Boa tarde colegas,
Uma pergunta, certamente demasiado básica:
Numa moradia, é preciso calcular a atenuação dos repartidores da CEMU? Ou o sinal que calculamos à entrada é o sinal que existirá a jusante da CEMU, no inicio do cabo (que liga ao ATI)?
Cumps,
Electro 99
Moradia - Calculo de atenuação
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
-
- Curioso
- Registado: 08 abr 2009, 19:29
Re: Moradia - Calculo de atenuação
Boas,
Deve-se começar o cálculo pela tomada mais desfavoravel.
Ou seja, assume-se que a tomada mais afastada garante os 64dbuV. A partir deste valor calcula-se reduz-se as perdas na tomada, a seguir as do cabo e a seguir a do repartidor do ATI. Só fica em falta as do cabo de entrada desde o ATI até à CEMU. Reduzindo todos estas atenuações obtemos os valores do sinal que deve ser fornecido pela entidade distribuidora.
Espero que tenha sido claro...
SC
Ou seja, assume-se que a tomada mais afastada garante os 64dbuV. A partir deste valor calcula-se reduz-se as perdas na tomada, a seguir as do cabo e a seguir a do repartidor do ATI. Só fica em falta as do cabo de entrada desde o ATI até à CEMU. Reduzindo todos estas atenuações obtemos os valores do sinal que deve ser fornecido pela entidade distribuidora.
SC
-
- Velha Guarda
Olá Silvio, obrigado pela tua resposta.Silvio Carvalho Escreveu:Boas,
SC
No entanto, a minha duvida permanece: referiste todas as atenuações até ao cabo de entrada (entre a CEMU e o ATI) e não disseste se também se se calculavam as atenuações nos repartidores da CEMU. Ou seja, o valor do sinal que calculamos, para ser fornecido pela entidade distribuidora é à entrada da CEMU ou à saidada CEMU/inicio do cabo de entrada?
Cumps,
Electro 99
-
- Curioso
- Registado: 08 abr 2009, 19:29
Boas,
Tem de se calcular até à CEMU.
No entanto o importante é a entrada no ATI, porque do ATI à CEMU tempos apenas as perdas do cabo que em pouco vao influenciar o valor do sinal de entrada.
As perdas por exemplo num cabo RG11 por metro são mínimas.
SC
Tem de se calcular até à CEMU.
No entanto o importante é a entrada no ATI, porque do ATI à CEMU tempos apenas as perdas do cabo que em pouco vao influenciar o valor do sinal de entrada.
As perdas por exemplo num cabo RG11 por metro são mínimas.
SC
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
acho que a pergunta dele nao é essa...
podes desprezar o repartidor da cemu, porque o sinal que referes como sendo o necessario vai ser medido na outra saida do repartidor, e logo será o mesmo no inicio do cabo que vai para o ati. se dizes que precisas no minimo 85dB na cemu, o operador ira medir na outra saida do repartidor o sinal para verificar se cumpre o minimo.
Eu so refiro esse repartidor num pormenor da cemu. em mais sitio nenhum do projecto ele aparece.
podes desprezar o repartidor da cemu, porque o sinal que referes como sendo o necessario vai ser medido na outra saida do repartidor, e logo será o mesmo no inicio do cabo que vai para o ati. se dizes que precisas no minimo 85dB na cemu, o operador ira medir na outra saida do repartidor o sinal para verificar se cumpre o minimo.
Eu so refiro esse repartidor num pormenor da cemu. em mais sitio nenhum do projecto ele aparece.
Eng. de electrónica e telecomunicações
-
- Velha Guarda
Olá carlos_cfr7, bom dia.carlos_cfr7 Escreveu:acho que a pergunta dele nao é essa...
Era precisamente isso que eu pretendia saber

Boa explicação, obrigado.
Cumps,
Electro 99