arranque de motores

Responder
nunochavesmateus
Curioso
Curioso
Registado: 25 ago 2007, 18:50

arranque de motores

Mensagem por nunochavesmateus »

Pessoal era o seguinte: gostava se podessem que me explicassem ou me recomendassem sitios sobre como se faz o arranque de motores de grande potência. Como funcionam as baterias de condeçadores para arranque do motor e sabem o esquema? que outras formas existem de arranque de motores de grande potência? Obrigado pelo tempo dispendido, nuno
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: arranque de motores

Mensagem por Mário »

Boas

Parece-me que andas à procura de tudo o que é electricidade, mas vamos lá.

Tens que dizer o que é grande potência, dado que para uns 30Kw é grande para outros é pequena ou 200 Kw ou 550Kw é grande.

Arranque de motores trifásicos de uma velocidade.

Directo
Estrela-triângulo
Resistências rotóricas
Auto-transformador
Arrancador suave.

Variadores de velocidade também fazem o arranque, mas a sua função é variar a velocidade.

Vou por duas fotos de um indicador de potencia que tenho instalado num motor, onde se pode verificar em carga e sem carga.

Cump.
Mário
Anexos
IMAG0034.jpg
IMAG0034.jpg (39.87 KiB) Visto 403 vezes
IMAG0033.jpg
IMAG0033.jpg (32.35 KiB) Visto 403 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Re: arranque de motores

Mensagem por vecm1956 »

Olá,

Onde trabalho os motores de grande potência são alimentados a 6 KV e têm arranque directo, os de média potência são alimentados a 660 V e também têm arranque directo.
Portanto o sistema de arranque de motores também depende do nível de tensão utilizado.

Cumprimentos

VM
Responder

Voltar para “Dúvidas”