Frequência

admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Frequência

Mensagem por admin »

O que sucedia aos nossos equipamentos eléctricos se a frequecia de 50 Hz passa-se para 25 Hz :?:

De uma forma geral .
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Frequência

Mensagem por Varejo »

admin Escreveu:O que sucedia aos nossos equipamentos eléctricos se a frequecia de 50 Hz passa-se para 25 Hz :?:

De uma forma geral .
Boas, o que te levou a fazer essa pergunta??
de qualquer forma penso que em aparelhos com pouca electronica pouco faria diferença ex. torradeiras batedeiras, agora em televisões computadores etc. ai ja devia haver problemas!!! penso eu de que!!! :?
Última edição por Varejo em 02 jul 2007, 22:00, editado 1 vez no total.
duartini
Curioso
Curioso
Registado: 07 jun 2007, 03:35

...

Mensagem por duartini »

Se forem aparelhos de corrente contínua ñ ha problema. Se forem d corrente alterna aí claro q ñ funçmina. Pois a corrente demora o dobro do tempo a completar um ciclo (alternancia positiva e negativa). Logo epah ñ funciona.
davijao
Curioso
Curioso
Registado: 24 abr 2007, 21:32

Mensagem por davijao »

Boas...

Caros colegas,respondo com a seguinte questão:O QUE ACONTECE A UM MOTOR LIGADO A UM VARIADOR DE FREQUÊNCIA...Bem a 25Hz o motor irá rodar a metada da velocidade,nas lâmpadas incandescentes vamos ter a oportunidade de as ver-mos piscar,o compressor do frigorifico,as ventoinhas passam a trabalhar a 50 % e o toque das campainhas será diferente,enfim uma serie de alterações.
Já agora informo que no meu local de trabalho existe maquinas(lixadoras,berbequins,etc)que são alimentados por um gerador de alta frequência( 200 Hz ) pois necessitam de uma rotação muito elevada,a tensão de trabalho é a mesma.

Abraços
fernandoafonso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 mai 2007, 12:11

Trifásica

Mensagem por fernandoafonso »

Penso que com 25 Hz ficavas com 110 V uma vez que duas fases dum sistema trifásico faz 400 V pelo desfasamento duma das fases que aumenta a frequência.

Não tenho a certeza, estou a responder sem investigar, mas se for uma pergunta realmente pertinente posso buscar alguma informação.

Um abraço,

Fernando Afonso
claudia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jun 2007, 19:21

Re: Trifásica

Mensagem por claudia »

fernandoafonso Escreveu:Penso que com 25 Hz ficavas com 110 V uma vez que duas fases dum sistema trifásico faz 400 V pelo desfasamento duma das fases que aumenta a frequência.
Na rede de energia eléctrica na europa todas as 3 fases têm a mesma frequência: 50 Hz. as desfasagens no sistema 3fásico em qq parte do mundo são de 120º.

ou seja, para as 3 tensões

v1 = A*cos(wt)
v2 = A*cos(wt+120º)
v3 = A*cos(wt+240º)

ou seja, podes sempre por a frequência que quiseres a substituir w que a desfasagem, e por conseguinte a tensão, entre as 3 fases mantém-se constante.

cumps

Cláudia
soundair_250
Curioso
Curioso
Registado: 02 abr 2007, 23:13

Mensagem por soundair_250 »

a claudia tem toda a razao... ela sabe do que esta a falar...
soundair_250
Curioso
Curioso

davijao Escreveu:Boas...

Caros colegas,respondo com a seguinte questão:O QUE ACONTECE A UM MOTOR LIGADO A UM VARIADOR DE FREQUÊNCIA...Bem a 25Hz o motor irá rodar a metada da velocidade,nas lâmpadas incandescentes vamos ter a oportunidade de as ver-mos piscar,o compressor do frigorifico,as ventoinhas passam a trabalhar a 50 % e o toque das campainhas será diferente,enfim uma serie de alterações.
Já agora informo que no meu local de trabalho existe maquinas(lixadoras,berbequins,etc)que são alimentados por um gerador de alta frequência( 200 Hz ) pois necessitam de uma rotação muito elevada,a tensão de trabalho é a mesma.

Abraços
é isso mesmo, esse mesmo motor, se tiver um funcionsamento de 800rmp, passara a funcionar com 400rpm... qual eh a duvida?
soundair_250
Curioso
Curioso

Re: ...

duartini Escreveu:Se forem aparelhos de corrente contínua ñ ha problema. Se forem d corrente alterna aí claro q ñ funçmina. Pois a corrente demora o dobro do tempo a completar um ciclo (alternancia positiva e negativa). Logo epah ñ funciona.
td a razao... :D
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 23 abr 2007, 18:52

Mensagem por sousa »

soundair_250 Escreveu:
duartini Escreveu:Se forem aparelhos de corrente contínua ñ ha problema. Se forem d corrente alterna aí claro q ñ funçmina. Pois a corrente demora o dobro do tempo a completar um ciclo (alternancia positiva e negativa). Logo epah ñ funciona.
acho que ao falarmos de corrente continua não devemos falar de frequência. Em corrente alternada sim falamos em periodo e em frequência.
periodo é o tempo que a corrente leva de 0 a um maximo positivo voltando a 0 passando pelo maximo negativo e 0 novamente.
frequência é o nº de vêzes que isso acontece por segundo.

