Moradia - Calculo de atenuação

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Moradia - Calculo de atenuação

Mensagem por Electro 99 »

Boa tarde colegas,

Uma pergunta, certamente demasiado básica:

Numa moradia, é preciso calcular a atenuação dos repartidores da CEMU? Ou o sinal que calculamos à entrada é o sinal que existirá a jusante da CEMU, no inicio do cabo (que liga ao ATI)?

Cumps,

Electro 99
Silvio Carvalho
Curioso
Curioso
Registado: 08 abr 2009, 19:29

Re: Moradia - Calculo de atenuação

Mensagem por Silvio Carvalho »

Boas,

Deve-se começar o cálculo pela tomada mais desfavoravel.

Ou seja, assume-se que a tomada mais afastada garante os 64dbuV. A partir deste valor calcula-se reduz-se as perdas na tomada, a seguir as do cabo e a seguir a do repartidor do ATI. Só fica em falta as do cabo de entrada desde o ATI até à CEMU. Reduzindo todos estas atenuações obtemos os valores do sinal que deve ser fornecido pela entidade distribuidora.

Espero que tenha sido claro...

SC
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Silvio Carvalho Escreveu:Boas,

Deve-se começar o cálculo pela tomada mais desfavoravel.

Ou seja, assume-se que a tomada mais afastada garante os 64dbuV. A partir deste valor calcula-se reduz-se as perdas na tomada, a seguir as do cabo e a seguir a do repartidor do ATI. Só fica em falta as do cabo de entrada desde o ATI até à CEMU. Reduzindo todos estas atenuações obtemos os valores do sinal que deve ser fornecido pela entidade distribuidora.

Espero que tenha sido claro...

SC
Olá Silvio, obrigado pela tua resposta.

No entanto, a minha duvida permanece: referiste todas as atenuações até ao cabo de entrada (entre a CEMU e o ATI) e não disseste se também se se calculavam as atenuações nos repartidores da CEMU. Ou seja, o valor do sinal que calculamos, para ser fornecido pela entidade distribuidora é à entrada da CEMU ou à saidada CEMU/inicio do cabo de entrada?

Cumps,

Electro 99
Silvio Carvalho
Curioso
Curioso
Registado: 08 abr 2009, 19:29

Mensagem por Silvio Carvalho »

Boas,

Tem de se calcular até à CEMU.

No entanto o importante é a entrada no ATI, porque do ATI à CEMU tempos apenas as perdas do cabo que em pouco vao influenciar o valor do sinal de entrada.

As perdas por exemplo num cabo RG11 por metro são mínimas.

SC
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

acho que a pergunta dele nao é essa...

podes desprezar o repartidor da cemu, porque o sinal que referes como sendo o necessario vai ser medido na outra saida do repartidor, e logo será o mesmo no inicio do cabo que vai para o ati. se dizes que precisas no minimo 85dB na cemu, o operador ira medir na outra saida do repartidor o sinal para verificar se cumpre o minimo.

Eu so refiro esse repartidor num pormenor da cemu. em mais sitio nenhum do projecto ele aparece.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

carlos_cfr7 Escreveu:acho que a pergunta dele nao é essa...

podes desprezar o repartidor da cemu, porque o sinal que referes como sendo o necessario vai ser medido na outra saida do repartidor, e logo será o mesmo no inicio do cabo que vai para o ati. se dizes que precisas no minimo 85dB na cemu, o operador ira medir na outra saida do repartidor o sinal para verificar se cumpre o minimo.

Eu so refiro esse repartidor num pormenor da cemu. em mais sitio nenhum do projecto ele aparece.
Olá carlos_cfr7, bom dia.

Era precisamente isso que eu pretendia saber :)

Boa explicação, obrigado.

Cumps,

Electro 99
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”