Cabo TVHV: algumas dúvidas em extensão caseira.
-
- Curioso
- Registado: 12 dez 2009, 23:14
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
Cabo TVHV: algumas dúvidas em extensão caseira.
Bom dia
Recentemente tive cá em casa um técnico da PT que verificou que o cabo que ligava a entrada do meu prédio ao meu apartamento é de muito fraca qualidade (~25 anos) e inapropriado para o serviço ADSL. Disse-me para mais tarde contactar o número 16200 e pedir para substituirem esse troço de cabo.
Acontece que tenho o telefone na sala mas o meu modem ADSL está no quarto, ligado com uma extensão de cabo telefónico do tempo da Maria Cachucha (quando não havia ADSL). Ora esse cabo vai ter de ser substituído por mim. O cabo que o técnico me aconselhou comprar foi o TVHV de um par. Porém tenho algumas dúvidas básicas:
-Qual é a forma habitual de fixar esse cabo à parede? Cola? Braçadeiras?
-No caso de haver várias, qual a secção do cabo que devo comprar?
-Esses cabos tem várias cores exteriores? É que dava jeito branco para não se notar pelas paredes.
Obrigado.
Recentemente tive cá em casa um técnico da PT que verificou que o cabo que ligava a entrada do meu prédio ao meu apartamento é de muito fraca qualidade (~25 anos) e inapropriado para o serviço ADSL. Disse-me para mais tarde contactar o número 16200 e pedir para substituirem esse troço de cabo.
Acontece que tenho o telefone na sala mas o meu modem ADSL está no quarto, ligado com uma extensão de cabo telefónico do tempo da Maria Cachucha (quando não havia ADSL). Ora esse cabo vai ter de ser substituído por mim. O cabo que o técnico me aconselhou comprar foi o TVHV de um par. Porém tenho algumas dúvidas básicas:
-Esses cabos tem várias cores exteriores? É que dava jeito branco para não se notar pelas paredes.
Obrigado.
Re: Cabo TVHV: algumas dúvidas em extensão caseira.
Boas
Podes colar ou pôr o cabo dentro de uma micro-calha
A secção é 0,5mm2, penso que não existe outra secção
Só conheço cinzento, po~es dentro de uma micro-calha branca junto ao roda pé.
Espero ter ajudado.
Cumps.
Podes colar ou pôr o cabo dentro de uma micro-calha
A secção é 0,5mm2, penso que não existe outra secção
Espero ter ajudado.
Cumps.
-
- Curioso
Muito obrigado pelas respostas. Não me tinha lembrado da micro-calha branca. Como é fixada na parede?Liberty Escreveu:
Existem calhas com cola, mas com o passar do tempo pode começar a descolar-se, por isso convêm por uns parafusosnews_js Escreveu:Muito obrigado pelas respostas. Não me tinha lembrado da micro-calha branca. Como é fixada na parede?Liberty Escreveu:
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Se houver possibilidade financeira, aconselho a usar antes cabo utp cat5(4 pares) Desta forma, se algum dia mudar o modem por um router, pode ter o equipamento na sala, e usar o cabo para ligar rede para o quarto, ou vice-versa.
A usar 100Mbts, pode usar o cabo utp para levar telefone e rede em simultâneo.(é o que uso ca em casa, para fazer ligação entre pc's, e permite ter uma extensão telefónica em cada ponto)
Abraço
Se houver possibilidade financeira, aconselho a usar antes cabo utp cat5(4 pares) Desta forma, se algum dia mudar o modem por um router, pode ter o equipamento na sala, e usar o cabo para ligar rede para o quarto, ou vice-versa.
A usar 100Mbts, pode usar o cabo utp para levar telefone e rede em simultâneo.(é o que uso ca em casa, para fazer ligação entre pc's, e permite ter uma extensão telefónica em cada ponto)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Curioso
Numa discussão noutro fórum alguém refere um técnico que aconselha a mudança de cabo por TVHV mas desaconselha o uso de cabo de rede. Estranho, pois ao ser o cabo utp de uma categoria superior, não seria melhor usá-lo?patinhofeio Escreveu:Boas.
Abraço
Agora estou com esta dúvida: pensando exclusivamente nos benefícios para a transmissão de sinal ADSL, qual é a melhor solução, cabo tvhv ou utp categoria 5e ou 6?
boas..convem usar mesmo o cabo tvhv visto o entrelaçado dos pares num cabo utp fazer diminuir o ruido e poder causar isolamentos na linha de telefone para alem de ser expressamente proibido pela pt....enfim, podes vir a ter quebras de imagem, etc. nao é muito aconselhado.
só uma coisa que eu nao percebi...queres mudar qual cabo afinal, o do router ou o que vem do ponto de distribuição do predio ate a tua casa?
só uma coisa que eu nao percebi...queres mudar qual cabo afinal, o do router ou o que vem do ponto de distribuição do predio ate a tua casa?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Been thanked: 12 times
blokpc Escreveu:boas..convem usar mesmo o cabo tvhv visto o entrelaçado dos pares num cabo utp fazer diminuir o ruido e poder causar isolamentos na linha de telefone para alem de ser expressamente proibido pela pt....enfim, podes vir a ter quebras de imagem, etc. nao é muito aconselhado.
Boas, já tinha ouvido muitas teorias mas essa foi a melhor, o tvhv é tão bom que já nem se utiliza praticamente desde 2005 ao abrigo do ITED!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
O que vem do ponto de distribuição do predio até ao meu apartamento (dois andares).blokpc Escreveu:o do router ou o que vem do ponto de distribuição do predio ate a tua casa?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Been thanked: 12 times
news_js Escreveu:O que vem do ponto de distribuição do predio até ao meu apartamento (dois andares).blokpc Escreveu:o do router ou o que vem do ponto de distribuição do predio ate a tua casa?
Boas, mete UTP cat.5E.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Boas!news_js Escreveu:Numa discussão noutro fórum alguém refere um técnico que aconselha a mudança de cabo por TVHV mas desaconselha o uso de cabo de rede. Estranho, pois ao ser o cabo utp de uma categoria superior, não seria melhor usá-lo?patinhofeio Escreveu:Boas.
Abraço
Agora estou com esta dúvida: pensando exclusivamente nos benefícios para a transmissão de sinal ADSL, qual é a melhor solução, cabo tvhv ou utp categoria 5e ou 6?
Eu tinha o mesmo problema, acabei por comprar cabo FTP Cat5 e passei do RGE até a tomada de casa... com esta alteração passei de 18.000 / 800 de sincronismo para 21.000 1300. Bom bom era haver alguem aqui que tenha acesso ao GEREX da PT, para saberes os valores da linha sem a tua instalação e com a tua instalação, ai dava para ver se realmente iria influenciar essa alteração.
Cumtpts
Erick