[Ajuda] Sistema de ventilação para terrário

Responder
joao_miguel_c
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 nov 2009, 12:48

[Ajuda] Sistema de ventilação para terrário

Mensagem por joao_miguel_c »

Boas!

Sou novo por aqui, e encontrei este forum devido a uma pesquisa sem sucesso acerca do que fala o nome do topico, tambem ja tentei pesquisar no forum acerca do que preciso mas nao encontrei nada...

Tenho um terrário feito em madeira, e ando a pensar instalar-lhe de lado uma fan de pc para fazer circular um pouco o ar...

O problema é, não saber como a ligar aos 220V ou conseguir elaborar sozinho um esquema electrico para que ela funcione com pilhas... tencionava tambem (se for acessivel) instalar interruptor e uma resistencia variavel para controlar a velocidade de rotaçao da fan (nao me recordo se será necessário circuito integrado mas acho que sim)...

Tirei curso de nivel 3 de mecatrónica com equivalencia ao 12º ano que acabei em 07/08, portanto trago comigo algumas bases de electronica/electricidade e mecanica, embora nao seja autonomo e nem me sinta à vontade para tentar tal coisa...

Ficarei a espera de resposta :roll:

Desde já obrigado
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: [Ajuda] Sistema de ventilação para terrário

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Penso que a maior parte das ventoinhas de PC (coolers) trabalham a 12Vdc, regra geral, alimentadas pela própria fonte do computador.
Terás de verificar nas caracteristicas da ventoinha (a adquirir ou a reaproveitar) qual a tensão de alimentação desta.
Se for a 12Vdc, tens a hipótese de alimentares com pilhas de 1,5V , agrupadas em dois "packs" de 4 (existem uns suportes próprios, dos quais de momento, não me recordo do nome) ou através de uma pequena fonte de alimentação de 12Vdc, a qual liga a uma tomada normal de 230Vac.

Anexo um esquema para fazer o controlo da velocidade com um potenciómetro (é o mais simples). Para controlos mais elaborados, por exemplo, usando PWM (pulse width modulation) ver links abaixo.
Este tipo de controlo (PWM - a alimentação é feita através de impulsos de periodo controlado, entregando à carga, neste caso, o motor, uma potência média (ou tensão média) que depende da largura do impulso) é mais eficaz energeticamente, se bem que também é mais complicado de implementar, e provavelmente também terás de arranjar tensões de alimentação suplementares para os circuitos integrados.

Exemplo de esquema
esquema 2.JPG
esquema 2.JPG (9.79 KiB) Visto 835 vezes
Exemplo de caracteristicas técnicas da ventoinha
foto092kg.jpg
foto092kg.jpg (40.7 KiB) Visto 834 vezes
Links
link1
link2
link3

Cumprimentos.
jaff
Curioso
Curioso
Registado: 19 nov 2009, 12:10

Re: [Ajuda] Sistema de ventilação para terrário

Mensagem por jaff »

Imagem
com um transformador universal podes fazer isso (e podes variar a velocidade em função da tensão que escolheres) (esse transformador a cima permite ter na saida 1,5V 3V 4,5V 6V 7,5V 9V e 12V (seria o ideal para ti !!!) :wink:
Responder

Voltar para “Ideias”