximo de fluxo luminoso quase instantâneamente.
Estas têm como desvantagem a meu ver, o facto de terem um feixe luminoso pouco disperso, dai que tenha de considerar o numero de projectores a colocar, ou possívelmente o numero de orificios k já tem feitos se for o caso.
Tudo o que sejam locais, onde seja preciso muita luz de imediato, tipo WC, Dispensa, Hall, etc, não aconcelho lâmpadas do tipo que pretende colocar, primeiro porque estão ligadas pouco tempo e ao "andarem" constantemente a ligar/desligar a sua vida útil diminui bastante e em segundo como já foi dito demoram a dar a luz necessária ao espaço a iluminar, quando está perto de atingir o máximo provavelmente já está pra ser desligada.
Nestes locais ainda se usa muito o Halogéneo, ou então a melhor opção são as de Led's.
Começo por fazer uma referência ao tipo de lâmpadas que disse que pretende utilizar, 12w 6400k GU10, não sei se já se apercebeu, mas este tipo de lâmpada em concreto tem uma luz muito branca (fria) e para algumas divisões, a meu ver será desconfortável. De maneira a abter um ambiente mais agradável aconselho a que coloque lÂmpadas com uma temperatura de cor mais baixa, algo perto dos 2400K até aos 4000K.
Mas se o seu objectivo é ter uma luz branca então essas são as ideais. è uma questão de gosto.
Quanto á eficiÊncia e qualidade, recomendava-lhe iluminação a Led's pró Hall de entrada, apesar de serem bem mais caras, cerca de 18€ +, a meu ver valem a pena, pois têm um consumo de cerca de 3w normalmente e uma luz agradável, e atingem o seu máximo de fluxo luminoso quase instantâneamente.
Estas têm como desvantagem a meu ver, o facto de terem um feixe luminoso pouco disperso, dai que tenha de considerar o numero de projectores a colocar, ou possívelmente o numero de orificios k já tem feitos se for o caso.
Tudo o que sejam locais, onde seja preciso muita luz de imediato, tipo WC, Dispensa, Hall, etc, não aconcelho lâmpadas do tipo que pretende colocar, primeiro porque estão ligadas pouco tempo e ao "andarem" constantemente a ligar/desligar a sua vida útil diminui bastante e em segundo como já foi dito demoram a dar a luz necessária ao espaço a iluminar, quando está perto de atingir o máximo provavelmente já está pra ser desligada.
Nestes locais ainda se usa muito o Halogéneo, ou então a melhor opção são as de Led's.
- Anexos
-
- GU10_led_bulb.jpg (14.28 KiB) Visto 2295 vezes
EE
Estava mesmo a precisar de opiniões, obrigado a todos.
Realmente tinha pensado em instalar no hall, wc e escadas lampadas de halogenio mas lampadas de Led´s é mesmo a melhor opção já que ainda tenho possibilidade de abrir orificios para + focos.
Encontrei algumas no Aki mas não sei qual a potencia delas.
E em relação ao tipo de suporte GU10, aconselham ou safo-me melhor com outro tipo ? è para ser instalados focos em tecto falso em todas as divisões e não estou muito preocupado com a estetica.
Obrigado
Realmente tinha pensado em instalar no hall, wc e escadas lampadas de halogenio mas lampadas de Led´s é mesmo a melhor opção já que ainda tenho possibilidade de abrir orificios para + focos.
E em relação ao tipo de suporte GU10, aconselham ou safo-me melhor com outro tipo ? è para ser instalados focos em tecto falso em todas as divisões e não estou muito preocupado com a estetica.
Obrigado
- Anexos
-
- Sem título.bmp (698.47 KiB) Visto 2287 vezes
rmvsilva Escreveu:Estava mesmo a precisar de opiniões, obrigado a todos.
Obrigado
Bom dia
Quanto ás lâmpadas de Led's posso lhe assegurar que são eficientes e agradáveis na cor da luz que emitem. Quanto ao suporte pode usar esse pois a meu ver é o mais indicado pra colocar em tectos falsos.
Um colega meu, recentemente, comprou um apartamento e instalou lâmpadas de Led's no Hall e corredor, Sala, e Casas de Banho( ao todo umas 22aprox). As lâmpadas que lá foram colocadas são do tipo da figura que está em anexo na minha resposta anterior, apenas de 3 Led's em cada, essas sei que são boas apesar de mais caras, e têm garantia, no caso de algum Led se estragar trocam a lâmpada.
Foi criada uma disposição para estes projectores que ficou bastante agradável, em todas as divisões. Em vez da normal disposição centrada, simétrica, fez-se algo com mais ambiente.
Os focos depois são orientáveis numa direcção se necessário.
Também já coloquei algumas lâmpadas, do género da que vai na imagem em anexo, das que são fluorescentes, as quais demoram a atingir a luminosidade máxima. Neste caso foram instaladas por cima do sofá da sala pra servir de "apoio" pra leitura etc, como ficam acesas algum tempo não há inconvenientes na sua utilização.
Quanto á colocação de projectores em sua casa, a disposição fica ao seu critério mas tenha em atenção a quantidade necessária.