A freqência da corrente nas redes de energia è , em Portugal como no resto da Europa de 50Hz. No Estados Unidos è de 60 Hz.
Em sistemas de trcção electrica é 25Hz. Esta e outras frequências relativamente baixas são produzidas por geradores sincronos.

Em telecomunicações as frequências são muitissimo mais elevadas.

este tema continua em desenvolvimento se acharem por bem. Se estiver errado nas minhas teorias corrijam-me por favor.
soundair_250
Curioso
Curioso

sousa Escreveu:
soundair_250 Escreveu:
acho que ao falarmos de corrente continua não devemos falar de frequência. Em corrente alternada sim falamos em periodo e em frequência.
periodo é o tempo que a corrente leva de 0 a um maximo positivo voltando a 0 passando pelo maximo negativo e 0 novamente.
frequência é o nº de vêzes que isso acontece por segundo.

A freqência da corrente nas redes de energia è , em Portugal como no resto da Europa de 50Hz. No Estados Unidos è de 60 Hz.
Em sistemas de trcção electrica é 25Hz. Esta e outras frequências relativamente baixas são produzidas por geradores sincronos.

Em telecomunicações as frequências são muitissimo mais elevadas.

este tema continua em desenvolvimento se acharem por bem. Se estiver errado nas minhas teorias corrijam-me por favor.
td a razao sousa... mas acho que os nossos companheiros, ja sabem isso.. mas foi bom teres postado isso! :D
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Ola Sousa,
não me parece que esteja errado no essencial, no entanto cabem aqui alguns comentarios:

Citação:
"acho que ao falarmos de corrente continua não devemos falar de frequência."

Se a corrente continua for obtida a partir de pilhas ou acumuladores(baterias) não tem sentido falarmos em frequencia. No entanto se a mesma for obtida a partir da corrente alternada como acontece na grande maioria dos aparelhos electronicos em nossa casa devemos preocupar-nos (na verdade os projectistas de equipamentos é que devem preocupar-se) com o facto de a frequencia variar (neste caso para metade: 25 Hz) pois isso terá efeito no projecto das fontes de alimentação desses aparelhos nomeadamente numa caracteristica que é chamada "ripple" (ondulação).

Citação:
"Em telecomunicações as frequências são muitissimo mais elevadas."

Apenas uma correção:
Em telecomunicações as frequencias podem ser muitissimo mais elevadas (caso das portadoras que podem estar na casa dos GHz), mas tambem podem ser da mesma ordem de valores (caso das moduladoras que pode estar na casa do audio 20 Hz a 20 KHz).

Um abraço
fernandoafonso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 mai 2007, 12:11

Mensagem por fernandoafonso »

claudia Escreveu: Na rede de energia eléctrica na europa todas as 3 fases têm a mesma frequência: 50 Hz. as desfasagens no sistema 3fásico em qq parte do mundo são de 120º.
Cláudia,

Estava a dar uma ideia hipotética em que as fases funcionavam a 25 Hz para poder descrever o caso apresentado no tópico.

Fernando Afonso
claudia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jun 2007, 19:21

Mensagem por claudia »

fernandoafonso Escreveu:Penso que com 25 Hz ficavas com 110 V uma vez que duas fases dum sistema trifásico faz 400 V pelo desfasamento duma das fases que aumenta a frequência.
O que pretendia dizer é que o módulo da tensão entre fases que obtens num sistema 3fásico é independente da frequência que usas. A tensão entre fases depende do módulo da tensão de cada fase e do ângulo entre elas. Como estamos a considerar um sistema com 3 fases, o ângulo é constante e igual a 120º.

a tensão Vab é uma função apenas da amplitude de a e b.

Portanto o valor da tensão entre fases com 25 Hz é igual ao valor da mesma tensão a 40 GHz, desde que o módulo da tensão de cada fase se mantenha constante.

cumps

Cláudia
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Mensagem por burnin »

Eu penso que o mais importante era saber se as cargas mais comuns teriam problemas em funcionar.
Eu fiz algumas simulações em PSCAD muito por alto e pareceu me não haver problemas no funcionamento de cargas do tipo rectificadores de onda completa com filtro capacitivo quer em sistemas monofásicos quer em sistemas trifásicos.
Sem uma análise rigorosa, pareceu me que as formas de onda de corrente consumidas a 25Hz eram "piores" do que a 50Hz o que me leva a concluir que iria aumentar o THD% da corrente, e consequentemente os problemas de qualidade de energia associados.

De qualquer forma é de realçar que se os rectificadores cumprirem o seu dever de converter CA em CC correctamente independentemente da entrada, então a maioria dos nossos equipamentos continuariam a funcionar normalmente.

(Atenção, tirei estas conclusões de simulações rápidas em computador, correndo o risco de não estar a ser muito rigoroso)

25Hz:
Imagem

50Hz
Imagem
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”