Outcity Escreveu:Hoje em dia, os grupos a maior parte dos grupos já vem com um controlador instalado, em que permitem programar para arrancarem em caso de detecção de falha de rede, ou então por um sinal externo de ordem de arranque.
essa ordem de arranque pode ser efectuada por um contacto seco NO que em mudança de estado, o grupo arranca. Esse sinal, pode ser retirado do quadro inversor, por um contacto auxiliar do contactor de rede, que em caso de aberturta do mesmo, feche esse contacto auxiliar, ou então com a instalação de um relé temporizador de detecção de fases, que na falha de uma fase, feche um contacto com um tempo de atrazo, para ordem de arranque do grupo.
No caso de ser o grupo a comandar a rede, o grupo terá de ter as 3 fases da rede para efectuar a detecção da mesma, e a própria consola de programação do grupo encarrega-se de efectuar o arranque automático e ordenar a transferencia do quadro de comutação.
Ao dispor para qualquer esclarecimento adicioonal.
Espero ter ajudado.
Obrigado pela ajuda. Mas mesmo assim ainda estou com algumas dúvidas. Será que é possível fazer um esquema com as ligações (espero não estar a pedir demais)!!
Mas o que quer dizer é que a ordem de arranque pode sair do quadro onde estiver instalado o inversor de rede e liga ao quadro do grupo gerador? Este cabo deve ser de que tipo/secção? É um cabo de dois condutores?
Já agora sabe me dizer se os grupos geradores da Turbomar Energia (FG Wilson) cumprem os requisitos que disse, ou seja, se o quadro que vem instalado com estes já tem controlador incorporado?
Obrigado pela colaboração, cumprimentos,
Osvaldo Sousa