Cumprimentos
- Anexos
-
- suporteHAL-F-GU10.jpg (21.88 KiB) Visto 2269 vezes
-
- gu10_energy_saving_bulb_gu10_compact_fluorescent_bulb_mrg_mr16_cfl_8000hours_CFL.jpg (20.49 KiB) Visto 2269 vezes
EE
gattor Escreveu: Quanto á colocação de projectores em sua casa, a disposição fica ao seu critério mas tenha em atenção a quantidade necessária.
s
Obrigado Gattor
Tem ideia qual a distancia media entre os focos de Led´s
cpts
Bom diarmvsilva Escreveu:gattor Escreveu: Quanto á colocação de projectores em sua casa, a disposição fica ao seu critério mas tenha em atenção a quantidade necessária.
s
Obrigado Gattor
Tem ideia qual a distancia media entre os focos de Led´s
cpts
Penso que cerca de 1m, no máximo 1,2m seria o ideal em zonas de passagem, tipo Hall e corredor.
Nas zonas onde vai estar mais e exige mais luz, a meu ver 0,8m ou menos, na zona do sofá da sala etc.
Se tiver uma ideia de qual será a disposição das coisas na casa, será bem mais fácil distribuir os pontos de luz. Se fosse eu distribuia-os de forma a criar um ambiente agradável, com luz mais intensa nas zonas que realmente necessitam, criando diferentes áreas dentro da mesma divisão sempre que se justifique. Ou seja, a divisão tem no geral um nivel de iluminação razoavel mas mais concentrado em alguns pontos.
Se quiser, coloque um rascunho da planta com algumas medidas das divisões e com a sua ideia de disposição de mobiliário, e eu dou-lhe uma sugestão.
Cumprimentos
EE
Seria optimo se me podesse dar uma pequena ideia de como distribuir a iluminação.
Um dos anexos são de como eu tinha pensado em distribuir a iluminação mas na verdade está tudo muito simetrico.
Cpts
Um dos anexos são de como eu tinha pensado em distribuir a iluminação mas na verdade está tudo muito simetrico.
Cpts
Última edição por rmvsilva em 10 jan 2010, 23:59, editado 1 vez no total.
Boa tarde
Se lhe for possível colocar o ficheiro em AutoCad, se o tiver, agradecia. Assim trabalhava directamente nele. Era mais simples. Mas elimine qualquer informação pessoal, localização, etc que possa existir no desenho!!!
Algumas dúvidas:
Nos Quartos não pretende usar em vez de focos, candeeiros suspensos com lâmpadas económicas?
Em geral pretende uma boa luminosidade nas divisões todas, ou existem algumas onde não faça questão de ter muita luz, tipo WC's,corredores?
Se lhe for possível colocar o ficheiro em AutoCad, se o tiver, agradecia. Assim trabalhava directamente nele. Era mais simples. Mas elimine qualquer informação pessoal, localização, etc que possa existir no desenho!!!
Algumas dúvidas:
Nos Quartos não pretende usar em vez de focos, candeeiros suspensos com lâmpadas económicas?
Em geral pretende uma boa luminosidade nas divisões todas, ou existem algumas onde não faça questão de ter muita luz, tipo WC's,corredores?
EE
Boa Noite,
O único candeeiro suspenso será na sala de jantar. Nos quartos ou será em focos ou então com sancas para luz indirecta ou ambos.
Quartos, corredor desde o wc mais pequeno até aos quartos e Wc´s não precisam ter muita iluminação á excepção, junto aos roupeiros.
Cumpts
O único candeeiro suspenso será na sala de jantar. Nos quartos ou será em focos ou então com sancas para luz indirecta ou ambos.
Quartos, corredor desde o wc mais pequeno até aos quartos e Wc´s não precisam ter muita iluminação á excepção, junto aos roupeiros.
Cumpts
Última edição por rmvsilva em 15 jan 2010, 13:58, editado 1 vez no total.
Boa tarde
É só para avisar que estou a contar de ainda hoje, pró fim do dia colocar aqui a minha sugestão para iluminação...
Apenas me falta Zippar os ficheiros dwg, mas agora não tenho programa.
Cumprimentos
É só para avisar que estou a contar de ainda hoje, pró fim do dia colocar aqui a minha sugestão para iluminação...
Apenas me falta Zippar os ficheiros dwg, mas agora não tenho programa.
Cumprimentos
EE
Boa noite
Em anexo seguem uns ficheiros que fiz pra dar uma ideia geral de consumos e disposição das luzes.
Qualquer duvida relativa ao que fiz ou outra coisa, esteja á vontade, se eu puder ajudo.
Cumprimentos
Em anexo seguem uns ficheiros que fiz pra dar uma ideia geral de consumos e disposição das luzes.
Qualquer duvida relativa ao que fiz ou outra coisa, esteja á vontade, se eu puder ajudo.
Cumprimentos
- Anexos
-
- LED_A4_2009_5.pdf
- (4.15 MiB) Transferido 163 vezes
-
- Caract_3WGU10_LED.pdf
- (966.48 KiB) Transferido 169 vezes
Última edição por gattor em 21 jan 2010, 12:03, editado 2 vezes no total.
EE

Muito obrigado, ainda não tive muito tempo para analisar todo o trabalho e talvez tenha algumas duvidas mas depois aviso.
Mais uma vez obrigado
Bom dia
Aqui ficam de novo os desenhos relativos á iluminação.
Qualquer dúvida basta perguntar, se eu puder ajudo.
Caso não tenha Auto Cad no seu PC, use o ZW CAD, que é grátis, simples e faz o mesmo. Basta ir á Net e fazer o Download da versão BASE.
Cumprimentos
Aqui ficam de novo os desenhos relativos á iluminação.
Qualquer dúvida basta perguntar, se eu puder ajudo.
Caso não tenha Auto Cad no seu PC, use o ZW CAD, que é grátis, simples e faz o mesmo. Basta ir á Net e fazer o Download da versão BASE.
Cumprimentos
Última edição por gattor em 26 mai 2010, 09:41, editado 3 vezes no total.
EE