Incêndio em conduta de ventilação

Responder
diamjc
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 15:53

Incêndio em conduta de ventilação

Mensagem por diamjc »

Caros colegas,
esta semana deparei-me com um incêndio no sistema de aquecimento de ar de uma instalação.
Este sistema é constituído por resistência eléctricas (para o aquecimento) e um motor de que efectua a circulação do ar quente na conduta. este mesmo equipamento incendiou-se provocando a sua total destruição.
A alimentação deste sistema é efectuada por um quadro próprio, no qual foi colocado um cabo para alimentar uma carga temporária (ligação efectuada no disjuntor de corte geral), no entanto esta carga colocada não me parece que tenha provocado o incêndio, já que o quadro não apresenta qualquer dano.
Além desta situação do cabo, o responsável da manutenção do sistema de ar, substitui um disjuntor de 20 A tetrapolar por um de 25 A tripolar, este senhor afirma que a causa foi a ligação da carga temporária.
No entanto, e na minha opinião esta substituição poderá ter provocado um sobreaquecimento das motor e resistências provocando o incêndio.

Gostaria de obter as vossa opinião sobre o assunto.

Boas Festas,
Última edição por diamjc em 29 dez 2009, 12:11, editado 1 vez no total.
Diamjc
Liberty
Curioso
Curioso
Registado: 15 fev 2009, 18:34

Re: Inêndio em conduta de ventilação

Mensagem por Liberty »

Boas.
Estamos a falar de que potências e secção de cabos?

Boas festas
diamjc
Curioso
Curioso

Mensagem por diamjc »

a secção dos cabos é de 4 mm2.
relativamente a potência ainda não tenho essa informação (devido ao estado em que ficou a instalação) estando a espera do projecto.
o interruptor/disjuntor de corte geral é de 63A.
Diamjc
Luis_Said
Curioso
Curioso
Registado: 08 dez 2009, 21:01

Mensagem por Luis_Said »

Bom dia.
Estive a ler com cuidado o seu primeiro texto, e tentei interpretar.
A carga temporária a que se refere, é a electricidade que alimenta as resistências que geram o calor certo?
Na minha opinião acho que a substituição do disjuntor tetrapolar, nao vai resolver o problema do incêndio.
A meu ver, o que causou o incêndio talvez tenha sido uma das resistência que tivesse algum defeito..
Não creio que a secção do condutor fosse o problema, mas se levasse 6mm2 não se perdia nada.
Mas também já se sabe que onde há aquecimento há sempre um risco de incêndio acrescido.

Isto é apenas a minha opinião, mas fico a espera de ver mais respostas.
Cumprimentos
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

apesar dos disparates feitos com as alterações das protecções, nada disso provocou o incêndio.

Será que a bateria de resistências de aquecimento não estaria cheia de cotão ou gordura por falta de manutenção.

É que estes equipamentos necessitam de manutenção e a avaliar pelas aldrabices feitas nas protecções...

Cump.

ohmico
fsantospt2
Curioso
Curioso
Registado: 09 fev 2009, 21:04
Has thanked: 1 time

Mensagem por fsantospt2 »

Também concordo com o Ohmico, esses sistemas são bastante propensos a acumular sujidades
diamjc
Curioso
Curioso

Mensagem por diamjc »

A carga temporária que referia era uma ligação de obras, para alimentação de maquinas.
Esta ligação foi efectuada no disjuntor geral. Por este motivo o responsável pela Manutenção afirma que foi esta a causa, mas a meu ver esta situação não teve nada a ver.
Acho que a alteração do disjuntor (embora tenha sido causadora) poderá ter influenciado o incêndio, pois permitiu mais correntes nas resistência por algum motivo.

Obrigado
Diamjc
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”