Como Obter Certificação ITED/ITUR
Como Obter Certificação ITED/ITUR
Boas, gostaria de saber como posso obter a inscrição de tecnico instalador ou projectista ITED/ITUR. Estou inscrito na DGE e estava inscrito no antigo ICP sistemas Rita. É possivel obter a equivalencia de tecnico do ICP para ITED?
Agradeço informação se possivel para o email - rotivb6@gmail.com
Vitor Batista
Vitor Batista
Re: Como Obter Certificação ITED/ITUR
Olá, actualmente só engenheiros é que se podem inscrever como projectistas. Para se inscrever como instalador terá que frequentar um certo numero de horas de formação ited/itur. Em anexo segue informação da Anacom sobre o assunto. 

- Anexos
-
- Anexo_PDCA_ited_itur2009dez.pdf
- (447.7 KiB) Transferido 207 vezes
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
rotivb6 Escreveu:Boas, gostaria de saber como posso obter a inscrição de tecnico instalador ou projectista ITED/ITUR. Estou inscrito na DGE e estava inscrito no antigo ICP sistemas Rita. É possivel obter a equivalencia de tecnico do ICP para ITED?
Vitor Batista
Boas, uma vez que está inscrito no ICP como técnico RITA, é ir á ANACOM e eles dão a equivalência para ITED, como fizeram milhares deles, depois tem de fazer a formação de actualização ITED 2 de 75 horas que é para técnicos ITED que nunca tiveram formação em ITED, se não tivesse inscrito no ICP teria de ser a formação habilitante de 100 horas!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
O problema é que o colega disse "estava inscrito no icp..." logo não sei se lhe dão a equivalência, provavelmente deixou expirar a inscrição.
- Varejo
- Team Apoio
carteiro Escreveu:O problema é que o colega disse "estava inscrito no icp..." logo não sei se lhe dão a equivalência, provavelmente deixou expirar a inscrição.
Os técnicos RITA tinham cartão do ICP!
ICP = ANACOM
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
- Registado: 27 dez 2007, 10:49
Boa tarde a todosVarejo Escreveu:carteiro Escreveu:O problema é que o colega disse "estava inscrito no icp..." logo não sei se lhe dão a equivalência, provavelmente deixou expirar a inscrição.
Os técnicos RITA tinham cartão do ICP!
ICP = ANACOM
Estava a ver este tópico e pensei que talvez aqui alguém me possa ajudar. Sou electrotectécnico e preciso de obter mais conhecimentos para projectar ITED. Como posso faze-lo?
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Viva.andremarcelo Escreveu:
Boa tarde a todos
Estava a ver este tópico e pensei que talvez aqui alguém me possa ajudar. Sou electrotectécnico e preciso de obter mais conhecimentos para projectar ITED. Como posso faze-lo?
Obrigado
Podes começar por ler a legislação em vigor, depois estudas os manuais, e de seguida procuras frequentar uma formação ITED em alguma entidade.
Depois, podes sempre ler aqui o fórum, que te ajudará, por certo, a começar e a tirar muitas dúvidas.
Bom trabalho.
Learning is the goal!!
-
- Curioso
Obrigado Gemini.
Os manuais e a legislação já li... mas as duvidas são mais que muitas.
Sabes de alguma formação "decente" na região de Lisboa?
Grato
Os manuais e a legislação já li... mas as duvidas são mais que muitas.
Sabes de alguma formação "decente" na região de Lisboa?
Grato
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Infelizmente não te posso ajudar. Eu sou de mais cá pra cima um bom bocado
Mas podes sempre procurar no IEP, IXUS, IEFP ou outras entidades que dêm cursos formação

Mas podes sempre procurar no IEP, IXUS, IEFP ou outras entidades que dêm cursos formação
Learning is the goal!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, estive hoje a falar com a ANACOM ainda nem sequer designou entidades formadoras para o novo ITED, e disseram que nem datas tinham... como tal os cursos homologados viram depois!!
Podem sempre tentar na ACIST
Acho que ja estão a começar com cursos sobre o novo ITED/ITUR
Acho que ja estão a começar com cursos sobre o novo ITED/ITUR
Carlos
- Borgas
- Curioso
- Registado: 17 jan 2008, 12:21
- Been thanked: 1 time
Como disse o Varejo, a anacom ainda nem sequer designou as entidades formadoras, os critérios e procedimentos só saíram em Dezembro.
Por isso qualquer formação itur/ited2 neste momento não é reconhecida pela anacom.
http://www.anacom.pt/render.jsp?categor ... alMenuArea
Como tudo neste país mete-se sempre a carroça à frente dos bois, 1º entra a legislação em vigor, só depois é que se designam as entidades formadas para poderem dar as formações que são obrigatórias fazer no prazo de 1 ano. Lá vai andar toda a gente a fazer formações à pressa e provavelmente muito bem pagas!
Por isso qualquer formação itur/ited2 neste momento não é reconhecida pela anacom.
http://www.anacom.pt/render.jsp?categor ... alMenuArea
Como tudo neste país mete-se sempre a carroça à frente dos bois, 1º entra a legislação em vigor, só depois é que se designam as entidades formadas para poderem dar as formações que são obrigatórias fazer no prazo de 1 ano. Lá vai andar toda a gente a fazer formações à pressa e provavelmente muito bem pagas!
-
- Curioso
Obrigado pelas v/ respostas.
Vou ficar à espera de saber mais qq coisa. Ainda bem que não preciso disto para comer
Vou ficar à espera de saber mais qq coisa. Ainda bem que não preciso disto para comer