Declaração de Honra - não conformidades resolvidas CERTIEL
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Declaração de Honra - não conformidades resolvidas CERTIEL
Bem sei que não se devem duplicar tópicos, mas na falta de resposta por, talvez, falta de visibilidade do tópico original na secção da CERIEL, decidi abrir este aqui.
Se a moderação entender que deve ser fechado, tudo bem.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=49&t=6185
Surgiu-me uma situação em que, por força do contratado com os moradores, o prédio necessita estar plenamente funcional dia 1 de Janeiro.
Ontem realizou-se a vistoria da CERTIEL onde foram notadas as seguintes não conformidades:
- falta de fusíveis
- falta de fechaduras nas caixas de coluna e barramentos
O inspector forneceu um documento onde já tinha um texto pré-definido pela CERTIEL, em que o instalador só tinha de assinar.
Esta carta é uma declaração de honra do instalador perante a CERTIEL em como as não conformidades se encontram resolvidas.
Pretende-se com isto evitar uma re-inspecção nestas situações, que são de facílima resolução, e arrastar o processo.
A ideia é boa, mas não há certezas de ser bastante para haver a aprovação. A cERTIEL informou que, se essa carta chegar hoje por Fax, 6ªfeira a instalação já se encontra aprovada.
Já alguém passou por isto?
é que devido aos prazos contratados, caso haja necessidade de re-isnpecção, nesta altura ela só deve ocorrer lá pra Janeiro, o que é péssimo!!
E neste momento as não-conformidades já se encontram resolvidas.
Algum comentário sobre isto?
Agradecido desde já.
Se a moderação entender que deve ser fechado, tudo bem.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=49&t=6185
Surgiu-me uma situação em que, por força do contratado com os moradores, o prédio necessita estar plenamente funcional dia 1 de Janeiro.
Ontem realizou-se a vistoria da CERTIEL onde foram notadas as seguintes não conformidades:
- falta de fusíveis
- falta de fechaduras nas caixas de coluna e barramentos
O inspector forneceu um documento onde já tinha um texto pré-definido pela CERTIEL, em que o instalador só tinha de assinar.
Esta carta é uma declaração de honra do instalador perante a CERTIEL em como as não conformidades se encontram resolvidas.
Pretende-se com isto evitar uma re-inspecção nestas situações, que são de facílima resolução, e arrastar o processo.
A ideia é boa, mas não há certezas de ser bastante para haver a aprovação. A cERTIEL informou que, se essa carta chegar hoje por Fax, 6ªfeira a instalação já se encontra aprovada.
Já alguém passou por isto?
é que devido aos prazos contratados, caso haja necessidade de re-isnpecção, nesta altura ela só deve ocorrer lá pra Janeiro, o que é péssimo!!
E neste momento as não-conformidades já se encontram resolvidas.
Algum comentário sobre isto?
Agradecido desde já.
Learning is the goal!!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Declaração de Honra - não conformidades resolvidas CERTIEL
Sim, é uma situação normal, principalmente em não conformidades de baixa gravidade.
Por vezes, documentado com fotos ainda reforça o compromisso de honra,
Por vezes, documentado com fotos ainda reforça o compromisso de honra,
-
- Velha Guarda
Ok, muito obrigado pela ajuda 
é a primeira vez que isto me acontece e era para saber se de facto estaria sujeito a uma re-inspecção ou não.
é que se houver re-inspecção, lá se vão os contratos acordados e assim o Natal de muita gente vai ser sem tecto

é a primeira vez que isto me acontece e era para saber se de facto estaria sujeito a uma re-inspecção ou não.
é que se houver re-inspecção, lá se vão os contratos acordados e assim o Natal de muita gente vai ser sem tecto

Learning is the goal!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Boas gemini, isso já me aconteceu por duas vezes, uma consegui que fica-se tudo resolvido outro tive mesmo que pedir re-inspecção, a 1ª fui directamente a certiel e levei tudo documentado com fotos (tal como disse e muito bem o nelmindo) e acabaram por aprovar a obra, a 2ª vez fiz exactamente o mesmo mas enviei a documentação por email mas não aprovaram justificaram - se com a gravidade das não conformidades. Provavelmente se fosse de novo lá pessoalmente e explicado frente a frente como da 1ª vez a obra teria sido aprovada.
Abraço João Silva
Abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
Só pra dizer que tudo ficou resolvido somente com a apresentação da referida declaração de honra 
e acabou por ser um Natal melhor para aquelas pessoas

e acabou por ser um Natal melhor para aquelas pessoas

Learning is the goal!!
Re: Declaração de Honra - não conformidades resolvidas CERTI
Boas Tardes...
Era mesmo só para expor mais uma situação. A meu ver injusta, mas gostava que a comentassem.
Tive a inspecção da minha casa, na qual sou eu o técnico. Do relatório saiu como era de esperar uma não conformidade, regra técnica 511.1.2. Passo a explicar: O exterior da habitação é todo em betão com malha sol e com pavimento, então eu aproveitei e passei junta ás paredes os tubos para iluminação exterior, com condutor V lá dentro. O técnico da inspecção diz que não garante o IP, "Que pode acontecer esmagamento".
Portanto estou na mesma situação, tenho que enviar a tal declaração de honra.
Já agora pergunto, será melhor anexar também fotos comprovativas????
Era mesmo só para expor mais uma situação. A meu ver injusta, mas gostava que a comentassem.
Tive a inspecção da minha casa, na qual sou eu o técnico. Do relatório saiu como era de esperar uma não conformidade, regra técnica 511.1.2. Passo a explicar: O exterior da habitação é todo em betão com malha sol e com pavimento, então eu aproveitei e passei junta ás paredes os tubos para iluminação exterior, com condutor V lá dentro. O técnico da inspecção diz que não garante o IP, "Que pode acontecer esmagamento".
Portanto estou na mesma situação, tenho que enviar a tal declaração de honra.
Já agora pergunto, será melhor anexar também fotos comprovativas????
- nuno pereira
- Curioso
- Registado: 13 jul 2010, 10:31
- Contacto:
Re: Declaração de Honra - não conformidades resolvidas CERTI
Boas
Já me aconteceu isso 3 ou 4 vezes, quando são pequenas não conformidades, e que não colocam em perigo a segurança das instalaçoes.
Assinei a declaração e anexei fotos , passados alguns dias recebi os certificados.
Não se esqueçam que uma " DECLARAÇÂO DE HONRA" é isso mesmo "DECLARAÇÂO DE HONRA"..... não facilitem.
Saudações.
Já me aconteceu isso 3 ou 4 vezes, quando são pequenas não conformidades, e que não colocam em perigo a segurança das instalaçoes.
Assinei a declaração e anexei fotos , passados alguns dias recebi os certificados.
Não se esqueçam que uma " DECLARAÇÂO DE HONRA" é isso mesmo "DECLARAÇÂO DE HONRA"..... não facilitem.
Saudações.
Nuno Pereira ( TR 40203)