Boas,
Gostaria de obter a vossa ajuda no seguinte problema:
Eu tenho uma central de dessalinização de água do mar que produz 3.000 m3 de água por dia, 125 m3 por hora.
O consumo somado de todas as máquinas (bombas etc) é de 400 kW.
Como faço para calcular o consumo energético kW/m3 ?
Basta dividir o consumo pelo total produzido por hora? ou por dia?
Visto que o consumo é sempre constante correcto? Estejam as máquinas ligadas 1 hora ou 2 consomem sempre 400 kW.
Se alguem me puder ajudar agradecia, mais uma vez pretendo saber como calcular o consumo kW por m3 produzido.
Obrigado.
Calcular consumo por m3
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Calcular consumo por m3
Boas
Se os 400Kw é o consumo hora basta dividir por m3/h, mas se os 400Kw são as somas dos motores vais ter erro.
Actualiza o perfil "profile"
Cump.
Mário
Se os 400Kw é o consumo hora basta dividir por m3/h, mas se os 400Kw são as somas dos motores vais ter erro.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Vais ter erro porquê?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Mas s consumos são constantes ou atinge picos de 400kW?khadafi Escreveu:400 kw sao a soma dos motores sim.
Esse valor de 400kW, foi buscar onde? às chapas dos equipamentos?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas "khadafi"
Se os 400 kw sao a soma dos motores ( o que está gravado na placa de cada motor) tens que contar que os motores em principio não estão a 100%, normalmente têm alguma folga, isto se não tiverem variador de velocidade.
Para teres um valor real, instala um medidor de potencia, e aí sim tens a certeza do consumo real das bombas, e se juntares um caudalimetro tens a certeza que o débito também é real (dado que com a variação da temperatura o débito altera).
Tudo o resto é sempre por calculo, e basta variares a pressão em algumas gramas para se dizer que o meu sistema é mais económico que o outro, até mesmo a marca de motor como a sua eficiência eff1,2 etc,.
Cump.
Mário
Se os 400 kw sao a soma dos motores ( o que está gravado na placa de cada motor) tens que contar que os motores em principio não estão a 100%, normalmente têm alguma folga, isto se não tiverem variador de velocidade.
Para teres um valor real, instala um medidor de potencia, e aí sim tens a certeza do consumo real das bombas, e se juntares um caudalimetro tens a certeza que o débito também é real (dado que com a variação da temperatura o débito altera).
Tudo o resto é sempre por calculo, e basta variares a pressão em algumas gramas para se dizer que o meu sistema é mais económico que o outro, até mesmo a marca de motor como a sua eficiência eff1,2 etc,.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."